Fundos de Investimentos

amigos, desculpem-me se aqui não é o lugar… tentei achar no fórum, mas não encontrei nada a respeito

vcs investem em Fundos de investimentos?? qual a carteira que vcs montariam para 2018? (perfil moderado , prazo acima de dois anos)

2 curtidas

Não invisto, então não saberia opinar.

Eu tenho um troco no Maua Macro , um fundo multimercado gosto muito, recomendo dar uma olhada.

Tenho uma parcela do meu patrimônio em Versa Long Biased (atualmente fechado para novos aportes), Marejo Azul e Exploritas Alpha America, mas não sou nenhum especialista para ficar dando indicações.

Mas gostei da iniciativa de alguém propor um tópico a respeito. Quem sabe temos especialistas entre nós.

Outro que estou de olho, mas ainda não fiz aportes, pela consistência dos resultados no longo prazo é o Bahia Maraú.

Eu tenho alguns fundos em minha carteira, pra ser sincero entrei neles por eu ser muito crú no mundo dos investimentos, eles deram uma rendida interessantes no último 1,5 ano, todavia tudo rendeu.

Hoje estou saindo dos mesmos aos poucos, as taxas de administração são muito altas, estou estudando muito a filosofia de Buy and Hold (creio que seja a mais interessante para o meu perfil, que é de longuíssimo prazo)…apesar da minha imaturidade eu te aconselharia a aprender sobre ações e fiis , principalmente em ativos de valor (não levo muito em conta o preço), creio que o retorno será mais interessante.

O Pense Rico Express é um excelente norte…com certeza te ajudará muito.

Abraço

1 curtida

Eu estava querendo investir no BAHIA AM MARAU

O fundo investe em várias coisas, Juros, Ações, Créditos, Moedas, etc…

Tem demonstrado excelente lucratividade nos últimos tempos, muito acima do CDI, inclusive, nos anos que a bolsa não foi bem recentemente, ele conseguiu sobreviver bem.

Ainda estou de olho, não me decidi, mas se investir em algum, será esse.

1 curtida

Pelas sugestões vi que o Bahia AM é um bom fundo, porém aplicação mínima foge do meu planejado.

Minha corretora é a Òrama e o que estão em vista são:

BTG Pactual Discovery FIM
Alaska Black FIC FIA - BDR Nível I
Mauá Macro FIC FIM
Vista Multiestratégia FIM
Versa Long Biased FIM
Icatu Vanguarda Pré-Fixado FIRF LP

Intenção seria montar uma carteira com 4 fundos ( 2 multimercados, 1 ações e 1 renda fixa)
Sei que a maioria ai a volatilidade é alta, porém estou disposto a enfrentar os riscos… Mais opiniões serão bem vindas!

Não mencionei no tópico, mas já possuo reserva de emergência, outros investimentos em renda fixa e FII

Obrigado a todos que estão dando sugestões!!! forte abraço!

Por enquanto está assim
BTG Pactual Discovery FIM (Media vol: 3,97%) 5k
Mauá Macro FIC FIM (ALta Vol: 12,3%) 5k
Icatu Vanguarda Pré-Fixado FIRF LP

pretendo adicionar um de ações

e mais um multimercado
ou talvez DAYCOVAL DEBÊNTURES INCENTIVADAS CP FIM

1 curtida

Estive dando mais uma estudada nos fundos, e cheguei a algumas conclusões para dividir com os colegas.

Em termos de Fundo Multimercados o único que me interessou foi mesmo o Bahia AM Marau, mas o valor minimo de 20 mil reais para investimento não me viabiliza.

Porém, fiz um bom estudo nos Fundos de Ações e cheguei a três fundos muito bons, com investimento inicial de 5 mil reais e podendo fazer aportes ou retiradas de mil reais. Vejam que interessante.

