FESA4 - Ferbasa

Em FESA?

Verdade!

Tb achei isso. Eles falam ainda que Estatal só de graça e depois colocam Sapr4 na watchlist e depois de uma valorização. E indicam várias empresas com controlador problemático (smiles, multiplus) e/ou com contrato específico (bbse, wiz). Por isso temos que tiras nossas conclusões sempre.
Mas pra mim ainda traz um bom suporte em termos de relatórios para ajudar na análise.

4 curtidas

Meu resumo pessoal:

O principal produto da Ferbasa, o Ferro Cromo Alto Carbono (FeCrAc), tem seus preços de referência determinados trimestralmente, valendo para o mercado externo e interno.
(A própria FERBASA publica comunicado à respeito).

Única produtora de FeCr nas Américas que possui minas de cromo, as quais são suficientes para mais de 80 anos de produção. Contudo, tem produção muito pequena em âmbito global (África do Sul).

Utiliza carvão vegetal (biorredutor) produzido em suas florestas de eucaliptos com mais de 25 mil ha plantados em mais de 64 mil ha de áreas próprias. (vende madeira quando julga necessário)

Continua investindo para a redução de custos e aumento da produção do minério de cromo. Ao final deste investimento em 2020, a expectativa é de aumento de 50% na produção e uma redução expressiva no custo. A produção excedente de minério será destinada à exportação.

Em 2018, investiu BRL490 milhões na aquisição de um parque eólico equivalente a 1/3 de suas necessidades de energia elétrica. Porém, a energia produzida já está contratada até 2034 (só após a Ferbasa poderá usá-la).

2019.03.31 [Trígono] - Racional

2018.09.12 [Janus Investimentos] - Análise

2018.08.21 [PLANNER] - Relatório, Compra (follow-up)

8 curtidas

Alguém tem alguma idéia de quanto seria recuperado em impostos?

1 curtida

Liguei la mas nao samem ainda. Acredito em valor bem expressivo.

2 curtidas

Vou tentar esclarecer um pouco como funciona, mas mesmo assim, é difícil chegar a um valor sem possuir os dados, pois são muitas variáveis. O PIS e Cofins, incidem sobre o faturamento, sendo que a alíquota atual é de 0,65% para o PIS e 3,00% para o Cofins. Nas vendas para o mercado interno, a alíquota atual do ICMS é de 12% (exceto o Nordeste). A Fesa incluía no cálculo do PIS e Cofins o valor do ICMS gerado nas vendas, agora ganhou na Justiça e pode recuperar esse imposto (bitributação). Então vou a grosso estimar para o ano de 2017, pois 2018 não sei se é cheio (obteve mandado de segurança e não estava mais incluindo o ICMS no cálculo):
2017:
Receita mercado interno…R$ 971.838
menos impostos…R$ 235.532
igual receita líquida…R$ 736.306
correção pelo IGPM (13,60%)…R$ 100.137
receita corrigida…R$ 836.443
ICMS de 12%…R$ 100.373
PIS e COFINS , alíquotas somadas de 3,65%…R$ 3.663
Chegamos a 3,663 milhões para o ano de 2017, mas é somente uma ideia, pois não tem como saber o valor exato do ICMS devido, fiz apenas uma simulação. Ainda, no decorrer do período (1997 até 2018) as alíquotas do PIS, COFINS E ICMS, podem ter sofrido variações, porém a Fesa tem todos esses dados e pode fazer o cálculo com precisão, mas sempre depende da concordância da Receita Federal para adjudicar o crédito.

14 curtidas

São 20 anos e com correção, então acredito que esse valor será significativo.

1 curtida

Interessante… então, uns 50 a 60mi de não recorrente… dá uns R$ 0,80 por ação…
Já dá pra ter uma ideia! Esse resultado agrada, ainda mais sendo inesperado!

4 curtidas

Aos que perguntam, tem muita coisa sobre o preço do high-carbon FeCr e o mercado.

https://www.unichrome.ch/news

5 curtidas

Bem interessante seu cálculo… Essa semana estava lendo os resultados da LLIS3 e eles tiveram essa mesma decisão favorável. No caso deles, a companhia registrou um crédito de R$ 117,1 milhões relacionado a exclusão de ICMS nas bases de cálculo de PIS e da COFINS de recolhimentos entre 2011 e 2016. Em 2016 a receita bruta deles foi da ordem de R$ 1,1 bi. Enfim, pelo período que envolve o da FESA, creio que será um volume bem razoável…

6 curtidas

Boa sobre a LLIS…
ICMS na Bahia para commodities deve ser menor… mas serve para ter uma ideia…

4 curtidas

Senão me engano Paranapanema teve um ganho muito relevante com isso tb.

3 curtidas

Li em algum lugar que essa decisão do STF custou 250 bilhões no país inteiro, 25% da reforma da previdência.

3 curtidas

Eu trabalhei em uma Big Four em 2008-9, e essa tese da exclusão do ICMS da base da PIS-COFINS já era didundida na época (e, IMO, sempre fez muito sentido). O julgamento demorou demais, o que só fez aumentar a conta.

5 curtidas

Ainda sobre o crédito de PIS e Cofins, sobre a exclusão do ICMS na base de cálculo, a Ferbasa contratou empresa especializada para efetuar os cálculos e após fará um pedido junto a Receita Federal , a qual terá o prazo de 30 dias para conceder despacho decisório sobre o pedido, de acordo com a IN 1717/2017, art. 100º § 3º. O crédito poderá ser usado para compensar com qualquer tributo federal.

4 curtidas

Screenshot_20190828-175013

15 curtidas

Chegando nos 16. Acho que seria um ponto de compra fantástico!

1 curtida

Tô com 5k disponíveis e tô pensando em abrir posição aki…já tá na hora? rs

Pelo que eu soube toda essa devolução que houve foi por conta de uma “manipulação” de algumas corretoras, como a nova futura e a XP, dando venda de quantidade absurdas ( 700/800k ) contra 6/7/8/9k de compra, por isso derrubou a ação e jogou o preço lá pra baixo no leilão. Não foi um movimento normal do papel.

O mesmo aconteceu com a sapr, só que ao contrario e fez ela subir 10%.

jaja ambas corrigem, uma pra mais e outra pra menos.

5 curtidas