Fundos Imobiliários

Se você tiver 10 cotas, aplica o fator 0,9924.
10 x 0,9924 = 9,924 cotas.
Você ficaria com a parte inteira, ou seja, 9 cotas.
E os os 0,924 restantes vão a leilão e depois serão creditados para você via dividendo ou na corretora. (ainda não sei ao certo)

2 curtidas

Tenho 16% de minha carteira de RV em FIIs, e pretendia aumentar essa parcela ao longo desse ano, para uns 40%…
Mas com essa subida toda dos FIIs, fico bem na dúvida se realmente farei isso…
Tenho muito receio desse efeito manada, e subida desenfreada de praticamente todos os fundos…
os yields estão cada vez mais baixos, P/VP mais altos…
Por enquanto tou pensando em ficar com um caixa razoável para aproveitar algumas oportunidades que surgirem como subscrição, flipagem, ou notícias que derrubem as cotações (como a que rolou com GGRC em novembro e consegui aproveitar)…
Porque simplesmente comprar os mesmos fundos que já tenho nos aportes mensais tá complicado…

1 curtida

Aconselho você a mudar gradualmente o percentual… digamos um ou 2 por cento por mês…

Além disso, pense bem porque você que aumentar o percentual. Qual o Racional que levou você a fazer isso?

Se for só porque o IFIX subiu mais que o IBOV eu não alteraria o percentual, pois isso acabaria justamente com a grande vantagem da alocação de ativos de colocar dinheiro nos ativos mais descontados sem ter que ficar tentando adivinhar o futuro.

VP atual dos FoFs (composição deles do fim de Novembro, pode ser que já mudou):

FoF Preço VP Nov P/VP VP atual P/VP atual VP real* P/VP real
BCFF11 113.80 91.39 1.25 96.26 1.18 85.68 1.33
BPFF11 126.70 102.67 1.23 113.76 1.11 92.64 1.37
HFOF11 126.40 105.89 1.19 114.29 1.11 98.56 1.28
HGFF11 118.05 105.53 1.12 113.30 1.04 96.34 1.23
IBFF11 101.13 99.58 1.02 109.58 0.92 95.45 1.06
MGFF11 131.11 104.45 1.26 113.54 1.15 96.84 1.35
RBRF11 136.50 106.07 1.29 114.29 1.19 99.51 1.37

(* baseado nos VPs dos FIIs que estão dentro do FoF).

Não entrei no IBFF11. Entrei somente no HGFF11 quando estava em 103.

Pagar acima do VP em FoFs me parece meio estranho. Tem que confiar bem na administradora, que ela vai fazer movimentos bons o suficiente para compensar todos os custos a mais.

6 curtidas

Na verdade, ano passado comecei a voltar a investir em RV após alguns anos fora, por motivos pessoais.
Comecei priorizando alocação em ações. Comecei a aportar em FIIs no início do segundo semestre de 2019, e tinha objetivo de chegar nesse percentual de ± 60% ações e 40% FII ao longo de 2020. Mas não consegui fazer aportes nos últimos 3 meses e foi justamente quando os FIIs decolaram…
Agora, justamente pelo fato do IFIX ter subido tanto é que estou pensando em mudar a estratégia original. Não estou disposto a pagar qualquer preço em ativos com P/VP tão altos e DY tão baixos… Pra mim o que está ocorrendo é um efeito manada um pouco perigoso devido ao tanto de propaganda que está sendo feita sobre o fim da RF e maravilhas do investimento em RV, principalmente os FIIs…
Não estou querendo dar uma de mãe Diná, até porque não acredito em previsões sobre economia, mas o mercado de FII hoje em dia me assusta mais que o de ações.

1 curtida

Seria hora de investir em B3? Monopólio, cria tarifas e impostos a vontade, agora mais essas.

2 curtidas

Estou mais para operar vendido. Empresa cara, e que em breve deve acabar o seu reinado isolado no segmento. Acho que estas novas tarifas foram na verdade um tiro no pé…

4 curtidas

Acha que uma nova operadora vai entrar para concorrer por agora?

1 curtida

Por agora não, mas isso pode acelerar o processo.

1 curtida

Tenho comprado muito ibff11

2 curtidas

Pelos números está ótimo. Meu receio é a administração BTG.

`> Tenho comprado muito ibff11

(2)

`

1 curtida

Tbm comprei ibff graças a vocês … vendi metade do que tinha em hglg a 220

@maicon e @fortaleza, acham interessante ibff11 ate qual valor?

1 curtida

É por essa e por outras que vou passar a alocar meus investimentos no exterior :rage:

1 curtida

Também me considero iniciante, mas acompanho pela própria corretora (ai cada uma vai ser de um jeito) ou pelo site da B3.

Até R$ 105 acho muito barato

3 curtidas

O problema é que, como investidor estrangeiro, a taxação sobre dividendos é bem superior lá…

Sim, concordo. Mas me refiro a essa instabilidade nas regras aqui no Brasil. Me parece que no exterior as regras de tributação, taxas, etc são mais estáveis e, mesmo que sejam mais altas em alguns casos, já estão “precificadas” no valor dos ativos.
Que nem essa história de tributar os dividendos aqui na bolsa brasileira. Acho que, num primeiro momento vai dar uma queda nas boas pagadoras de dividendos. Apesar de nos EUA já haver essa tributação, o mercado já precificou no valor das ações.

Investimento no exterior é para diversificar e sair um pouco do risco Brasil, ter moeda forte, penso nisto assim que as bolsas americanas derem uma corrigida violenta e ficar mais eminente a volta de algum populista de esquerda a presidencia…