FESA4 - Ferbasa

Eu acredito em um resultado muito ruim nesse 1 semestre pelo menos.

Além do dolar, o preço do ferro cromo caiu muito. Agora em Abril aumentou mas ainda está muito abaixo dos anos anteriores.

É empresa cíclica, eu estou nela pra não comprar depois quando subir a cotação. Mas na minha carteira considero o ativo mais "longo prazo.

2 curtidas

@angelo, tem acompanhado o preço do ferro cromo por onde?

Quanto ao resultado do 1º tri/19, fica uma situação interessante:
No 4º tri/18 a Fesa produziu 41,666 mil ton. de ligas de cromo e vendeu 28,729 mil ton., restando um estoque de 12,937 mil ton. , sendo que o preço médio de venda foi de R$ 5.082,00.
O custo foi de 79,7% sobre o preço de venda.
No 1º tri/19 o preço caiu 9,7%, ficando então em R$ 4.589,04 e para o 2º tri/19 subiu 7,14%, restando em R$ 4.916,70. Deixo de considerar a variação do dólar, pois foi de pouca monta.
Então fica a dúvida. Será que a Fesa vendeu o excesso de produção do 4º tri/18, mesmo com preço inferior em 9,7%? Ou será que optou em fazer a venda do excesso de produção uma vez que é bem provável que haveriam compradores, mesmo que isso reduziria a margem, mas mesmo assim ficaria no lucro?

2 curtidas

A companhia em períodos de baixa demanda ou queda nos preços, tem feito a opção por aumentar seus estoques. Mas isso acaba sendo algo natural, p/ adequar a oferta/demanda.

1 curtida

Saiu embolado o gráfico de produção venda e estoque, vou tentar separá-lo:
…Produção em Ton…Venda…Estoque…Acumulado

1º Tri/18… 43.806…42.572…1.234…1.234
2º Tri/18… 43.549…32.382…11.167…12.401
3º Tri/18… 46.311…35.308…11.003…23.404
4º Tri/18… 41.666…28.729…12.937…36.341

Espero que dê certo, faço ele separado mas ao postar ele junta…

2 curtidas

Ainda sobre o resultado da Fesa no 1º tri/19, quanto a produção, venda e estoque das ligas de cromo no ano de 2018:
Produção em ton. Vendas em ton. Estoque Acumulado
1º tri/18… 43.806 42.572 1.234 1.234
2º tri/18… 43.549 32.382 11.167 12.401
3º tri/18… 46.311 35.308 11.003 23.404
4º tri/18… 41.666 28.729 12.937 36.341

Pelo exposto, a Fesa no ano de 2018, não conseguiu vender 36.341 toneladas de ligas de cromo, sem considerar o possível estoque que já existia em 31.12.17. Houve um acréscimo em reais no valor do estoque de produtos prontos no comparativo de 31.12.17 com 31.12.18, no valor de R$ 76,325 milhões. A empresa alega que teria represado vendas no 4º trimestre em função do preço, mas acumulou estoques significativos no 2º e 3º, quando tudo estava a favor (preço e dólar).
Considerando o alto estoque em 32.12.18 (quase um trimestre de produção), não vejo motivo para não aproveitar os preços baixos do 1º tri/19 e a empresa efetuar a desova do mesmo, uma vez que perderia um pouco com a margem de lucro, mas ganharia na quantidade, bem como se livraria do excesso de estoque, o qual também gera custos. Cabe lembrar que a Fesa trabalha com mais de 25% de capacidade ociosa e é sempre melhor produzir mais do que ficar com estoque parado.
Não me surpreenderia se as vendas do 1º tri/19 vierem acrescidas de boa parte do estoque acumulado e por consequência o lucro poderia ser melhor do que o esperado.

4 curtidas

Cascudo, faz sentido o que você diz que a empresa deveria aproveitar os preços mais baixos para desovar o estoque. Mas a questão é: Existe demanda suficiente para que ela consiga dar uma baixa neste estoque? O preço mais baixo praticado foi por conta da queda na demanda ou aumento da oferta/concorrência?

1 curtida

Concordo, mas em Março já era sabido que o preço a partir de abril subiria, ai que pode ter havido uma boa demanda. Também tem notícias que a Mongólia poderá ter uma crise de energia a partir da segunda quinzena de abril. A Mongólia produz 53% de toda produção da China. Se isso ocorrer é possível que o preço suba novamente.

2 curtidas

Pessoal, sou novo aqui no fórum e comecei a investir em renda variável há 1 ano. Analisando a FESA, vocês não acham muito arriscado investir na FESA4 por não ter tag along?

1 curtida

Eu não acho, por ser uma empresa antiga, consolidada e ainda tem a questão da Fundação.

Acho besteira essa regra que alguns tem: não tem tag along não investir. É como qualquer empresa, sempre haverá o risco e o prêmio.

3 curtidas

Multiplus tinha tag along e deu uma rasteira em todo mundo. Imagina o cara que estava comprado em 40 reais e teve que vender próximo de 27.
Faço um alinhamento com o pensamento do Cadu em relação a se investir em uma empresa quando ele cita unip3… a empresa já tentou dar uma rasteira nos acionistas, então é melhor se proteger, mas fesa sempre respeitou o minoritário.

3 curtidas

Por falar em Fesa, ela esta cada dia ficando mais barata.

1 curtida

Estou de olho em 18,50
Indice para cima e ela para baixo. A tendência do dólar é para baixo e assim suas receitas caem também.

1 curtida

Desculpe colega, mas dolar para baixo? Estamos quase de volta aos $4

1 curtida

Acredito que temos que ficar espertos com empresas que tentar passar a rasteira no minoritário, pois se tentaram uma vez (com certeza vão fazer de novo).
Outro ponto interessante é procurar analisar a rasteira (por exemplo, no caso da Multiplus foi o controlador - que faz parte de um setor complicado e estava tendo prejuízo).

1 curtida

Parece que a Multiplus perdeu um contrato com a TAM que representava 85% de seu faturamento, portanto, a OPA foi até boa, já que a empresa passou a ser inviável.

1 curtida

Na verdade o contrato com a LATAM só venceria em 2024.

Olá Cadu,

Vc tem algum post que fale mais sobre sua estratégia de investimento? O preço objetivo que vc usa é o valor justo calculado pelo PBse?

Grato desde já!

1 curtida

Sim, uso tanto o PSBe quanto o FCD p/ determinar o preço alvo.
A minha estratégia é basicamente uma AF mais dinâmica. Comprar empresas boas e baratas, e vender quando estiverem caras, ou quando surgirem outras mais atrativas p/ se investir.
Além disso todo final de ano eu faço um planejamento p/ o ano seguinte. Não que eu vá seguir a risca, mas serve como um norte. Este aqui foi o que fiz p/ 2019: Mercado e Projeções - #123 por cadu

3 curtidas

Legal Cadu! Esse realmente tem sido para mim o maior desafio, que é me posicionar antes e acima de tudo nos momentos em que o mercado está em pânico como foi em setembro de 2018, mais recentemente. Acabei perdendo boas oportunidades de ter alto crescimento na minha carteira. Mas vamos aprendendo e evoluindo.
Obrigado por toda a dedicação em dividir conosco seu conhecimento, tempo e experiência.

Um abraço!

1 curtida