Muito bom o relatório! Na parte da FESA4, vai em linha com o que pensava mesmo (que a política de hedge, na configuração que fizeram, foi muito equivocada - que bom que eles tem ajustado. Tratando-se de câmbio, tomar uma decisão 100% com base no economista do banco/mesa de câmbio é muita assimétrico (contra a empresa) - não dá para apostar todas as fichas. Espero que o conselho tenha aprendido.
Na epoca q fizeram o câmbio era um ótimo negócio. Ngm imaginava q viria essa pandemia e o o dólar fosse se valorizar tanto frente ao real.
matheus…concordo em parte. O Brasil tem histórico de alta volatilidade no câmbio e particularmente de desvalorizações - a empresa fez hedges cobrindo um horizonte de 18 meses (porque tinha obtido certo resultado em 2019). O ideal, por exemplo, seria ir fazendo as operações dentro de um ‘moving average’ de 6-8-10 meses à frente - isto daria mais chance de calibrar melhor e ajustar o % de cobertura (50%, 60%, 80%, 100%). Já trabalhei em banco e empresa (que tinha certos insumos/commodities dolarizadas). Claro - depois que o impacto vem, é mais fácil falar mas, estou pontuando o que seria um estratégia mais ‘normalizada’ para evitar estes “all-ins”
Tb ja trabalhei em banco e em exportadora.
No meu caso eu fazia o hedge p manter o preço do negócio até a data que receberia o pagamenento em outra moeda. P n deixar a volatilidade afetar o valor q receberia.
Mas n sei como são exatamente os contratos da Ferbasa, no meu caso, tinha um intervalo p receber qdo a mercadoria chegava no porto de destino.
Exemplo vendo hj 1 container por suponhamos 80 mil dólares mas receberei em 40 dias quando entregar o container no porto de destino no exterior. Em 40 dias o câmbio poderia alterar. Ou eu fazia acc ou já travava o câmbio sem acc, assim n ficava exposto às oscilações.
Atualmente tenho um ciclo mais longo, de 1 a 2 anos. E faço termo travando a comercialização de 30% da produção a um preço fixo em dólar e na commoditie. Assim tenho previsibilidade na comercialização de 30% da minha produção anual. Isso me ajuda se a volatilidade for muito grande negativamente, e me segura se for positiva.
Cada contrato eu indico um hedge… mas n cuido do hedge da Ferbasa só tento entender.
Na epoca n vi nenhum analista “jênio” prevendo a pandemia e o dólar. Nem julgo previsíveis.
sem dúvidas,
e além disso, se a empresa sempre fez os contratos com prazos de duração parecida, porque derrepente iria mudar para contratos mais curtos, exigindo mais análises, entre outras burocracias?
(sem prever uma paralização de proporção jamais vista, seria puramente um “medo” gigantesco do dólar subir)
O importante nisso tudo é que mesmo no caos a empresa é lucrativa. Então, não gostei do hedge, mas era algo imprevisível e os cálculos feitos levaram a empresa a gerar lucro, então bola pra frente. Mais a frente o hedge pode beneficiar a empresa como já fez antigamente. Por isso, acho que FESA é um papel bem defensivo.
-
Câmbio para além do que eles achavam ótimo (num roadshow que eles fizeram ano passado, achavam câmbio de 4 reais lindo, imagina agora?)
-
Preços de FeCR e silício subindo forte e ainda subirão mais…
-
Ferbasa produzindo 100% da capacidade desde maio.
Fazia muito tempo que esses três vetores de crescimento não aconteciam ao mesmo tempo para a Ferbasa. Vai voar esse ano e em 2021. E só melhora ao longo da década com autoprodução de energia e redução de custo.
Única empresa com cromo da mesma qualidade da Ferbasa é uma islandesa e ela nem é tão sustentável (verde) como a Ferbasa que usa bioredutor com suas próprias reservas florestais.
Já já deixa de ser defensivo para virar zagueiro da carteira rsrsrs
Foi bom como esperado - ‘mixed feelings’ em alguns pontos mas, o que vem impedindo o baita resultado é o Hedge (já sabíamos).
Ta acima do meu esperado, aguardem o 1T p ver
Spoiler:
Veio tudo lindo.
A culpa foi do hedge e, em menor monta, da receita financeira.
O hedge é novo mordomo, que é sempre o culpado, meu caro Watson.
Quando penso que travei meu câmbio em 5,31 e podia estar travando a 5,60… Penso na Ferbasa e fica tudo bem rs.
Conforme esperado hedge ainda atrapalhando o resultado, mas isso já tá no preço. FESA e TASA são minhas maiores apostas para 2021.
Como disse o Howard Marks
Being too far ahead of your time is indistinguishable from being wrong
Os modelos que tive acesso no máximo apontam para um dólar de 5, mas no curto prazo especialmente falando de câmbio pode acontecer qq coisa.
Se analisar o 4t19 com o 4t20, ve-se que a empresa reduziu bastante o custo da produção e que com um volume maior o custo foi um pouco menor que no 3t20. Isso mostra ganho de eficiência da empresa. E só aguardar diminuir o impacto do hedge para o lucro disparar.
E caindo quase 5%…
Subiu muito já esse ano, pode ser que estejam realizando lucro.
Na dúvida com este cenário atual no Brasil, 1 dia antes do resultado, realizei 60%…estou com 40% mas se for mais para baixo, compro de novo.