Pessoal, eu nem conhecia o HGFF11, mas fiz um estudo rápido dele.
Imagino que esse VP dele é calculado em cima dos VPs dos FIIs adquiridos por ele. Mas se imaginar que os FIIs estão todos bem acima do VP, então o preço de mercado dele está bem abaixo do preço de mercado dos ativos que estão dentro dele.
Fiz uma planilha rápida aqui e deu acima de 120,00 em ativos nos valores atuais.
Se for assim, então as cotas dos FIIs dentro dele valorizaram bem desde o Relatório de Novembro (105,53), e ele ficou parado. Ou o cálculo em minha planilha está errado.
Olá Roger,
Então, acho que valorizaram bem desde Out´19. Pelos informe de Ago´19, veja que o valor do PL estava R$ 182M e o valor do ativo: R$ 182.4M. Com base no informe de Nov´19, está Ativo: R$ 193.5M x PL: R$ 190M -> sem considerar a valorização de vários FIIs em Dez´19. Ele apenas realizou lucro de R$ 595k até Nov´19 - ou seja, acho que tem um bom lucro acumulado p/ queimar ainda. Além disso, como o fundo entrou em emissões recentes (a preços menores), ainda não está recebendo integralmente os dividendos mensais.Os FIIs correspondem a 71,8% do fundo e tem as alocações em CRIs (11%), aparentemente com taxas boas (a la HGCR11). Conhecendo o perfil da casa, acho que evitarão pagar um mega dividendo mensal. Com base em Nov´19, tem BRL 35M que podem alocar em CRIs, outras novas emissões de FIIs (ex.: institucionais) e deixar algo p/ oportunidades. Enfim, vale o exercício - vamos acompanhando.
A Credit Suisse é um dos maiores gestores de FII, obviamente tem informações privilegiadas referente aos seus próprios fundos, suponhamos que possua Hgcr11 na carteira e passa a ter um problema grande com alguns CRIs, ela poderia vender grande parte antes de divulgar FR? Isso poderia ser considerado ilegal pela CVM? Como auditar um fundo que tem como objetivo compra e vê da de outros FII? Alguém sabe? @cadu?
Comprei uma posição pequena hoje, mas pensando em aumentar, estou achando interessante esse FII @edu_astrelli por compartilhar com a gente.
Agora essa posição tão grande em Hgru deve deve diminuir um pouco o VP, já que a cota está próxima de 140, e acredito que deve cair muito no curto prazo…
Eu tenho, foi um dos primeiros FII que comprei há uns quase 10 anos atrás, mas vendi (realizei lucro, e a cotação disparou)…
Recentemente comprei novamente em 162, pretendia comprar mais, do que a cotação subiu muito, aí vendi metade em 190, e estou pensando em vender a outra metade.
Apesar disto, eu gosto do FII, estou pensando em vender só porque acho que estou muito diversificado, e estou querendo concentrar mais. Como comprei pouco em 162, não estou querendo ficar com FII com peso pequeno na carteira.
Ele atua no ramo hoteleiro de SP, compra e vende unidades, recebe aluguéis tb, o setor hoteleiro de SP, também acho interessante, a questão minha mesmo é só o preço, que acho que não está barato, mas tb não acho caro, está no preço justo…
Depende do CRI, cada um deles tem especificações diferentes no contrato. É muito difícil o fundo vender um CRI que está apresentando problemas, como por exemplo atrasando o pagamento. O CRI tem algum tipo de garantia em casos como este, mas algumas garantias podem ser algum imóvel não muito atrativo, o que dificulta o processo de liquidação deste.
O que diz dizer @cadu é o Hgff11 possuir cotas do Hgcr11 e o Hgcr11 ter problemas com um CRI, aí o Hgff11 vender as cotas do Hgcr11 que possui o CRI, antes de divulgar o Fato Relevante.
Olá Fortaleza,
O fundo não possui cotas do HGCR11 - veja no relatório gerencial a carteira. O que quis dizer é que a casa tem bons gestores/analistas de CRI e tb fazem alocações em fundos de CRI (de outras casas). Segundo o relatório gerencial quanto a comprarem fundos administrados/geridos pelo CSHG: “apenas podemos operar no mercado secundário, sem qualquer investimento nas ofertas públicas primárias realizadas”. O fato de ter, por exemplo, HGRU para mim OK - entrei na emissão de HGRU mas obtive menos do que eu queria (assim como outros FIIs) - se objetivo é gerar ganhos, em breve vão realizar e girar a carteira.
Não vejo nenhum problema. Estes fundos tem gestão ativa, então todo mês estão rodando a carteira. Logico que alguns de uma forma mais ativa que outros. Se porventura a gestora tiver alguma informação privilegiada sobre um problema em algum fundo, e liquidar a posição neste, acho que fica muito difícil provar qualquer coisa para puni-la. Por sinal este tipo de movimentação baseado em informações privilegiadas deve ocorrer todo dia, tanto no mercado de FIIs quanto no de ações.
HGFF ainda está alocando seu capital, acho que só conseguiu alocar 25% em outros FIIs. Deve demorar um tempo ainda até conseguir alocar tudo e apresentar uma boa rentabilidade. Por outro lado está abaixo do seu VPA. Nestes patamares pode ser uma boa oportunidade de compra sim.
Pelo meu cálculo o HGFF quando estabilizar deve chegar no pagamento de 0,60 o que daria 7% ao ano no preço de hoje. Esses 7% parecem atrativos com essa subida dos FIIs recentemente; subida que ainda não chegou no HGFF por estar pagando pouco e estar com VP divulgado já desatualizado (vamos ver o VP do próximo relatório).
Roger, cheguei próximo -> 0,61 ou 7.10% aa quando estiverem recebendo os dividendos integrais dos FIIs (~0,59% a.m) + lucro do giro, igual ao de Out´19 = R$ 265k (lembrando que tem lucro acumulado para queimar) e já considerando um custo incremental da taxa de performance (o fundo ainda não performou acima do IFIX, portanto, a taxa de performance de 20% ainda está zero).
Alguém entendeu o fato relevante do xplg??? Ele compraram um fundo ne logística (galpões em Pernambuco) e agora compraram 90% de outro galpão utilizando a ne logística? Qual a lógica disso ??? Acham que vem mais subscrição do xplg?
Alguem tem alguma sujestão de compra para este mês? Algum fundo que esteja em um bom P/VP e que tende a subir de preço. Sempre tenho a impressão que os fundos estão caros, pelo fato dos que eu já tenho estar bem abaixo do preço. Por exemplo: XPLG11, não tenho coragem de comprar agora, espero que abaixe o preço, comprei há uns 2 meses em um ótimo preço.