ALASKA BLACK FIC FIA NIVEL 1 - Esse é o mais agressivo de todos, quando a Bolsa está em alta ganha-se muito, mas quando cai, perde-se bastante também. Por isso não é tão facil investir, mas mesmo assim, de 2012 para cá, tendo períodos de alta e baixa, colocando 5 mil reais em janeiro de 2012, ao final de 2017 teríamos 17.252,00 reais, ou seja um lucro de 250% sobre o valor inicial. É um lucro fantástico, mas houve mês que a perda chegou a 22%. Tem de aguentar firme para ficar investido nele, levando em conta que o cara vai investir e deixar o dinheiro la. Se tomar como base uma MME semanal do IBOV pode-se tentar entrar e sair, mas ai é complicado acertar os pontos, até porque são 30 dias para o resgate do dinheiro. O negócio é apertar o cinto e aguentar firme. É aquilo…na hora da baixa da Bolsa é a hora de aportar nesse fundo para colher os frutos adiante.

BTG PACTUAL ABSOLUTO LS FIC FIA - Fiquei muito surpreso com esse Fundo, desde 2012 não ficou negativo nenhum mês, mesmo tendo um, dois anos negativos na bolsa. Quando a Bolsa cai, ele performa bem, quando a Bolsa vai muito bem, ele não ganha tanto, ou seja, da para investir com “tranquilidade”, em momentos de forte alta não vai ganhar tanto, mas com certeza, vai ganhar bem mais que o CDI. Se o cara tivesse colocado 5 mil reais nele em janeiro de 2012, terminaria o ano de 2017 com 10.430 reais, ou seja 100% de lucro!!! E isso sem maiores ou nenhum susto durante todo esse tempo.

CONSTELATION INSTITUCIONAL FIC FIA - Conheci esse fundo através de entrevistas com o gestor, o experiente Florian Bartunek. Não o conhecia, realmente gostei muito do cara. Grande trabalho!! Achei muito legal algo que ele falou:" se o investidor deixou o dinheiro no fundo por 5 anos, ganhou dinheiro, não importa se ele entrou no pior momento para se entrar(no topo do mercado). E é isso…o longo prazo(e 5 anos nem é tão longo assim) faz “milagre” na bola. Esse fundo também é bem seguro, em momento de queda do mercado, ele cai muito pouco, pouquissimo, e em momento de alta ele sobe legal, melhor que o Pactual Absoluto. Aqui, se o cara tivesse colocado 5 mil reais em janeiro de 2013, ao final de 2017 teria 7.925 reais, ou seja 60% de lucro.

Como podem ver, o lucro em qualquer desses fundos, uns mais, outros menos agressivos, parece-me que é bem acima do CDI, sobretudo agora que não temos mais aquela super renda fixa de outrora.

Vejam, que se o investidor colocasse 5 mil reais em cada um em janeiro de 2012(observando-se que o Constelation iniciou em junho de 2012, ao final de 2017 teria 35.600 reais , ou seja 140% de lucro. Assim sendo, eu penso que um mix de investimento nesses três fundo seja uma boa!!!

Ah…tem um Multimercado o XPG RV Fic de Fia, cujo investimento inicial é de mil reais que vem bem, mas é um fundo mais recente, então não temos como saber como se sairia em tempos de queda do mercado. Esse é um fundo de Fundos…se alguem ai tiver mais informações que possa acrescentar, agradeço. Todo caso, até pelo baixo valor, parece ser uma boa, vem performando bem todos os meses.

2 curtidas

Não se esqueça que estes valores de rentabilidade de fundos de ações são brutos, o IR vai comer uma boa parte disso no resgate. Com eles vc não consegue escapar de pagar imposto. Outro porém são os dividendos, vc não os recebe, e nem a isenção de IR provocada por eles. Eu acho fundo de ações a maior furada.

Realmente a questao do IR pesa…ainda mais por gonta do come cotas. Para quem tem menos de 20 mil vai ser penalizado. Agora, os dividendos sap recebidos via patrimonio liquido do fundo, nao sei dizer se ha perda nesse quesito.

Bem, claro q investindo diretamente em acoes os custos serao menores, mas nem todo mundo conseguira resultados tao bons, como tudo tem o lado bom e o ruim.

