Mercado e Projeções

Este é um bom pto p/ refletir. Neste ano eu montei minha carteira já projetando uma vitória do Bolsonaro, e consegui colher bons frutos. Conforme tinha dito nos debates, o principal é sempre se posicionar antes. Quem esperou o final das eleições p/ investir, ou fez o planejamento se apoiando na alta do dólar, ainda não conseguiu ter resultados expressivos na rentabilidade ou está no prejuízo.

P/ o ano que vem acredito que teremos muitas medidas de incentivo p/ destravar a economia, mas ainda alguma dificuldade no equilíbrio do déficit fiscal. E não vejo mais um investimento nos EUA hoje atrativo, acredito que o timing tenha se passado, e quem ainda não está exposto ao mercado acionário americano não o deveria fazer agora.

Por conta disso penso que o foco p/ 2019 deva ser no segmento de logística, que tende a se beneficiar muito. Tanto que GGRC hoje é a maior posição na carteira, e depois da subscrição irá crescer ainda mais. Em ações eu não consigo ver nada tão atrativo como vi em GGRC, o que chegaria próximo seria UGPA.

E uma carteira com ativos muito ligados a economia interna, e que tenham um bom potencial, como UGPA, ITSA, ABCB, EZTC, TAEE, FESA e GRND, dificilmente não terá um excelente resultado nos próximos anos. Quem quiser se expor um pouco mais ao risco, visando a chance de ter um retorno mais elevado, tem ativos atrativos como SAPR, BRSR, ECOR, TRIS, FRAS, UNIP e KROT. E para quem ainda não tem nenhum ativo de fundo imobiliário, penso que ainda é o momento para ter uma posição, conforme venho indicando no índice da PenseRico. Ativos como GGRC, SDIL, FIIB, JSRE e OUJP ainda estão atrativos, e auxiliam muito na redução da volatilidade da carteira.

Tenho duas grandes incógnitas p/ 2019, em especial por conta de dois embates entre forças. Como o mercado americano seguirá, visto que tem apresentado fortes quedas em dezembro e entrou em viés de baixa, com Trump x FED, e o quanto o STF vai aumentar o tom contra o Bolsonaro e por consequência qual será o resultado deste entrave STF x Bolsonaro.

18 curtidas