Ta trocando HCTR por DEVA?
RBRY11 já aprovou emissão, mas não tem data…
Se mantiverem os preços atuais sim.
Estou com estes FII aumentando de pouco em pouco, acham que estão no jogo ainda?
RECT 26%
GGRC 23%
XPLG 13%
TGAR 16%
MFII 10%
FIGS 6%
MXRF 0,3% (são os trocadinhos que sobram na conta de dividendos de FII…rss)
Valeu…
RECT me da um frio na espinha…
Qual sua estratégia?
26% em fundo de desenvolvimento (TGAR+MFII) + 26% em RECT com mais risco e imóveis em cidades um pouco fora do eixo “tradicional” + 23% em GGRC que não é ruim, mas tbm tem mais risco… enfim, carteira pode até pagar um valor maior de dividendos por mês, mas contém bastante risco ae…
Não sou expert no assunto, mas aumentaria a diversificação. Olharia fundos como trxf11, hgru, outros de logística btlg11. Rect por ser de mt risco reduziria para no max 10% da carteira
Comprei KNCR11, o fundo mais largado que tem hoje em dia porque ninguém quer um fundo 90% em cdi/selic nos dias de hoje
Tomara que valha a pena daqui a um ou dois anos (ou mais, sei lá). Não acho sustentável por muito tempo brasil com juros negativos de -2,5%. Qualquer alta mínima que rolar pode dar um upzinho
RBRP11 tbm
A ideia é conseguir rendimento maximo para investir em negócio futuro daqui 2 anos. E se nao precisar do valor em FII…esquecer que existe!rsss
Vou analisar melhor estes com mais riscos.
O rect11 tem um contrato grande com a vivo acabando em breve… a vivo já avisou que vai reduzir área, e o valor está bem acima do mercado. Eu tenho ele num percentual pequeno…
Sobre deva11: não sou fã de esperar fiis de papel chegarem no Pm para começar a aportar, geralmente abro posição para pegar subscrições e melhorar o Pm até ter uma queda boa e fazer uma posição boa na carteira. Deva eu peguei a 114,90 e acredito ser uma boa (mesmo igpm se controlando, acredito que veremos altas de ipca e depois selic)
Sobre a carteira do amigo : como já dito antes das concentrações (tá com uma parte boa dar carteira em desenvolvimento e fiis mais arriscados) acredito ser bom estudar dois fiis em especial
Rect: acredito ser um bom fii pro que se propõem (pegar ótimos ativos em regiões não tão badaladas)
Alphaville: vacância lá sempre foi alta e nesse novo cenário (que afetou o mercado de lajes ) vemos uma tendência de mercado de maior vacância em Barueri e chacra Santo Antônio, enquanto as regiões de Jk, Itaim, paulista… devem ter uma vacância mais controlada e alguns imóveis (por serem muito bons a galera tende a não largar o osso) terem os aluguéis acima do mercado na região como os imóveis do hgpo… isso tudo afeta parte dos imóveis do rect
Sobre o imóvel da vivo: a vivo renovou o contrato mas a área locável caiu bastante (o imóvel agora conta com 49% de abl locada) sei que tem rmg mas se não me engano agora começa o pagamento do cri (o imóvel foi comprado utilizando cri) o que deve afetar a renda drasticamente, somado a isso temos devolução do bb em Curitiba e a saída do ministério em Brasília… rect terá um ano conturbado que tende a melhorar no futuro
Ggrc: tem bons imóveis com contratos atípicos mas quase metade deles são industriais (e não são condomínios industriais, são imóveis mesmo) o que dificulta numa locação em caso de saída do inquilino, a gestao me passou segurança na pandemia e achei eles bem ativos, mas não gosto da ideia de uma emissão onde não é informado a destinação do dinheiro, se eles demorarem a alocar (acho que devem demorar) os rendimentos devem ter uma queda (o que derruba a cotação tbm)
Tenho ggrc mas é uma posição de 4% dos meus fiis gosto do fii e me senti tranquilo com a gestão em 2020, não pretendo sair dele mas acho que precisamos perceber que uma alocação lenta (estilo pvbi,patc, ggrc no passado ) vai fazer a cotação sofrer bem
Idem aqui…
Eu pego o que acho que paga bem pelo risco que oferece.
