Fundos de Investimento em Participações (FIP)

XPIE11 está com a terceira emissão em andamento com preço de aquisição em R$ 99,25. Ontem (20/08) a negociação no secundário estava em torno de R$ 98,01.

Mais informações em www.xpasset.com.br/xpinfra/

Material publicitário aqui

1 curtida

Para quem se interessar no PFIN11. Nova emissão de cotas.
Ainda dá tempo de participar para quem quer aumentar posição comprando agora e ainda receber direitos para fazer uma média com o preço de subscrição. Até o dia 16/09.

https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/5ba2cd6c-999c-4fba-9510-987d708a09d5/a2625017-a002-9836-6035-6184d5d70906?origin=2

1 curtida

Desfiz minha pequena posição no PFIN11. Não gosto da falta de previsibilidade com relação aos dividendos, e a liquidez é muito baixa.

Alguém já comparou a rentabilidade desses FIP-IE com ações de empresas transmissoras de energia? Por um lado eles não são tão conhecidos e menos líquidos, mas por outro lado tem uma rentabilidade excelente. O XIPIE11 distribuiu aproximadamente 10% ano passado e já há outros entrando no mercado. O que acham?

1 curtida

Acho que eles tem menos liquidez porque são só para qualificados, então o pessoal acaba olhando menos para eles… mas respondendo a sua pergunta eu pessoalmente nunca comparei um com o outro…

Boa tarde comunidade.
Gostaria de saber se alguém recomenda um site ou tem algum tutorial de como declarar FIP-IE ou FIC Infra?

Minha dúvida é qual seria o código em bens e direitos desses fundos.

Outra dúvida, XPID11, por exemplo, emite comunicado de rendimentos com 2 linhas: amortização de principal e amortização de rendimentos. O último de nov/21 com 0,45 cada linha. Isso seria declarado na aba rendimentos isentos e não tributáveis? Os 0,90? Ou 0,45 entraria como rendimentos não tributável e outros 0,45 como amortização e seria descontado do valor em bens e direitos?

Quanto ao ganho de capital também, caso a cota seja vendida por um valor maior não há cobrança de IR porém aonde declarar esse ganho de capital?

Desculpe se as perguntas são simples mas estou iniciando os estudos nesse tipo de investimento e apesar de não ter em carteira gostaria de entender como funciona a declaração antes de aplicar.

1 curtida

image

Acho que o código de lucro isento em ações serviria para quebrar o galho. Mas é uma categoria cinzenta, porque os FIP-IEs não são ações

Isentos para pessoa física eles são, pela lei 11478/07

Amortização tem que entender qual o esquema do fundo. Não é à toa que esses fundos eram para IQ, alguns me lembram aqueles FIIs com prazo para acabar, principalmente entre os antigos

2 curtidas

Todos rendimentos, inclusive os ganhos de capital na venda de cotas, deverão ser lançados na Ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis”, item 26 -“Outros” de sua declaração.

Bens e direitos declara como outros fundos, a menos que seja criado um código novo.

Lembrando que isso vale pra fip e fdic de infra e para os fi infras. Nem todo FIP e FIDC são isentos.

2 curtidas

Boa tarde.
Enviei um email para o RI do XPID para entender melhor a questão.
Segue a resposta do RI.

Boa tarde Carlos,

Abaixo alguns conceitos que esclarecem seus questionamentos:

  • Distribuição de rendimentos: o fundo realiza pagamentos de rendimentos através de amortizações de rendimentos e de principal:

    • Amortização de Principal: Como nas debêntures incentivadas (emitidas nos termos da Lei 12.431) a atualização monetária é incorporada ao principal, realizamos amortizações de principal para refletir a distribuição a atualização monetária – por ora, tais amortizações não compreendem amortizações das debêntures;
    • Amortização de Rendimentos: refletem a distribuição do spread de juros das debêntures
  • Amortização e preço médio de aquisição (informe de rendimentos): Para fins de cálculo do preço médio de aquisição, as amortizações de principal deverão ser consideradas como redutoras de preço médio (valor de custo). Reiteramos a importância de ficar atento à legislação tributária vigente, bem como a todos os termos constantes do regulamento do Fundo. Os informes de rendimentos são preparados e distribuídos pelo administrador do fundo (Banco Genial), que também poderá ser acessado diretamente em caso de dúvidas e questionamentos acerca dos mesmos.

Atenciosamente,