Fundos Imobiliários

Na última crise, eu tinha fiis e eles caíram menos do que as ações. Vendi uma parte e comprei ações, mas acredito que vai de cada pessoa calcular a diferença de rentabilidade e eventual prejuízo que pode ter com a queda dos fiis e ver se suporta o possível prejuízo em comparação com a rentabilidade mensal acima de cdb com liquidez diária. Se eu não me engano o @cadu fazia essa gestão de fiis e ações sem cdb liquidez diária.

1 curtida

Você está comparando um ativo de RV com um de RF… não faz sentido.
Como algo em RV pode ser menos volátil que um CDB de liquidez diária?

2 curtidas

Comprei KNCR na casa dos R$ 86 com selic a 2%. Dificilmente ia cair mais do que aquilo, mas como eu disse, vai de cada pessoa acreditar ou não no case.

Entendi.
Se você fica confortável com essa estratégia, tudo bem. O importante é isso.

Eu, por exemplo, não fico.
Tenho uma reserva de emergência num bancão, que nem entra no cálculo dos meus intestimentos. Fica lá esquecida.
Tenho outra reserva de oportunidade, que fica na corretora aplicada ora em selic, ora em fundo simples com taxa zero.
O racional é o do gráfico a seguir, tomando como exemplo a pandemia.

Se eu tivesse comprado KNCR, ainda que a queda tenha sido menor que o IBOV, teria tido perda nominal na cota e compraria menos IBOV do que se eu tivesse deixado o dinheiro na conta ou na SELIC. Sei que tem gente que faz essa arbitragem, vende o que caiu menos e compra o que caiu mais. Só que na hora do pânico, como bem presenciamos no ano passado, neguinho sai vendendo de tudo, e a correlação pretendida nem sempre se verifica.

Note que KNCR ainda não recuperou o nominal, enquanto IBOV já.

Fica aí a sugestão de alternativa.

4 curtidas

Veja a realidade de em que ponto eu estava falando sobre KNCR11, eu comprei quando o ibovespa deu essa subida depois da pandemia. Nesse cenário, acredito que não tinha muito espaço para o fundo cair muito.

Aí você acertou… se o carrego de um ativo de RV é maior que a queda que ele tem entre grandes crises mais o rendimento de um ativo “livre de risco”, aí compensa. Mas como você vai saber quando teremos outra crise, ou, queda relevante na bolsa?

Segue o rendimento do KNCR11 da greve dos caminhoneiros (momento que o FII realmente “segurou o reggae”) até hoje:

Até o momento antes da crise da pandemia (um período de 1 ano e 10 meses aproximadamente), o FII teria rendido cerca de 12% .
Considerando a SELIC dessa época (LINK), não me parece tão melhor assim pelo risco que carrega:

Aí veio a crise, e no auge, a rentabilidade do FII sai de +12% para -13%.

Ok… ações caíram bem mais na média, mas se o dinheiro estivesse num CDB, tesouro SELIC ou fundo equivalente, você teria mais dinheiro ainda para aproveitar.

Mesmo se essa crise só tivesse acontecido daqui a 5~10 anos, a diferença que um KNCR11 da vida rende a mais que um ativo de RF seguro talvez zerasse por completo no momento do pânico.

Olhe esse exemplo.
Se você tivesse segurado o KNCR11 por 4 anos, na hora da crise ele entregaria TODO o rendimento acumulado de uma vez só, e o investimento em RF estaria positivo.

Então, você precisa gerar um ganho muito grande acima de ativos “livre de risco” pra esse carrego compensar, ou, não acontecer um novo evento negativo desse porte de novo em uns 10-15-20 anos.

Enfim… pra mim tem que ser que nem o @corvo falou: se tem “reserva” no nome, tem que ficar em ativo com liquidez diária e com o menor risco possível.

Não estou dizendo que a minha linha de pensamento é a certa e a verdade absoluta, longe de mim ter essa pretensão, mas ainda estou aguardando alguém que me prove do contrário… :wink:

8 curtidas

Aí sim corvão… leu meu pensamento e postou exatamente a mesma coisa… kkk

:heart_eyes:

2 curtidas

Aí cai no que falei… você está assumindo que não vai ter nenhum evento negativo logo à frente.

Tem problema nisso?
Nenhum… só que continua com uma relação risco/retorno desfavorável.

:wink:

1 curtida

Início de 2020 estava 80% RF e 20% RV e um ano depois 17% RF (Reserva) e 83% RV . Na verdade manter reserva no LP é um prejuízo necessário e precisa disciplina. Ter um valor com liquidez é muito importante ! Capital novo tá cada vez mais difícil! Vender boas ações também acho complicado. Não sei como a turma aqui tá fazendo e qual percentual em reservas de oportunidades? O cenário vem mostrando a importância de um bom planejamento.

