Vou deixar minha opinião aqui. Não defendo o fundo, e em nenhum momento o fiz, minhas críticas são a Cvm. Ao meu ver, ela atuou de forma equivocada, e errou ao indicar uma semelhança com pirâmide financeira. Vou desenvolver isso melhor.
Agora a Cvm está acusando o fundo de fraude. O fundo tem os balanços aprovados pela auditoria, então cabem a eles provarem com documentos que os valores no balanço são reais, e não tenho como emitir qualquer critica a respeito disso agora. Se for comprovada a fraude, que o admin sofra as devidas punições.
Agora a Cvm errou em equiparar a taxa de ingresso no levantamento de capital, sendo usada para caixa e depois para distribuição de rendimentos, com um esquema de pirâmide. Num esquema de pirâmide, os novos investidores sustentam os mais antigos que estão saindo, e tem uma ausencia de PL compatível com a empresa. Pelo entendimento equivocada da Cvm, um Fii com RMG poderia ser enquadrado como esquema de pirâmide. Isto foi um erro da Cvm.
O segundo erro foi realizar a suspensão do fundo e enitir um comunicado vago, sem apontar o qie efetivamente estava condenando. Só depos de muita pressão dos investidores que ontem a Cvm emitiu um comunicado apontando os itens questionados. Falhou novamente, da forma feita só criou insegurança.
Concluindo, se a Cvm tivesse suspendido as negociação e emitido as justificativas detalhadas no dia, e sem o equívoco de querer comparar com um esquema de pirâmide, aí sim a atitude teria sido correta. E as críticas a sua atuação só poderiam se feitas na conclusão do caso. Mas não foi o que ocorreu, e a Cvm se equivocou na forma que atuou, e no pto de acusar o fundo de pirâmide.