Fundos de Investimentos

FII (Fundos Imobiliários) e Fundos de Investimentos (Multimercados, Fundos de Ações, Fundos de Debêntures, Fundos de Crédito Privado, etc…) são categorias TOTALMENTE diferentes de investimento.

Em ambas tem casos bons e casos ruins, e qual a melhor vai de cada um e seu objetivo.

Até poderia discorrer sobre cada um, mas como ficaria horas escrevendo provavelmente (hehehe), sugiro você ir buscar mais informações na internet, researchs, youtube e afins.

O que posso resumir é:

  • FII (Fundos Imobiliários): Estão atrelados à imóveis, ou, títulos imobiliários. Normalmente são ativos para geração de renda - até dá pra trabalhar com ganho de capital, mas não é o foco.
  • FI (Fundos de Investimentos): Dada a grande variedade de estratégias, fica díficil detalhar. No geral, Multimercados (FIM) investem em quase tudo que se possa imaginar e Fundos de Ações (FIA) investem em ações.

FIs e FIIs são complementares num portfolio.

  • FIIs demandam análise individualizada, como ações, portanto, são mais recomendados para quem já tem alguma experiência.
  • FIs demandam análise do gestor e da estratégia, mas é bem mais simples. Em resumo, você terceiriza a escolha de ativos para a gestora. São uma ótima maneira de começar a por os pés fora da Renda Fixa.

Sugiro fortemente o produto de Fundos de Investimentos da Empiricus para aprender mais sobre o assunto. É barato e tem a melhor analista nesse tipo de investimento.
As demais casas de análise até tem produtos semelhantes, mas esse é o melhor (minha opinião pessoal).

EDIT:
Sobre ter o Alaska Institucional e o BDR juntos, acho meio “over”. A carteira de ações é a mesma.

3 curtidas

Acrescentando, sobre os custos geralmente são os seguintes: IOF, IR, Taxa de Administração e Taxa de Performance. Pode ocorrer de existir outras taxas (Entrada e Saída), mas não é comum e depende do tipo de fundo.

1 curtida

Pessoal, não sei se aqui seria bem o lugar para comentar, mas não encontrei outro tópico. Estava lendo sobre novas formas de investir em imóveis e encontrei este conteúdo: https://glebba.com.br/formas-de-investir-em-imoveis/

Vocês conhecem a Glebba Investimentos, ou esse modelo de Crowdfunding Imobiliário? Sabem se é seguro este tipo de investimento?

3 curtidas

Parece roubada… Pelo que entendi, você financia a construção de um empreendimento imobiliário e vai ter direito a parte dele quando conseguirem vender (proporcional ao valor que vc investiu). O site dá uma mega floreada, fazendo uma comparação tosca com FII (sugerindo inclusive que seria mais seguro). Os empreendimentos são em lugares distantes, sem informações sobre qual a construtora, nada… Você colocaria dinheiro em algo que nem sabe se realmente existe?
Ano passado, ganhei uma viagem para Cancun, com hospedagem e tudo (ganhei de fato) para passar uma tarde num programa de lavagem cerebral de uma “empresa” que queria me convencer a participar de um troço parecido com esse tipo de “investimento”. E foi incrível ver o tanto de gente que “investiu” naquele dia. Bizarro.

2 curtidas

Estamos vivendo uma era egípcia, pois o que tem de pirâmides por aí não é brincadeira. Portanto é bom ficar esperto para não entrar nessas armadilhas.

Meus caros, boa tarde.

Diante do cenário atual, qual(is) seriam as melhores alternativas para substituir os fundos abaixo:

  • SULAMERICA ENDURANCE FIM
  • AZ QUEST LUCE FIC RF

Esses fundos são a parcela de “renda fixa” da minha carteira, correspondem a 30% dela.

OCCAM INSTITUCIONAL MULTIMERCADO II seria uma boa opção ?

considerando o AZ QUEST LUCE, o da sula n conheço, tenho deixado em cdi liquidez diaria do meu banco (original) que rende 102%( praticamente o mesmo do AZ ) e n tem o come cotas.

1 curtida

Olhando aqui, fundo Versa subiu 6% ontem. Eita! https://www.fundoversa.com.br/
Edit: E mais 3,3% em 27/02.

E aí pessoal, na crise, ainda estão mantendo em fundos de CP?

Geralmente, eles usam alavancagem e operam vendido. São estratégias básicas de fundos de investimentos.

Sim, sou cotista lá. Aliás, dos poucos fundos que tenho investimentos. Estão segurando bem esse ano. Como não tenho tempo e tampouco conhecimento suficiente para operações alavancadas e vendidas, gosto do fundo como diversificação do meu portfólio.

1 curtida

Alguém especularia que tipo de posições um fundo teria para render tanto em um crash? Provavelmente parte da posição é alavancada de alguma maneira, mas puts não rendem tanto assim. Ou rendem?

Alguem conhece fundos de investimento em ações americanas bons para estudo?

Gestora focada só nisso, conheço a Western Asset. Hoje em dia deve ter outras mais, parei de acompanhar fundos em 2018

1 curtida

Caros colegas,

O Giant Zarathustra, um dos melhores multimercados na minha opinião (invisto nele há mais de 3 anos), está com abertura pontual na XP.

Detalhes:

  • É “advisory” (espelho exclusivo da XP).
  • Só via assessor (não aparece na plataforma).

:wink:

4 curtidas

Sabe o investimento mínimo ?

Acho que é 10K.

1 curtida

Esse Versa hein?!

30-nov-2020 Versa CDI Ibov
Dia -3.9% 0.0% -1.5%
Mês 58.8% 0.1% 15.9%
Ano 83.7% 2.6% -5.8%
6 meses 55.8% 1.0% 24.6%
12 Meses 154.0% 3.0% 0.6%
24 Meses 184.8% 9.2% 21.7%
36 Meses 291.1% 16.3% 51.3%
Desde Início 1628.8% 84.8% 97.7%
4 curtidas

É uma estratégia chamada Tail Hedging, com puts bem fora do dinheiro.

1 curtida