No meu caso estou avaliando em mover parte fo q tenho em renda fixa para esses fundos…longo praxo mesmo

1 curtida

Então, por conta disso que ocorre o que descrevi, vc perde a isenção de IR dos dividendos. Isso pq os dividendos entram no PL do fundo, como vc descreveu, e quando vc resgatar o valor do IR irá incidir sobre todo o lucro no PL que vc tem aplicado.

P/ quem quer investir em ações mas sem analisar nada, sou muito mais reaplicar a CAFI ou o indice PenseRico todo mês do que fundo de ações.

Eu considero os piores investimentos, em termos gerais, a poupança e o fundo de ações.

2 curtidas

Tem razao. Pelo historico da Cafi e do Pense Rico, se o cara tiver a disciplina de acompanhar pode ganhar mais que no fundo

3 curtidas

Concordo, com o @cadu, pelos motivos expostos, fundo de ações não me atraem, melhor ir de CAFI ou Pense Rico de olhos fechados…

Mas tenho aplicado em fundos multimercados como alternativas de diversificação de investimentos (já citei lá em cima) e cujos riscos avalio como moderado.

Também tenho uma parcela investida no Versa, que é um fundo extremamente agressivo, com estratégia de carteira de ações, mas com alavancagem e posições vendidas à descoberto e também derivativos. Como não tenho tempo e nem conhecimento suficiente para o que eu chamo de “estratégia ninja” do Versa, prefiro confiar nos gestores do fundo.

1 curtida

Cadu e Canuto, concordo com vossos termos.

Mas temos de reconhecer que um lucro bruto(fora IR) de 140% em cinco anos, é um belo lucro.

O que quero dizer é que para quem não tem tempo, conhecimento, sangue frio, etc, etc, etc, esses fundos parecem ser uma boa. São analistas competentes e tal.

Eu as vezes penso em mover uma parte da minha renda fixa para algum deles(grande parte da minha grana ainda esta em RF, aos poucos estou deslocando para RV). Quero manter uma carteira LP , com compras mensais, quero dar meus tiros no Robo DT, tem como dar uns tiros no Swing Trade, Position, de acordo com umas estratégias que tenho aqui, também focadas na estratégia que o Cadu mostrou da Investchardt. Mas esse será um movimento com cautela, aos poucos, sem pressa.

Uma das razões que ainda não investi nesses fundos e talvez não invista, é que eu sou do tipo que gosto de fazer por mim mesmo.

Antes de entrar num Fundo desse, talvez eu junte às minhas estratégias , uma estratégia de compra do tipo como fazemos na CAFI, uma carteira mensal(algo assim). Usando como base nossa votação, o índide Pense Rico e tambem algumas coisas minhas mesmo. Vou comprar de 5 a 8 papéis no inicio do mês e ficar até o final deste, podendo renovar(ficar) com os papeis para o mes seguinte ou não.

Vamos ver…

1 curtida

Depende da referência. Se for a CAFI e o indice PenseRico, ficou bem abaixo.

1 curtida

Pois é!!

Como foi a CAFI de 2012 para cá? Não foi um tempo fácil na bolsa não.

Minha referência dos 140% é com relação à RF, TD, LCA, etc…é um baita lucro.

Agora, tendo tempo e competencia para fazer sózinho, ou acompanhar a CAFI com total disciplina, ainda é a melhor opção.

1 curtida

Deu aproximadamente o dobro disso. O principal benchmark tem de ser ativos da mesma classe, ou seja, na renda variável. Em segundo plano é valido sim comparar com todas as outras classes.

O período ruim na bolsa se deu de 2013 até início de 2016. Depois do 1T 16 até hoje, o IBOV já subiu em torno de 50%.

Um pto que este gráfico de LP me mostrou foi como o DJI em R$ (ou seja, considerando o efeito da variação cambial) é importante como hedge na carteira. O mesmo vale p/ os FIIs, só que com menos volatilidade.

1 curtida

Show de bola.

1 curtida