FESA4 - Ferbasa

É necessário entender a história da empresa para entender o futuro dela: trata-se de empresa cujo dono é um instituto de ensino, ou seja, com necessidade de dividendos (vivem disso) de forma conservadora. Tendo esse objetivo, a empresa sempre fará seus movimentos no sentido de preservação de caixa e verticalização. Nunca esperem movimentos ousados: será sempre uma boa pagadora de dividendos, estilo vaca leiteira, lucrando mais com câmbio alto e ferrocromo valorizado. Para carteira previdenciária, é uma boa opção. Momento parece bom também: empresas de commodities, que é o caso dela, precisa comprar no ciclo de baixa (igual agora), sendo que tem a vantagem extra de um câmbio muito favorável. Se vc busca uma empresa com grande potencial de alta, não acho que ela seja o caso (mas tudo é possível).

14 curtidas
9 curtidas
7 curtidas

Volume vem acima do normal, com novos compradores. Hoje JP Morgan e UBS na ponta compradora com ótimo volume. Fechou na máxima. Tem gente grande de olho…

4 curtidas

Essa tá na carteira de LP.

3 curtidas

E já bateu 100% de alta desde o fundo!

1 curtida

Os tubarões estão mordendo forte já. Se pegamos mais barato… É um ótimo sinal sobre nosso dever de casa @vkjr
Quem chega primeiro bebe água limpa. Parece q chegamos antes deles.

6 curtidas

Perfeito! Exatamente isso. Esse papel nem comprei pela valorização (meu foco são os dividendos nela). Papel para LP e manter na carteira de aposentadoria. Já estou com posição total até acima do que havia planejado. Esse período de baixa foi ótimo para ir as compras. Agora estou finalizando as compras na Tupy (que ainda estão muito baratas).

3 curtidas

Essa Tupy… Meu PM e’ 12.50 . Esperei chegar a esse preco na semana passada e nao consegui comprar. Agora estou no dilema entre aguardar uma possivel queda ou comprar no preco atual.

1 curtida

Acho esse preço atual muito barato para LP. Se estiver buscando um trade, daí não sei dizer. Resultado do 1 tri será de médio para ruim. Do segundo, de ruim para péssimo. Então talvez vc tenha uma janela melhor de compra.

4 curtidas

Eh LP mesmo… estou tentado a esperar os resultados para tentar comprar mais um pouco.

Amigo gostaria que você comentasse sobre a questão do papel FESA4 (que tem boa líquidez) não ter TagAlong

2 curtidas

Vi uma entrevista de um gestor que tem 20% em Ferbasa, parece que no estatuto da controladora, uma fundação com o nome do falecido dono, que a mesma não pode ser vendida.

Além do mais, tem muita empresa por aí que só tem ON e está no novo mercado que já trolou minoritário. Tag Along não quer dizer nada.

6 curtidas

Essa é uma dúvida muito comum e eu diria que a grande sorte de quem compra o papel agora (esquisito, né? Mas ou explicar). O dono da Ferbasa é uma Fundação (FJC). O objetivo da empresa é gerar recursos, através de dividendos, para manter essa fundação. Para garantir que a empresa ande no “rumo certo” sob a ótica da fundação, os controladores ficaram com todas as ordinárias (com direito a voto e menos dividendos) e o mercado com as preferenciais (sem direito a voto, mas com 10% a mais de dividendos para compensar). O Estatuto proíbe a venda da empresa, por isso a questão do Tag Along, aos olhos da empresa (controladores) é irrelevante. Poderia-se até mudar o estatuto para venderem a Ferbasa, mas não faria sentido, pois o que uma Fundação faria com o dinheiro? Ela precisa apenas dos dividendos para sobreviver. Então, cada grupo acaba tendo o que mais quer: a Fundação o poder (para que a empresa siga conservadora, verticalizada e pagadora de dividendos regulares e crescentes) e os minoritários, que receberão seus dividendos em maior proporção. Todos ganham com isso. Tag Along até poderá virar direito dos minoritários um dia, mas pelo explicado, é algo totalmente sem sentido na visão da empresa e de quem realmente conhece a Ferbasa.

19 curtidas

Digo que é uma grande sorte pois, graças ao fato das ações PN não terem Tag Along, nós minoritários podemos comprar esses papeis com desconto tão grande frente ao seu real valor. Para se ter ideia, se formos considerar apenas o Minério de Cromo presente nas minas, o valor de mercado da Ferbasa corresponde a algo próximo a 3% do total desse minério.

12 curtidas

Cara que explicação show! Muito obrigado.

1 curtida

Por este motivo tag along nem sempre é importante… muitas vezes irrelevante. Ele te protege contra 1 risco num universo de muitos outros. Muitas empresas sem tag along não tem risco de ser vendidas. Por isso estudamos o controlador, suas intenções e o estatuto social.

13 curtidas

Infelizmente quando bateu os R$ 10 eu acabei aportando nos bancos e elétricas, pois ainda estou montando a base da carteira.

Perdi o bonde, mas sigo de olho nessa empresa. :face_with_monocle:

4 curtidas

Fiz igualzinho hahaha. Ia deixar para abrir posição depois porque achei que teria mais sangria, foi tudo muito rápido.

6 curtidas

Amigo, no preço atual, o yield projetado com o dólar atual e o FeCR que ainda nem foi reajustado direito, continua alto.

2 curtidas