Entrei em DEVA11 nos 120,xx (não tive coragem de ir nos 140,150,etc… antes da emissão), aumentei um tiquinho nos 117,xx e essa semana um pouco mais nos 113,93.
Ficar esperando ir pro VP pode nunca acontecer.
Os gestores de DEVA11 projetam 1 real de dividendos num cenário normalizado de inflação.
Isso dá 0,833% de DY para uma cota de $120.
Pra mim é extremamente adequado dado o nível de risco do fundo.
Só pra ter um ideia, HCTR11 tem uma carteira extremamente parecida com DEVA11 e pagava cerca 0,743% (média de $1,10 antes da alta da inflação).
Essa semana vendi um pouco de HCTR11 e RECR11, que acho que estão um pouco “salgados” e aumentei posição em DEVA11.
Estou com pouco menos da metade do que quero ter em DEVA11.
Espero que eles mandem outra emissão assim que acabar a atual…
RECR11 eu vendi o número de cotas que com a emissão que vai ter vai me levar de volta ao número de cotas original. A diferença está em 15% do preço de mercado.
Fii de papel eu olho o VP um pouco pra comprar, mas não descarto por ele. Eu tento verificar a renda estimada pela divisão dos indexadores e do prêmio e pondero pelo Risco que eu estimo que tenha. Nessa parte tem muitas incerteza, mas acho melhor do que usar só VP ou só DY
Fiz a mesma coisa.
Sempre que tiver um mínimo de margem tem que fazer isso.
Da um pouquinho de trabalho, mas o ganho de capital compensa.
Fiz a mesma coisa com recr, que poderei subscrever (vai faltar duas cotas para fechar a conta mas sempre tem sobras) … vendi hgff e recomprei para abater do ir
Tá até difícil comprar fiis tal o volume de emissões
Galera, posso tirar algumas duvidas?
1- ha tendência dos fiis cairem o preço com o aumento da selic? Vale comprar agora?
2- não curto estudar FIIs, por isso nunca tive. O que vocês me sugerem se eu quiser investir? Investir em algum ETF, fof ou Fundo?
3- possuem recomendações de fundos, etfs e fofs?
4- o que vcs acham do kisu11?
Boa noite meu amigos, espero ajudar um pouco com suas dúvidas.
1- sim/não/talvez (acho que essa resposta não ajuda tanto hauhauhau)
A maioria dos fiis tem ideias diferentes (uns buscam rendimentos estáveis, outros buscam melhorar o portfólio, outros querem desenvolver) uma selic alta afeta na maioria das vezes todos os investimentos de renda variável pois afeta suas precificácoes (geralmente calculamos os preços com base em títulos longos/ ntnb)
Veja que mesmo sendo fiis parecidos (multi ativos e do mesmo setor) muitos tem dys diferentes e precificacoes diferentes (o que permite certas trocas nos portfólio do investidor)
Vamos comparar dois fiis e dois momentos diferentes
Hglg a 180 da um dy atual (esperado digamos assim) de 5,2% ao ano (seria quase uma ntnb com ipca + 4 dando uma margem de segurança)
Btlg a 110 da um dy de 6,5
Agora veja que se a ntnb tiver uma taxa melhor para os investidores, os fiis precisam reajustar o preço o que pode afetar mais uns do que outros (tesouro tem marcação a mercado o que pode dar problemas para quem compra prefixado atualmente )
Kncr tende a dar um retorno da selic (atualmente deve ser algo melhor que o tesouro selic dado a circustância)
Então uma alta nos juros afetaria toda a renda variável (não só os fiis) mas afetaria diferentemente cada ativo específico
2- o melhor é sempre investir por conta própria (ter os próprios ativos que lhe deixam tranquilo e você gosta) mas as vezes não conseguimos acompanhar
Se você não consegue acompanhar a saída e ter um bom fof (não entendo uma vantagem de ter etf em fiis/ pode ser pela ideia de etf em ações ) se pretende tomar as próprias decisões mas ainda não tem segurança aconselho a ler os relatórios dos fofs
Quando você olhar os relatórios dos fofs, você terá uma ideia geral do mercado, vai poder escolher um fof que considera melhor (evite dicas ou argumentos de YouTuber, muitos falam que o fii e top 3 passa um mês e eles falam que não vale apena atualmente) e paralelamente você terá uma visão mais ampla ajudando a entender outros fiis.
