Fundos Imobiliários

Não gosto muito de fii de papel, mas acho que o xpci11 está bem atrativo, a gestão é a mesma do mxrf11 que tem um historico muito bom. e sendo negociado muito abaixo do VP, se vc olhar a carteira deles, tem alguns papeis iguais nos 2 fundos

Boa noite Pessoal. Alguem pode me indicar um bom curso sobre Fundos Imobiliarios? Agradeço. Paz a todos.

Leia o livro da Suno sobre FIIs, é bem fácil a leitura, ideal para iniciantes.

1 curtida

Eu acredito que essa pandemia irá afastar o fantasma do home office e valorizar os escritórios.

Já foi a data da subscrição, não vi questão de sobras se tem ou vai ter.
Acabei não participando, comprei a mercado mesmo. Fiz isso com TGAR e RECT na época… os preços ficaram muito próximos ao da emissão;

olá pessoal,
sigo estudando firmemente nos últimos dias, sobretudo a respeito de muitas sugestões que obtive aqui - obrigado.
estou agora lendo sobre o BPFF. Este fundo de fundos está bem longe dos valores pré crise, e ainda com P/VPA em 0,88 o que parece atrativo. Ótimos dividendos, além disso parece-me bem razoável nas taxas.
entretanto, vi que há uma nova subscrição ao preço de 77 reais, sendo atualmente o valor de mercado deste fundo em 86 reais.
No caso desta nova emissão, é dado aos atuais acionistas a preferência de exercer? como funciona para quem está de fora entrar?
e é comum uma nova emissão tão abaixo do valor de mercado? em teoria, comparando-se com o processo de subscrição de ações, é de se esperar que o valor de 86 reais atual vá se aproximar dos 77 reais da nova emissão, correto?
obrigado mais uma vez.

Geralmente a subscrição e abaixo do valor de mercado (para que dê certo captar o valor máximo) mas da uma olhada no histórico deles, olhas os relatórios deste ano e do ano passado (veja se você concorda com a ideia da gestão e veja se eles fazem o que falam) olhe os relatórios de outros fofs e faça a mesma coisa, compara eles e veja de qual você mais gosta (olha tbm o historico e as reclamações sobre o fii) depois você vai ter uma ideia se gosta do bcff e até quanto pode pagar.

Sempre procuro outras opiniões sobre os fundos e acesso os comentários do clubefii. Vi esse comentário do joaoaps0392 e que na minha opinião, responderia sua pergunta.

"Então você compra uma cota a R$ 100,00 no IPO do fundo, um tempo depois o gestor anuncia uma subscrição a R$ 79,00 mais do que dobrando o patrimônio atual do fundo. Se o cotista que comprou a R$ 100,00 tiver recursos para subscrever todas as cotas não fica no prejuízo mesmo que a cotação despenque como já ocorreu por aqui (se precisar vender no curto prazo se ferrou, mas digamos que investidores de Fii pensam no famoso longo prazo). Já se o atual cotista não tiver recursos disponíveis para participar da subscrição, verá novos entrantes pagando R$ 79,00 numa coisa que ele pagou R$ 100,00 ha 01 ano atras e vai perder dinheiro em qualquer situação, seja na diluição, no preço da cota que despenca, nos rendimentos que virão menores até alocar o capital, nas taxas de gestão/adm que serão maiores e que vão pesar mais para quem pagou R$ 100,00 na cota do que para quem pagou R$ 79,00.

Mas há que diga: No longo prazo o preço volta a subir e blá, blá, blá… conversa fiada de consultores financeiros e gestores.
A questão é: mesmo que no longo prazo o preço de recupere, no curto prazo estão ferrando os atuais cotistas e, no tal “longo prazo” estes atuais cotistas teriam um ganho bem maior do que vão ter sendo passados pra trás desta maneira.

Nada contra aumentar o tamanho do fundo, muito pelo contrário, acho muito bom para o fundo e para a classe de ativos, desde que seja feito de maneira que todos ganhem de forma justa. Todos tem que ganhar: os atuais cotistas, os novos cotistas, e os gestores/adm , além dessas outras instituições que ganham parte desses 3 ou 4% de taxa sobre o valor total da subscrição logo de cara (custos de distribuição) - estas ganham demais.

