Fundos de Investimentos

Estou começando a investir e as informações aqui são bastante úteis, obrigado!

2 curtidas

Fala galera, mantenho uma planilha de fundos de investimento atualizada (apenas BTG e XP) com alguns indicadores básicos (rentabilidade, volatilidade, sharpe e sortino - YTD, 12m, 24m, 36m e total).

Faço algumas extrações de vez em quando pra ver se tem algum fundo interessante para aplicar meu dinheiro. Segue a última extração dos melhores fundos, segmentado por nível de volatilidade e ordenado pela média de Sortino:

image

OBS: Utilizei no cálculo de Sortino a fórmula descrita neste artigo e um Risk Free Rate Bond de 6,98%

5 curtidas

Melhor fundo de 2020:

Morgan Stanley Global Opportunity Dolar Advisory FIC FIA IE

Refiz os cálculos mudando um pouco a lógica. Agora eu atualizo a Taxa Livre de Risco ano a ano com a taxa do Tesouro Prefixado. Desta forma eu elimino um viés que favorecia os fundos mais antigos.

Também reimplementei a planilha no Google Sheets e tornei o projeto open source. Pretendo manter a planilha atualizada.

Fonte: Fundos - Planilhas Google

4 curtidas

Alguém sabe algum serviço que notifica quando um fundo abre?

Alguém conhece este fundo?

CLUBE DO VALOR DEEP VALUE INVESTING FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES
CNPJ nº 37.751.417/0001-04

Vou calcular o sortino dele dps

1 curtida

Estou em busca de um bom multimercados e um bom fundo de ações… quem tiver dicas ou sugestões sobre quais seriam as gestoras mais confiáveis, aceito!

Gestora boa tem várias, mas se vc quer as consagradas, acho que você consegue encontrar aqui Gestores – ANBIMA

FIA Long Only sugiro o HIX institucional.

O resto que indicaria estão todos fechados.

2 curtidas

mais uma vez parabens pelas planilhas
poderia passar algumas dicas de como utiliza-la e a legenda das colunas ?

Agradeço desde já

Movimento grande viu… :thinking:

1 curtida

Caros amigos,

Não sei se este é o melhor local para postar esta minha dúvida.
Gostaria de expor uma situação e pedir opiniões sobre o momento que me encontro. Possuo metade da minha carteira investidos em renda fixa crédito privado (CDB, LCI, LCA e etc.) e outra parte em FIIs e Ações.
A outra parte da carteira está em 6 fundos multi mercados que me dão muita insatisfação com os resultados obtidos. Assim estou pensando em sair deles. O problema é que não sei o que fazer, pois no caso do crédito privado ( CDB, LCI, LCA e etc.) eu já atingi o limite da garantia do FGC. Além disso, estou perto de meu período de usufruto, restando em torno de uns 7 anos para começar o usufruto da carteira.
O que fazer para me livrar dos Fundos multimercados?
Agradeço toda a ajuda que puderem me dar.
Abraço

1 curtida

Realmente a indústria de fundos é extensa e escolher é uma tarefa difícil.

Mas tem bons fundos, sugiro fazer uma realocação

Empírica Lotus IPCA – é um bom FIDC
Dahlia Total Return – Multimercado
Ibiúna Hedge STH – Multimercado
GTI Dimona – Ação
Real Investor – Ação
IP Atlas – Exterior
WESTERN Asset FIA BDR Nível I – Exterior

Fundo multimercado é difícil de opinar sem ver a carteira. Aposto que parte deles tem tipo 90% em Tesouro Direto/compromissadas e cobra o típico 2/20 para isso. Eu venderia esses e aumentaria a renda fixa mesmo

Os multimercados que o pessoal chama de bons em geral tem uma carteira agressiva de ações, então é basicamente um FIA com tributação pior, salva a possibilidade da gestora realmente utilizar essa flexibilidade para variar a alocação em diferentes ativos ao longo do tempo

Alguns multimercados são tributados como FIA

Verdade, tem tempo que não compro fundos e me esqueci disso

Obrigado pela indicação, vou estudar a composição e as cartas dos gestores para entender a estratégia.

O meu medo de aumentar a alocação em renda fixa é perder a proteção do FGC.

Hoje em dia tenho visto muitos bancos grandes e resilientes com boas rentabilidades, BTG, Daycoval, Sofisa, Inter, então nem ligo muito pro FGC para a parcela que está nesses

Foi-se o tempo que minha carteira de renda fixa era Socinal/Avista/Máxima, quando ainda pagavam muito acima do mercado

Mas imagino que em uma alocação mais agressiva seja um fator relevante