Eu fico surpreso com a qualidade da gestão do DEVA11, sempre que houve uma subscrição, o valor foi alocado absurdamente rápido. Os relatórios gerenciais são bastante completos, dificilmente resta alguma dúvida após a leitura. A equipe do DEVA já prevendo que o IGPM deve sofrer nos próximos meses já mudou a alocação do IGPM para o IPCA e o CDI. É uma gestão sensacional. Está dando aula em veteranos do mercado que parecem dinossauros parados no tempo.
Não entendo por qual motivo o mercado não está exigindo um ágio como nos demais fundos de papel, a minha única explicação é porque o IRDM11 está vendendo as cotas do DEVA11 a mercado ou porque os investidores somente querem fundos atrelados ao IGPM, como por exemplo, no caso do HCTR11.
Até fui olhar no relantorio gerencial do IRDM
DEVA11 722.660 R$ 85.815.875
DEVA15 690.556 R$ 82.003.525
Realmente é muita cota, estamos falando de R$ 167.819,400 Milhoes KK
Valor Patrimonial do DEVA é R$ 630.487.217,74, é quase 30% do PL do DEVA em IRDM
Não tem comprador que segure a cotação
Taxa de performance do DEVA me incomoda demais, acho um roubo kkkk
Meu FII high yield escolhido é o NCHB que já montei uma posição boa e agora to botando o pezinho em TORD pra assumir um pouquinho a mais de risco na carteira
Cenário 1.1 pós-pandemia (24 meses - vac. cai 50%)
Cenário 2.1 pós-pandemia (24 meses - vac. cai 50%)
Rendimentos
14,13%
Rendimentos
14,13%
P/VP
0,9
P/VP
1,00
Cotação
R$ 152,29
Cotação
R$ 169,21
G. Capital (bruto)
10,68%
G. Capital (bruto)
22,97%
G. Capital (líquido)
8,54%
G. Capital (líquido)
18,38%
Retorno total
22,67%
Retorno total
32,51%
Retorno total anualizado
10,76%
Retorno total anualizado
15,11%
Me parecem ser cenários bastante prováveis de ocorrer (e até mesmo conservador a depender da recuperação). Acredito ser muito difícil a situação piorar muito mais que isso, a menos que o risco de Argentinização fique extremamente claro.
Para comparação o pré-fixado mais curto disponível (07/2024) está pagando 7,80% a.a. brutos.
Estou considerando seriamente em fazer um aporte. Principais riscos além do já exposto: tributação derrubando cotação e rendimento; eleições. Sobreoferta de lajes comerciais não vejo acontecendo, a absorção líquida vem sendo positiva e não há nesse horizonte oferta significativa de áreas desse tipo, o ciclo para um novo projeto é de cerca de 3 anos. Acredito que por mais lenta que a vacinação esteja acontecendo, em 6-9 meses devemos ter quase toda a população vacinada e COVID será uma doença a se conviver como é a gripe, home-office será apenas um quebra-galho e haverá retorno para as lajes no decorrer dos meses.
Qual o motivo do IRDM estar vendendo sua posição em DEVA nos últimos dias, especialmente antes de uma nova subscrição deste último?
Era esperado que fizesse isso? Se sim, deve seguir caindo até o fim de Abril? Até a DATA COM da subscrição? Até a DATA BASE dos proventos?
De qualquer forma, imagino que esse movimento deve estar frustrando os cotistas que planejavam fazer arbitragem.
Se não me engano, o grosso da vacância deles são dois prédios em reforma que estão 100 % vazios. Acho que quando acabar as obras deve melhorar o resultado.
A multiplicação dos Fofs aos poucos vai acabar com os ganhos polpudos de arbitragem. Sempre foi o institucional que determinou o movimento nas ações, nos fiis vai acabar sendo igual uma vez que a liquidez seja decente.
Sobre IRDM, vendendo com lucro IRDM gera ganho de capital e distribui rendimentos maiores para seus cotistas. Volta a comprar via oferta pra realimentar o movimento e voltar a gerar ganho de capital. Abre o relatório gerencial e veja o quão relevante são os ganhos de capital para os rendimentos distribuídos pelo IRDM. Portanto é de interesse do gestor e dos cotistas que IRDM venda e recompre via oferta.
A questão de não desenquadrar é pq a regulação veda concentração superior a 10% do PL de um fundo em um único FII. DEVA hoje representa 9% do PL de IRDM e iria pra mais de 14% se exercer os direitos e não vender.
Se o cara que fez a contagem automática das ações fizesse uma para FII e lançar nos Meus Dividendos ou Status Invest o trabalho seria bem pouco. Não ia ficar tão confiável como a CAFI, mas daria um start.
GGR COVEPI RENDA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO
informa ao mercado que será realizada a quadragésima nona distribuição de rendimentos aos Cotistas do Fundo, referente aos rendimentos apurados no período entre 01/04/2021 até o dia 30/04/2021, nos termos do item 5.2.1. do Regulamento do Fundo. O Fundo irá distribuir o valor de R$ 0,64 (sessenta e quatro) centavos por cota. O pagamento será realizado no sexto dia útil do mês de maio de 2021 (10/05/2021), aos Cotistas titulares de cotas no dia 03 de maio de 2021. São Paulo, 03 de maio de 2021.
São os pagos mensalmente. A maioria dos FII’s avisa com antecedencia o resultado do mês e quanto de rendimento teve, além de dizer se teve retenção de lucro para posterior distribuição.
Esse informe eu copiei do “Meus dividendos”, é bom pq não preciso me cadastrar no RI de cada ativo que eu tenho.