2 curtidas

Olhem que interessante esse novo FII:
ALIANZA DIGITAL REALTY FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=157290&cvm=true

O objeto do FUNDO é a obtenção de renda e ganho de capital, mediante investimento de, no mínimo, 67% (sessenta e sete por cento) do seu patrimônio líquido, direta ou indiretamente, em imóveis ou direitos reais sobre imóveis destinados e/ou relacionados a infraestrutura digital, tais como, mas não se limitando a, data centers, antenas de telecomunicação e/ou infraestrutura de fibra ótica, por meio de aquisição para posterior locação, arrendamento, exploração de direito de superfície ou alienação, inclusive de bens e direitos a ele relacionados (“Ativos Alvo”).

Lá fora tem 2 ETFs de REITs exatamente nessa linha: SRVR e VPN.

Não sei o que daria pra comprar aqui no Brasil, principalmente na parte de torres e afins para telefonia móvel, que são dominados por empresas como American Towers e SBA, que são americanas e já listadas lá como REITs.

Datacenters não sei dizer se tem alguma empresa local.

A parte de infra de fibra óptica tem opções pra comprar, inclusive a Oi é uma delas.

Contudo, quem tem bons ativos nessas áreas não vende. Então, vão desenvolver?

Enfim… acho muito bom ter algo nessa linha aqui no Brasil, trazendo um novo segmento, só estou bem curioso pra saber como vão montar o portfólio.

5 curtidas

Esse fundo vai nascer dentro do Alzr11. Se der certo querem abrir ao público depois… o gestor falou que devem comprar ativos menores porque os REITS já estão no Brasil e dominam os ativos maiores, mas para eles não vale a pena os menores.

1 curtida

Opa, legal.

Apesar de achar a ideia excelente, acho bem complicado de implementar nos moldes que está comentado no fato relevante.

O conhecimento que os gestores tem de ativos como shoppings, escritórios, galpões e afins, não se aplica a torres de celular, datacenters e infra de fibra ótica.
Cada área dessa demanda um conhecimento específico.
Lá fora cada REIT(empresa) tem uma área única de atuação, não as 3 ao mesmo tempo.

Por exemplo, analisando o setor de torres de celular (também topos de prédio, instalações indoor, de rua, etc…).

  • Serão centenas/milhares de ativos.

  • Não é só alugar/comprar um terreno e disponibilizar para as operadoras. Tem que levantar uma torre, fazer toda a infra de solo, definir a ocupação de solo de cada entrante, cabeamento, ocupação da estrutura vertical (normalmente mais de uma operadora), acompanhar as alterações nos equipamentos instalados na estrutura vertical (tira antena, coloca antena, troca antena, etc…)

  • Vai passar a interagir com a ANATEL.

Fico imaginando como farão isso.
Vão montar uma equipe com expertise pra cada área de atuação, ou vão terceirizar?
O custo disso não vai comer grande parte do rendimento?

Enfim… acompanhemos :grinning:

2 curtidas

O que você acha do carrego do BRCR? Estou tentando a entrar nesta “fria”

Boa noite, amigo, tudo joia?

Estou querendo entrar em DEVA11 e outros papeis, só agora vi que já passou a pressão vendedora, estou meio por fora do acompanhamento diário, será que nos próximos 2 meses vamos ter deva11 < 116, CPTS < 99 …, NCHB < 97 … URPR11 < 120 ?

1 curtida

Não entendi sua pergunta…

Se você quer investir em BRCR como reserva de oportunidade, já dei minha resposta acima: na minha visão nenhum FII serve pra esse propósito.

Agora se este FII em particular é bom ou não pra renda e/ou ganho de capital, cabe a você analisar e decidir.

1 curtida

Desses só conheço o CPTS11… acho factível, já está quase alias… FIIs de papel variam muito conforme a expectativa dos índices que compõe a carteira dele.

Não foi pra mim a pergunta, mas… eu não gosto da gestão do BTG no BRCR11… fizeram bastante coisas questionáveis no passado.

1 curtida

Não seria como reserva de oportunidade, seria a questão do carrego… mesmo, me parece um fundo que apanhou bastante e uma reversão no mercado de lajes o faria ter um bom upgrade…

Eu sei que a gestão BTG é pouco transparente e histórico ruim cmo disse o [rolissosls]

Bom… o que você quer é uma avaliação das perspectivas do fundo.

Como eu não o acompanho, não posso opinar.

Exato, eu tenho uma visão otimista nos próximos 2 anos, mas gosto de ouvir opiniões diferentes.

1 curtida

Na minha opinião hoje bons fundos
MFII11 - Equity
DEVA11
BCIA11 - FF - BRADESCO
NCHB11 - IPCA + 7,5%
PLCR11
RBRY11
VRTA11
DEVA 11 e VRTA11 estão com VP elevado, portanto, tem que ter parcimônia. A vantagem do DEVA11 é a alocação rápida e que provavelmente vem outra subscrição pela frente que vc poderá fazer preço médio e diminuir o VP tendo em vista que colocam o preço próximo do valor patrimonial.

6 curtidas