Fundos Imobiliários

Pois é…
Follow up desse RBFF11…
VP = R$ 96
Cotação = R$ 83
PVP = 0,86
Patrimonio = 36milhões apenas

O que fizeram?
Subscrição de 430% por R$ 75,90!!! para um FoF… Dilui muito abaixo do valor patrimonial… Se vendesse todos os ativos e distribuisse o valor e fechasse o fundo, bem, seria muito mais negócio para o cotista!

Ilegal, não, podem emitir até 1bi… Imoral e antiético… para mim sim!
Bola fora para a Rio Bravo…

1 curtida

Entendo isso, mas penso diferente.
É um fundo muito pequeno, que com este pequeno PL não tem como gerar muito valor. Por isso uma subscrição muito elevada com um preço abaixo do mercado. O que para quem está de fora pode ser uma boa oportunidade, assim como o cotista que for subscrever.

Agora o cotista que não tiver capital p/ a subscrição, aí sim vai perder muito valor, o melhor seria vender. E teria de estar ciente que este era um dos riscos por conta do pequeno tamanho do fundo.

1 curtida

só para motivar entender que já é cotistas os problemas e virtudes do fundo, gostei da longevidade e cap rate do alzr… o sdil já é mais tradicional, e não sei se vai ser tão inovador…

Na minha modesta opinião, fundos num mercado de alta que trabalham com grande desconto em relação ao seu VP (principalmente FoF’s e Papéis) tem indícios que a gestão não foi capaz de entregar resultados condizentes com o mercado e com o nível de risco que se propõe a gerenciar. Ou seja, sinais de incompetência e má gestão. Nesse caso assuma um prejuízo menor e siga adiante, pois insistir no erro é burrice.

1 curtida

Na verdade essa situação é bem interessante…
1 - O fundo era gerido pela Fator, e era mal gerido… Assembléia decidiu trocar fator por Rio Bravo como gestora… isso há umas duas semanas (que é uma gestora ok, e tem outros FoFs ok). Minha tese é que a RB iria primeiro agregar valor no FoF, melhorar a gestão, para depois captar mais recursos, mais perto do VP. Minha surpresa é que a primeira ação deles foi justamente emitir mais cotas.
2 - Para mim não foi um negócio ruim, na verdade entrei entre 83 e 83,20 e saí a 81,50, tendo 430% de direito de subscrição a 75,90 (sinceramente, acho que fiz um bom negócio). É business, não mimimi… apenas não achei correta a atitude com o cotista de longo prazo (eu sou só especulador nessa)
3 - Rebatendo a questão, não sei se FoF deveria ter prêmio, pois cobra taxa de adm sobre taxa de adm, não tem uma “valorização de cota” que aplicar em fundos diretamente teria com arbitragem de tempo (só o yield), e tem esses riscos de captação que não agrega valor para o cotista (só para a gestora). Ainda mais que FoFs são bem limitados, só tem a vantagem das ofertas 400 e 476, tem um patrimonio para gerir em um mercado bem menos líquido do que o de ações, não tem opção de shortear e nem derivativos… Só é uma forma de alguém que quer pagar pela diversificação e gestão ativa ter essa possibilidade.

Edit: ah, mercado é ineficiente… só ver mercado de ações, que há muito mais distorções em relação ao valor intrínseco do que nos FIIs… e não quer dizer que as empresas sejam ruins.

1 curtida

Eu não considero um FoF um investimento de LP. Ao meu ver tem duas vantagens nele.

Uma é a diversificação, p/ quem está com pouco capital, e se souber escolher bem, consegue diversificar com um capital pequeno.
A outra é o ganho com a asssimetria do mercado, aproveitando em eventuais momentos que vc pode comprar um FoF a um valor inferior ao VP, levando com um desconto os ativos que ele tem em carteira, como já fiz em BCFF, e estou fazendo em FOFT.

5 curtidas

Bom dia @cadu !

A planilha Guia de FII está atualizada?

1 curtida

Não está. Eu usava como base de dados uma planilha que a XP fornecia. Mas eles pararam de oferecer.

1 curtida

Que pena! Obrigado assim mesmo!

1 curtida

Rbff11 bateu em 75,00 hj.

Teria algum ponto que vc entraria?

1 curtida

A princípio 75 estaria um bom preço.
Mas não devo entrar agora, o fundo ainda deve apresentar uma força vendedora maior por conta da alta subscrição. Além disso a rentabilidade deve ficar bem baixa nos próximos meses até alocar o capital.
Só entraria agora se porventura vier abaixo de 70.

2 curtidas

Pois é, bateu e voltou…fechou nos 80… teve um volume grande desovado nos 75-76, como a liquidez é baixa, ação apanha…

  • Deverá ter uma flipagem absurda, como a subscrição é em 75,90, vai ter muita gente querendo vender as cotas para subescrever depois; ou vender pós receber as cotas.
  • Se houver subscrição integral, o VP vai ficar em R$ 80; então, entrar a 75 não é um mau negócio… vou pensar se subscrevo ou não uma parte das minhas (já desovei ontem por 81,50, dei sorte pq estava muito ligado); quero ver se os direitos vão estar valendo alguma coisa tb. Mas nada impede que eles façam outra subscrição daqui a pouco (podem até 1bi sem dar explicação)
  • Como é FoF, e a subscrição vai pegar uns 120mi (que nem é muito), é mais rápido para alocar grana (120 mi é 1 dia de volume do IFIX). Acho que em até 2 meses normaliza a distribuição da cota…

Agora… emissão de ações por empresa é algo bem controladinho, não é assim para sair diluindo minoritário… mas FIIs, é uma várzea total!!! Vejo emissões sem critério algum, pelo preço que o gestor quiser, da forma que bem entender, e na quantidade que desejar… Isso é f***, enfraquece o mercado como um todo.

