Ele elencou quatro motivos, aumento das taxas ntb longas, excesso de emissoes, efeito manada e medo de tributação. Por isso penso que tem que focar em ativos de qualidade e de boas gestoras.
Dos seus exemplos, o xpin e o ggrc possuem uma gestão meio duvidosa, e eu não teria.
Estou tentando não seguir a manada, galera ta vendendo fiis e abrindo oportunidades, tô tentando aumentar a carteira e me aproveitar desse novo movimento.
Também não estou animado com FIIs mas descobri que os problemas sempre estiveram por lá, só que agora a cotação cai mês a mês rsrs.
Acaba que o rendimento mensal que é o maior “deneficio” também é o maior extorvo, FII só cresce via emissão. Ideal seria reter 25% do lucro para reinvestimento, não essa de reter apenas 5% acaba obrigando a ter emissões.
Eu havia lido esse comentário, mas o meu ponto não é a volatilidade do IFIX em si, eu investo há muitos anos em ações. Não me afeta nenhum pouco uma queda dos fundos imobiliários. O que me incomoda são os problemas atuais, todo dia é uma dor de cabeça e preocupação. Investimento pra mim sempre foi um hobby, gosto de ler sobre o assunto, estudar, ler relatórios, mas não gosto de ficar preocupado com essa bagunça que virou fundo imobiliário. Antes era um prazer, agora uma obrigação e nesse ritmo vai virar um desprazer.
Nesse caso, pode ter ocorrido por causa do excesso de emissoes, mercado de fii aqueceu muito, vários novos fiis se aproveitaram do momento da economia como um todo, isso tudo exige uma gestao mais ativa dos gestores, o que pode ocasionar vários problemas.
#HGRE: Alienou, por R$ 22 milhões, os conjuntos 51 e 161 do Centro Empresarial Mario Garnero – Torre Norte. O Preço é 4,62% superior ao valor contábil dos Imóveis com base no laudo de avaliação, e 79,21% superior ao valor de aquisição, lucro de R$ 9.5 milhões, R$ 0,81 por cota.
Colega, o que te faz achar que não existe condição para valorização de imóveis? Com a Selic nesses níveis de 2-6%, os ativos reais devem se valorizar no longo prazo
Eu vejo o mercado melhorando. Quando comecei em FIIs em 2011 era raro encontrar Relatórios Gerenciais. Quase todo Fii que surgia era desova de prédio. Os gestores não eram acessíveis pra tirar dúvidas. Existiam RMGs que não constavam em relatórios. Até mesmo achar informação sobre vários fundos era muito difícil.
Fora isso, eu concordo com quase todos os exemplos que você deu, menos com falta de transparência do GGRC11. Não que eu ache que eles tenham sido transparentes, mas as ações são em geral muito menos transparentes ainda.
No fundo você sabe a taxa de gestão, na empresa você não faz ideia de quanto ganham os executivos. Os fundos deixam claro de onde vem a receita. Publicam mini DREs com maior frequência. Em sua maioria, explicam o racional por trás das aquisições.
Não está sozinho. É minha maior posição, também. Tenho aportado apenas os rendimentos. Pretendo no futuro usar os rendimentos deste Fii para pagar plano de saúde.
Acho que o problema está aí.
Na minha humilde visão se focar na renda, e não no ganho de capital, melhora esse “stress”. Além do mais, entender que estamos numa fase que os FIIs vão apanhar um pouco mesmo.
Agora… se você está “pressionado” porque essas outras pessoas que você ajuda estão te cobrando demais pelas quedas recentes… well… melhor gerir somente o próprio dinheiro então.
EDIT:
Se está te tirando o sono, então é uma classe de ativos que não se encaixa no seu perfil na situação atual.
Saia dela e vá pra algo que te traga mais tranquilidade.