Fundos Imobiliários

Ainda não saiu a data com.

1 curtida

Galera, que FII vocês tem usado pra alocar reserva de oportunidade?

Com esta expectativa de aumento da stoic até o final do ano, como isso reage nos fundos de papéis? Eles tendem a manter o yield atual?

Excelente fundo atrelado ao IPCA + 7% aproximadamente. É uma boa oportunidade para se analisar levando em consideração o valor patrimonial que é VP = 1,09.

Tem que ficar de olho nas taxas, em fundo de renda fixa mais de 1% pega quase todo o spread sobre os títulos do tesouro, se tem performance fica ainda mais difícil. Você praticamente só leva o IR de vantagem. Para gerar alfa precisa correr um risco bastante elevado.

Talvez discordem de mim, mas vejo assim:
Se tem “reserva” no nome, deve ficar alocado em ativos que não sofram desvalorização do principal, ou seja, basicamente em tesouro selic, fundos ‘simples’ ou cdb. Nunca em ativos de renda variável, exceto se você tiver certeza absoluta de que não vai perder dinheiro, o que é uma hipótese extremamente improvável.

5 curtidas

Eu já usei KNCR11, mas já vendi pq subiu bem desde a época que eu comprei. Estou a procura de algum fii mais resiliente que possa servir como reserva de oportunidade, caso as ações caiam muito.

1 curtida

Pior é que não tem um investimento que não sofre desvalorização real…

Eu por exemplo, tenho um percentual até alto em tesousro selic e renda fixa 100% cdi, mas esse dinheiro está se desvalorizando… Já que o juros real é negativo…

2 curtidas

Realmente não tem.
Mas pior que desvalorização real é ter desvalorização real + deslvalorização nominal.

2 curtidas

Concordo. No entanto aqui eu me refiro a uma reserva da própria renda variável que fica alocado esperando o próximo bolsonaro’s day. A reserva de emergência já está lá no Tesouro Selic e em CDI com liquidez diária.

Já havia pego sugestão de KNCR11 em outros tempos, recente peguei sugestão de MCCI11, quero ver quais ativos preferidos dos colegas que mantém tudo exceto a reserva de emergência em renda variável.

Eu teria dólar. Quando algo feio acontece o dólar tende a disparar de imediato.

1 curtida

Concordo em gênero, número e grau. :star_struck:
Inclusive é o que pratico.

Bravo… :clap:

2 curtidas

Crise da pandemia:

image

1 curtida

No KNCR11 tem a questão da queda da Selic junto com a pandemia, se eu não me engano. Se tirasse a queda da selic, acredito que o fundo seria mais resiliente à queda. Porém, é um ativo bem mais arriscado do que deixar em um cdb com liquidez diária. Coloquei como reserva de oportunidade um tempo atrás porque também acreditava que a selic ia subir e levar junto o KNCR11, é tanto que já vendi e estou procurando outro fii que possa substituir. Algum que renda mais que um CDB liquidez diária e que seja menos volátil.

nenhum, FII n tem e nem deveria ter essa finalidade

2 curtidas

Na última crise, eu tinha fiis e eles caíram menos do que as ações. Vendi uma parte e comprei ações, mas acredito que vai de cada pessoa calcular a diferença de rentabilidade e eventual prejuízo que pode ter com a queda dos fiis e ver se suporta o possível prejuízo em comparação com a rentabilidade mensal acima de cdb com liquidez diária. Se eu não me engano o @cadu fazia essa gestão de fiis e ações sem cdb liquidez diária.

1 curtida

Você está comparando um ativo de RV com um de RF… não faz sentido.
Como algo em RV pode ser menos volátil que um CDB de liquidez diária?

2 curtidas

Comprei KNCR na casa dos R$ 86 com selic a 2%. Dificilmente ia cair mais do que aquilo, mas como eu disse, vai de cada pessoa acreditar ou não no case.

Entendi.
Se você fica confortável com essa estratégia, tudo bem. O importante é isso.

Eu, por exemplo, não fico.
Tenho uma reserva de emergência num bancão, que nem entra no cálculo dos meus intestimentos. Fica lá esquecida.
Tenho outra reserva de oportunidade, que fica na corretora aplicada ora em selic, ora em fundo simples com taxa zero.
O racional é o do gráfico a seguir, tomando como exemplo a pandemia.

Se eu tivesse comprado KNCR, ainda que a queda tenha sido menor que o IBOV, teria tido perda nominal na cota e compraria menos IBOV do que se eu tivesse deixado o dinheiro na conta ou na SELIC. Sei que tem gente que faz essa arbitragem, vende o que caiu menos e compra o que caiu mais. Só que na hora do pânico, como bem presenciamos no ano passado, neguinho sai vendendo de tudo, e a correlação pretendida nem sempre se verifica.

Note que KNCR ainda não recuperou o nominal, enquanto IBOV já.

Fica aí a sugestão de alternativa.

4 curtidas

Veja a realidade de em que ponto eu estava falando sobre KNCR11, eu comprei quando o ibovespa deu essa subida depois da pandemia. Nesse cenário, acredito que não tinha muito espaço para o fundo cair muito.