FESA4 - Ferbasa

@cadu e demais amigos a ferbasa tem receita dolarizada como tupy e klabin

3 curtidas

Estou feliz com a empresa, comprei ela barata e gosto dela para longo prazo, tenho bastante margem de segurança, dia q caiu para 18, 19 eu comprei bastante.

1 curtida

Sim, aproximadamente 1/3 da receita vem de exportação.

4 curtidas
2 curtidas

Papel complicado. Preco do ferrocrimo é totalmente imprevisivel. Nao tenho confianca alguma em comprar o papel.

1 curtida

Empresa muito equilibrada, projeto de redução de custos bom sendo implantado, dividendo legal caindo, preço ótimo, dentre outros, se cair mais eu ficarei feliz em aumentar posição.

6 curtidas

cadu, qual seu teto pra fesa?

em torno de 23,15

3 curtidas

obrigado

bateu hj ein

Hj está representando 15% de minha carteira de ações. Vocês acham que compensa diminuir a exposição?

1 curtida

Sim, vendendo aos pouquinhos, de preferência dentro do limite que não pague imposto… Gosto dela, sempre teve multiplos atraentes, mas não tem nenhum motivo para pensar que ela vai decolar tão cedo… preço do ferrocromo tá caindo, e dolar reduzindo um pouco… mas é uma boa de manter na carteira, paga bons dividendos, bom caixa, faz hedge muito bem, boa gestão energética e de estoque… operacionalmente funciona bem… quando tiver algum fator que jogue o preço de ferrocromo lá pra cima (ex, crise energética na africa do sul, ou qualquer outra coisa de terceiro mundo que estamos acostumados), pode disparar…
Mas já apontaram redução de 13% no preço do ferrocromo esse mês, no 3T19 devem cair as margens um pouco.
Abç

P.S. Ela é uns 8% da minha carteira de ações… desfiz um pouco no início do ano;

1 curtida

Eu não reduziria minha exposição só por conta disso, justamente por ela ainda esta bem descontada, com boa margem de segurança e ter muito a valorizar. Se vc investe pra LP vai vender justo agora que esta ainda esta descontada pq ? se vc comprou com uma boa margem de segurança eu manteria.

Só deixaria de fazer aportes nela neste momento e passaria a fazer aportes em outras empresas, assim com o tempo essa exposição na carteira automaticamente vai cair e ser rebalanciada.

Não fique “noiado” só pq uma empresa esta com peso maior que outro. É praticamente impossivel manter a carteira muito bem balanciada, sempre tem uma ou outra ação que irá subir muito ou cair. Se preocupe em aportar em empresas boas e de preferencia que estejam descontadas para vc ter uma margem de segurança caso elas caiam.

1 curtida

@invest_mind nao diminuiria

1 curtida

Obrigado pelas respostas, pessoal. Realmente estas disparidades momentâneas que acontecem nas carteiras causa esta impressão de desbalanço. Meu problema no momento é em tentar equilibrar a carteira com aportes, sem me desfazer parcialmente de alguns ativos. Já consegui diminuir minha exposição em EZTC3 e, desde janeiro, diminuí a exposição em GRND3.

@maicon Eu compraria muito dela se tivesse $ sulficiente e ela estivesse no preco que paguei quando comprei. Concordo com td q vc disse, estou torcendo para o preço cair pq o projeto da empresa é excelente. Espero um crescimento orgânico razoável para a empresa no LP.

1 curtida

Tb estou torcendo para o preço cair, assim tenho a possibilidade de comprar ainda mais kkkk

1 curtida

Empresa é ótima!
Tenho acho que tenho um pouco desde 2009 em carteira, acompanho desde lá (comprando e vendendo um pouco as vezes)… a operação dela é muito boa. Vantagem competitiva e mercado de nicho. Como é commoditie, lucro e receita varia muito com base no preço das ligas, na energia elétrica e no dolar… ligas de cromo caindo e dolar menor, e sem a receita financeira depois que zerou o caixa com a compra da bw guaripá, pode esperar um LL menor de 200mi esse ano, e um PL > 10 nessa cotação atual…

2 curtidas

Concordo, comprei ela bem barata, tenho uma margem de segurança boa e recebo um excelente dividendo, olhando mais adiante a empresa está com um projeto excelente de redução nos custos e maior eficiência produtiva, que acredito trazer bons retornos em poucos anos. É bom acompanhar e comprar exatamente nestes momentos de maior stress.

2 curtidas

Também uso essa estratégia de usar os aportes para balancear a carteira.
GGRC11 atualmente é 13,82% da minha carteira de RV e nem penso em vender rsrs

2 curtidas