Para os gestores: aproveitem a festa enquanto durar - “Ninguem consegue enganar muita gente por muito tempo”.
Para os entrantes: vocês poderão ser os atuais cotistas de amanhã.
Para os atuais cotistas: Se pensarem como eu, não participem da subscrição, vamos mostrar pra esses gestores oportunistas quem é o dono do dinheiro e quem é pago para zelar por nosso dinheiro."

3 curtidas

Essas emissões (muitas vezes gigantescas) me deixam desconfortáveis também… na verdade é que nem um follow-on qualquer de empresa, gerando diluição… Para ações é mal visto, para FII dizem que é bacana pq o fundo está crescendo… e geralmente a emissão é abaixo do VP do fundo, pra não correr risco de micar.

Na real, há um claro conflito de interesse. O gestor recebe taxa baseado no tamanho do fundo, e é o mais favorecido pelo aumento. Não tiro razão deles, o sistema foi feito pra funcionar assim… O problema é quando vem com as balelas como “ah, é bom pq o fundo pode crescer e diversificar mais, diminuindo o risco”, bem, não vejo diferença entre ter 1 FII com dois ativos ou 2 FIIs monoativos… só questão de diversificar a carteira…

Nunca fiz curso, mas me falaram que o clube FII tem um…

Eu aconselharia a ler livros e escolher alguns fundos e ir lendo os relatórios gerenciais.

IBFF11 caindo para 68,60, parece que não tem fundo esse fii.

Curso eu não vi mais tem um livro https://www.amazon.com.br/Fundos-Investimento-Imobiliário-Aspectos-Princípios-ebook/dp/B07D6W4CTQ/ref=asc_df_B07D6W4CTQ/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379715796459&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=6945707183339551110&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001726&hvtargid=pla-812204239593&psc=1

ele te da uma boa visão sobre um todo tem algumas premissas para você fazer um valuation de um fundo … eu achei um livre bem interessante…

Quanto tempo em média um FII demora para integralizar as cotas? São dois meses mesmo?

Eu acho que não teria necessidade de fazer curso. Tem muito material gratuito na internet.
Agora se não quer analisar por conta própria e seguir alguma casa de research (não sou assinante de nenhuma), mas recomendaria o desmistificandofii ou suno.

Se interessar algúem

11 curtidas

Um fundo de papel que apareceu quando eu estava olhando uns fundos descontados foi o PLCR11. Pelo relatório gerencial, parece um fundo High Grade, mas acho que a gestão poderia ter focado em empresas boas com CRIs que remunerassem mais o cotista. Se vier uma alta da Selic para controlar a inflação, pode sofrer mais ainda com o rendimento, porque tem pouca exposição ao CDI.

Se vc tem 2 FIIs mono/mono e um deles anuncia rescisão do locatário, a cota vai despencar e bastante. Alem de não gerar renda o imóvel vai gerar custos para o fundo. Se uma nova locação demorar o FII vai ser obrigado a fazer uma nova emissão (abaixo do VP) que vai depreciar ainda mais o FIIl. Agora se vc tem um FII com 2 ativos e um deles o locatário sair, a cota não vai despencar tanto. Por exemplo no RBVA, o Santander tem 55% das receitas e a cota caiu 25% do pico de meses atrás. Se não houvesse fusão do SAAG e RBVA, quanto seria a queda? Certamente muito maior. Emissões podem sim gerar algo valor para o FII. Emitindo acima do VP, o cap rate das novas aquisições poderá ser menor do que o caprate dos imoveis atuais, assim manter o mesmo patamar de rendimentos.

2 curtidas

Boa tarde pessoal, com a crise eu acabei focando somente em ações e os FIIS ficaram de lado hoje representando < 10% da minha carteira de renda variável, quero dar uma reformulada e aumentar esse valor para 20%. Gostaria de ver sugestões ou algum ativo para analisar.

GGRC11 - PM 129,57
HGLG11- PM 151,75 --> apesar das posições pequenas, com a emissão e subscrição, eu vou dobrar a exposição.
KNRI11 PM 151,73 (Querendo sair, posição irrelevante)
MALL11 PM: 107,60
OUJP11 PM: 106,02
TGAR11 PM: 135,79
VRTA11 PM: 105,87
XPLG11 PM: 107,73

Eu estava querendo adicionar o HSML e mais algum

2 curtidas

Venderia KNRI mesmo.
Olharia para compra: VILG, TRXF, RECT

4 curtidas

Tem livros excelentes e muito mais baratos que esses cursos de internet. Recomendo “Fundos de Investimento Imobiliário de Roni Antonio Mendes”