Se não quiser ter dor de cabeça, pega um fof e seja feliz (mas olha a carteira dele e a ideia do gestor antes)
3- não tenho recomendação de nada (cada um entende o que suporta quando se trata de investimentos ou setores) mas eu acho prudente ter um norte e um balanceamento na carteira que seja algo de 20% em logístico,lajes,shopping e Cris… 10% em renda urbana e os outros 10 para fofs onde ele vai ver coisas que você talvez não note (e vai fazer você ler os relatórios e acompanhar as tendências de mercado)
No começo eu não investiria em fiis de hospital, agro, ou alguns muitos específicos por serem monos ou novos.
Estudaria estes fiis.
Logístico/industrial:
Hglg,xplg,btlg,sdil,xpin,ggrc,vilg,lvbi,patl, hlog.
(Olharia tbm os detalhes dos setores… diferença de galpão para condomínio, imóvel refrigerado e as localizações… o último relatório do hlog ele fala sobre as localizações de sp e os preços dos aluguéis)
Lajes :
Hgre,hgpo,patc,tepp,jsre,pvbi,rect,brcr, vino.
(Mesma recomendação que fiz pros logísticos , aconselho a ver os vídeos do canal Buildings pois ele comenta alguns fiis e regiões)
Shopping:
Visc, mall,hgbs,hsml, xpml
(Mesmas recomendações e tem alguns relatórios passados /não sei se hgbs ou hfof onde ele fala bem do setor)
Cris: este setor eu acho difícil de avaliar (nunca consegui avaliar bem o risco de um cri ou acompanhar eles em algum canto) por conta disso acho que é mais difícil de fazer “apostas” … o que faz com que tenhamos que escolher uma gestão que julguemos boa.
Olharia recr, irdm e hctr (irdm e hctr tem ótimas gestoras/ o que faz os preços serem salgados)
Fof:
Hfof e hgff (eu só olharia estes dois) mesmo falando somente de dois, olharia os relatórios e o que as pessoas falam de outros fofs em fóruns (evitar entrar em alguma desgraça anunciada)
Gestão e super importante: imagine que você investe no fvpq (shopping)… ótimo ativo que quando começou a pandemia, a gestora deixou de mandar relatórios e só voltou agora (o investidor ficou meio que largado) …isso deve tirar o sono de muita gente, está posição me fez evitar fiis da gestora dele.
Olharia uns híbridos e rendas urbanas tbm :
Knri, alzr, rbrp, hgru.
4- não conheço ele (acredito ser um fof passivo): se for fundo que réplica algum índice ou os maiores fiis da bolsa, eu não gosto… pois entre os maiores fiis, temos fundos de agências o que não me deixa tranquilo, tem fundos que são extremamente largados pelas gestoras… prefiro algum fof sabendo o que faz do que algum que replique…
Espero ter ajudado. Forte abraço
Show de Post…
Só complementando, kisu11 é o fof que vai seguir o Suno30. Basicamente os 30 mais fundos, excluindo FOFs, monoativos ou Fiis que não tenham pago dividendos nos últimos 12 meses. Todos tem o mesmo peso. Só achei a taxa meio alta pra só seguir o índice.
As outras opções de FOFs passivos são IFIE11 (tijolo) e IFID11 (papel, não sei se está negociando já). Lembrando que são FOFs e não ETFs, então o preço pode descolar do patrimonial.
ETF tem só um, da XP, mas pra mim, pelo menos com as regras de hoje não faz sentido, porque os rendimentos são incorporados na cota, então você acaba tendo que pagar IR sobre eles.