FESA4 - Ferbasa

sobre o E.C. e Cielo, CIEL3, lembro perfeitamente dele falando em video que “vai parar de cair, a empresa é boa, isso passa” , não vou lá buscar o video, não se faz necessário, quem não quiser acreditar não acredite kkk

outra atitude que já vi desse cara também é falar em tom sarcástico nos videos
“… esses vendedores de cursinhos…”
sendo que ele faz o mesmo kkkkkkkkkkkk

3 curtidas

O Barsi fala que o mercado de ações é um mercado de oportunidades. Vc escolhe se quer seguir o Barsi ou sei lá quem… de todo modo eu respeito todas as filosóficas.

3 curtidas

pois é, oportunidade tinha até hoje com CVC subindo, mas aí quando se quer fazer determinismo e fórmulas em um mercado dinâmico, dá nisso… tem cara que encheu os bolsos numa compra de put ontem que dá pra comprar uma casinha, mas falar que não tem oportunidade é não querer enxergar a realidade. Seria mais humilde falar eu não consigo aproveitar as oportunidades, mas dentro do que eu alcanço, consigo fazer um sistema de compra mensal e diversificar e isso me dá tranquilidade.

1 curtida

Minha amada ferbasa… galera que gosta de coisas fáceis, tá na hora de comprar… essa é pra deixar pros netos,(geralmente não vendo as minhas ações… mas fesa é uma ótima empresa que mesmo com seu produto em valores baixos a tempos ela não faz cagada, essa é só felicidade) ps: espero não queimar a língua no futuro

6 curtidas

Também gosto muito da empresa. Na fase atual do setor, com coronapânico e tudo, pra gostar tanto dela e continuar aportando, tem que ser uma baita empresa mesmo! Apesar de ser uma grande posição minha já, acabei comprando mais hoje. Conforme for caindo mais, compro mais!

3 curtidas

Também comprei hoje, fazia tempo que não comprava mais um pouco, enquanto ela anda de lado vou aumentando posição, quando subir vai ser rápido.

2 curtidas

penso assim também Templar, ela parece uma exceção nas commoditties

3 curtidas

Não sei se pode comentar outra empresa nesse tópico, mas eu olharia vale tbm… abaixo de 45 é festa e ela tbm e redondinha estilo ferbasa

https://cyideanet.wordpress.com/2020/04/22/second-quarter-ferrochrome-price-rises-to-higher-level/amp/?__twitter_impression=true

10 curtidas

Boa noite, pessoal! Acabamos de postar a parte 1 de 2 da entrevista com Werner, onde discutimos a Ferbasa. Ótimo momento da empresa. Boa leitura!

18 curtidas

Show, acabei de ler lá e ia postar aqui .
Top

1 curtida

Estive estudando essa empresa e achei interessante que mais de 95% das ações ON da foram doadas pelo fundador da empresa ao Instituto José Carvalho, que carrega o seu próprio nome. Esse Instituto foi criado para proporcionar uma educação de qualidade, então uma justifica para distribuição de proventos é essa, prover essa Instituição, além é claro dos demais acionistas.

Depois de saber disso, considero uma excelente opção para compor uma carteira previdência. Pra quem não se importa com as oscilações de uma commoditie, faz sentido ter uma parcela do patrimônio alocado nesta empresa.

13 curtidas

Acrescento que suas receitas são em dólar, hedge natural para o real.

3 curtidas

Eu me debrucei sobre a empresa ultimamente, antes de mais nada devo dizer que gostei bastante do negócio. Acredito que o FeSi 75 seja o grande vetor de longo prazo para a empresa. Houve também uma movimentação antiga da empresa para a produção de silício metálico, que é um insumo utilizado na fabricação de módulos fotovoltáicos. Já o FeCr, com 65% de utilização da capacidade instalada há vários anos, me faz pensar que o único ponto positivo sejam as dificuldades enfrentadas pela África do Sul, conforme a entrevista algumas mensagens acima no tópico. Mas eu tenho alguns pontos de preocupação, que gostaria de externar:

1 - A vantagem do dólar me parece muito de curto prazo, vamos ter alguns anos com a margem bruta muito alta e depois a tendência seria um retorno até um dólar neutro e a longo prazo os custos de produção acompanhando mais ou menos a desvalorização cambial. Ou seja, a desvalorização do real não significa (ou não significou nos últimos 10 anos), um aumento progressivo das margens operacionais, acho que a conta fica no zero a zero, com exceção dos próximos 2 ou 3 anos. Mas é evidente que isso representa um risco incontrolável, ainda mais quando temos o Paulo Guedes contando moeda no Brasil e o Trump passando cheque em branco.

2 - Eu estou considerando que o FeCr obedeça, dentro de uma média de ciclos, a inflação do dólar. Mas temos o exemplo de várias commodities onde isso não acontece. Isso pode não acontecer se surgirem (digamos, ao longo dos próximos 10 anos), grandes produtores a baixo custo. Como a operação da mina é subterrânea, tem custo mais alto, apesar da verticalização da empresa, vejo como uma fragilidade. As margens poderiam ser comprimidas no longo prazo. Mais uma vez, a saída que vejo para a empresa é o FeSi e investimentos em energia, p.e.

Acho que é isso, gosto de citar os pontos negativos pois realmente há muitos positivos. A parte administrativa é muita enxuta, a operação realmente foi pensada de uma maneira bem ampla, com minas de quartzo, produção de carvão vegetal. Falta talvez diminuir essa ociosidade, mas isso não cabe a empresa.

Cheguei com um bom grau de confiança em um valor justo de 28,30 por ação (R$ 2.408 milhões), o que dá um bom upside e ainda tem a vantagem de ser uma pagadora regular de dividendos.

24 curtidas

Excelente análise, Sr_fouquet.

Quanto ao surgimento de concorrentes, acho pouco provável. A Ferbasa praticamente detém um monopólio,cerca de 95% para a exploração de FeCr, isso representa uma forte vantagem competitiva para empresa. Além disso, o custo para montar uma siderurgia é muito alto, o que afugenta novos entrantes nesse ramo.

5 curtidas

Curioso que meu preço junto seria uns 27.3

Muito próximo ao seu. Reforçando que estamos no caminho certo.

Vc deve estar metendo a mão no book haha.
Já foram 43% de alta.

5 curtidas

Falei que ia comprar e não comprei, a dúvida está grande. Dizem que dinheiro na conta é vendaval, mas comigo é tilt na certa. Estou querendo fazer essa compra relevante no portfolio e gostei muito da FESA, só não sei ainda se é a empresa certa. Faltou ou aquele toque excepcional ou eu estudar mais a fundo mesmo.

6 curtidas

Depois de uma boa análise, o bom investidor ainda ouve sua intuição na hora de lançar uma ordem de compra ou venda na corretora.

6 curtidas

Hoje comprei mais um pouco e deixei ordens … estou comprando constantemente antes de cair, durante e agora na retomada rs. Já achava o preço bom, achei excelente e agora acho médio

4 curtidas

A mão coçou forte para comprar quando foi abaixo de R$12, mas não abri posição. Preferi ir em outras opções mais resilientes em cenário de crise. Mas continua na lista de interesse, só que agora o preço não me anima muito. Em geral o IBOV está no preço já considerando que veremos lucros caindo consideravelmente em 2020, então é preciso olhar com cuidado para descobrir as boas oportunidades. Tanto Ferbasa como Unipar estavam no meu radar, ambas deram uma bela recuperada.

5 curtidas