1 curtida

Pensei exatamente como vc, imaginei que haveria alguns meses de rendimentos “normalizados” antes desta emissão. Mas não tenho q reclamar, o valor do RBFF não caiu muito depois do ajuste do dia “EX” , consegui me desfazer das minhas cotas na segunda e agora tenho direito a 430% de direitos de subscrição que pode dar um belo lucro.
Realmente é muita várzea as novas emissões de FII, que podem prejudicar muito o minoritário. Não acham que a CVM deveria exigir dos FIIs que façam uma alta emissão que seja exigida a negociação dos direitos na B3? Se o RBFF não tivesse a negociação dos direitos seria muito prejudicial para o cotista (ainda mais pq é muito abaixo do VP).

1 curtida

@scanucks - obrigado, fiquei na mesma situação. Minha queixa é mais pela situação de mercado do que por problema próprio. A tese fazia sentido.
Bem, já está com os direitos de subscrição? Não apareceu aqui… até fiquei na dúvida se seriam negociados ou não… RBFF12?

Algumas considerações sobre o que colocaste:

  • Bem, o regulamento e as assembléias são soberanas, mas parece que todos os fundos tem estatutos ruins, que permitem ao gestor fazer o que quiser. É bem raro ser modificado ou gestor destituido. Como é assim que funciona em todos os FIIs, não tem como fugir.
  • O fato de um FII ter que distribuir 95% do lucro, bem, não tem espaço para crescer se não emitindo mais cotas…
  • Uma coisa que deveria ter bem claro é o valor de subscrição para não haver diluição deletéria… MALL11 recém foi emitido 155% abaixo do VP… Aproveitei para comprar direitos e subscrever.
  • Diferente de empresas (exceto estatais), os gestores não estão skin in the game… os gestores não tem grana nos fundos, faturam é com a taxa de adm. Aí é convidativo para manobras para gerar performance ou aumentar taxa de adm.
  • Bem, acho que seria muita bola fora não poder negociar direito de subscrição de FoF. Se alguém não subscreve, geralmente vai para ofertas restritas 400 e 476, que são geralmente executadas por FoFs… agora não vejo sentido um FoF querer comprar outro FoF… para o cotista seria taxa sobre taxa sobre taxa!!! No final das contas, negociar direitos de subscrição de um FoF é uma boa para o fundo, uma vez que deve captar mais dinheiro assim.

Abç

2 curtidas

Estou gostando da política de emissões adotada pelo Credit Suisse. No HGLG já tinham fixado contrato de compra e venda no decorrer da emissão e a alocação foi super rápida. Agora no HGRU já tem cerca de R$610 milhões com contratos de compra e venda e o prospecto preliminar nem saiu ainda. Fico extremamente animado com as perspectivas do fundo, o duro que com a proporção de 4,5 no direito de preferência já será o ativo de maior participação na minha carteira de renda variável com quase 30%. Iniciante de RV é fogo, um aporte maior distorce todo o balanceamento.

Pessoal, bom dia!

Sou novo aqui e no mundo de FII. Tenho acompanhado o Fórum e vejo que muitos aqui são bem avançados, por vezes fico boiando.

Peço que quem puder me ajude: tem algum site de confiança (tipo o Penserico ou Fundamentus) em que estão compilados os indicadores e informações dos FII? Tipo, qual plataforma vcs usam para embasar suas decisões?

Grato e parabéns a todos os participantes e aos administradores.

Eu vendi metade das minhas hgru11, se te incomoda ter 30% em hgru11 eu não teria nem metade disso, 2 alternativas, vende uma parte agora ou não subscreve tudo.

@maicon, eu já estou com os direitos na carteira (RBFF12) mas ainda não podem ser negociados pois a Rio bravo ainda não emitiu o calendário dessa emissão. Alias foi outra coisa que achei estranho foi já estamos na data “EX” e até hoje não sabemos quais os dias para subscrever ou para negociar os direitos, nunca tinha visto isso antes. Tambem não foi emitido o relatório gerencial do mes passado que geralmente é liberado em torno do dia 16. Eu vejo que essa demora é prejudicial para nós pois a cota está se mantendo nos 80 e se os direitos já pudessem ser negociados poderíamos vender por um preço consideravel.
Concordo com os pontos que colocastes por isso acho que a CVM deveria fazer alguma coisa a respeito. Hoje o adm quer o aumento do valor de mercado e o cotista quer aumento nos rendimentos, não tem o mesmo interesse em comum. Uma ideia que poderia pelo menos contornar esse excesso de emissões é a taxa de adm ser cobrada proporcional ao rendimento mensal e não pelo valor de mercado. Uma emissão que particularmente não gostei foi da JSRE. Se não me engano o fundo ficou mais de 1 ano com dinheiro parado da caixa da outra emissão e quando finalmente conseguiu comprar aquele predio na Paulista saiu outra emissão.

1 curtida

Geralmente, tem esses três sites.

4 curtidas