Fundos Imobiliários

Caro foi uma palavra bem forte rs.
Há algum tempo TRXF tem sido minha maior posição em FII. O fundo tem conseguido entregar bons resultados, e acho a relação risco x retorno nele excelente.
Tem sim uma maior concentração no grupo GPA, mas cabe ressaltar que os contratos são atipicos, além de estar com zero vacância.

trxf

4 curtidas

cadu, permita-me uma provocação. Desde o dia 02 de janeiro venho estudando FIIs; li quase 200 relatórios gerenciais. TRXF parece-me caro relativamente à realidade do mercado de FIIs hoje, onde boa parte deles está sendo vendido por bem menos que o Valor Patrimonial. Pois bem, isto por si só evidentemente não é um fator decisivo de compra ou não, eu mesmo como mencionei comprei FIIs acima do VP, como TGAR e VCRA. A questão é que pagando 10% de dividendos ao ano como o TXRF, acende-me uma luz amarela o mesmo estar sendo vendido acima do VP, pois hoje 10% é relativamente baixo. Aí você pode me dizer que o risco é baixíssimo, e eu te respondo, bem baixíssimo, baixíssimo, não me parece ser, sendo muito concentrado em um único cliente.

Vacância zero é um aspecto interessante. Alguns assumem que isto representa um risco baixo por aumentar o fator previsibilidade, ok, por outro lado, qual a perspectiva que você tem de um aumento deste ~10% ao ano…?

Não sou lá muito fã de FoFs, mas a realidade é que 10% ao ano hoje está pagando um HFOF com um upside interessante no valor da cota. Ou um RECT da vida que está pagando 10% ao ano mesmo com vacância de uns 15%.

2 curtidas

Acho importante olhar VP sim, não tanto em fundos de tijolo, mas sim em fundos de papel. Fora nestes, acho um indicador secundário para tomada de decisão.

Sobre o fator risco, concordo, mas tb nunca olho este de forma isolada, sempre peso a relação risco x retorno. Indo além, quando falamos que um Fii está com DY de 10%, cabe ressaltar que este valor se refere a distribuição feita no passado, e que não necessariamente se repetirá no futuro.

Dito isso, leve tb em conta o potencial de crescimento do Fii. Veja por exemplo o gráfico que postei do crescimento do rendimento de Trxf anual, e já se nota como o fundo vem entregando resultados. Tem muitos Fiis que não apresentam nenhum crescimento no rendimento, e outros tantos que até pioraram. Podem ser situações pontuais, sem dúvida, mas isso é um pto muito importante de se levar em conta na hora de investir.

Já invisto em Fiis há muito tempo, há mais de 10 anos, e sempre estou aberto pra ir ajustando as estratégias de investimento, mas mantendo sempre o foco em AF e no resultado a LP. E cada vez mais tenho percebido que sim os indicadores são importantes na análise,
mas o principal diferencial para ter lucro acaba sendo a capacidade da gestão em gerar valor para o acionista.

11 curtidas

obrigado Cadu, pelas opiniões produtivas. Quais são os outros FIIs que você investe…? algum em particular da minha carteira que você goste ou não goste…?

sobre o TRXF… acho um bom fundo… bem gerido… apenas penso haver oportunidades risco x retorno superiores no momento. Mas talvez meu longo prazo não seja tão longo quanto o seu. Todo começo de ano costumo fazer mudanças na carteira com base na perspectiva de juros/inflação que são ao meu ver os grandes definidores do mercado. Há também outras questões mais pontuais. O VCRR por exemplo que considero uma das grandes barbadas do momento por ter 1% ao mês (em relação à cota atual em torno de 67 reais) garantidos pela Cyrela até Maio de 24, certamente será revisto em Dez/23 - Jan/24 pois a perspectiva será outra.

2 curtidas

Seriam estes:

• Carteira de Fundos Imobiliários
Empresa Código Setor
LOGCP Inter LGCP11 Logística
BTG Logística BTLG11 Logística
CSHG Log HGLG11 Logística
Hedge Logística HLOG11 Logística
CSHG Renda Urb HGRU11 Varejo/Educ
CSHG Real Estate HGRE11 Lajes Corpor
Iridium recebíveis IRDM11 Papel - CRI
Bluemacaw BLMR11 FoF
TRX Real TRXF11 Varejo
AF Invest AFHI11 Recebíveis

E monitorando: MXRF11, KNRI11, LVBI11, HGBS11, HSML11, FIIB11, JSRE11, HFOF11, RBRF11

12 curtidas

está apostando forte em logística, interessante. Destes só tenho o BTLG mesmo. O IRDM e HGRE já tive. IRDM fechei posição, pouca coisa positiva somado aos dividendos, pelo mesmo critério do TRXF… valendo o VP tem opções de DY semelhante e mais baratos em relação à cota. Mas é um bom fundo. Dos que você monitora tenho KNRI e HFOF. Gosto do FIIB11 também mas nunca comprei.

2 curtidas

Sim, gosto muito do setor de logística, creio que o Brasil tem um baita potencial para crescimento neste setor nos próximos anos.

1 curtida

IVVB11
ENBR3
ITSA4
LOGG3
TUPY3
BBAS3
PRIO3
TRIS3
DOHL4

13 curtidas

Sobre o debate bacana que tivemos ontem sobre empresas caras x baratas para investir, lembrei de uma frase do Buffett que gosto muito e faz total sentido na minha visão:

Prefiro pagar um preço razoável por uma boa empresa, do que um preço baixo por uma empresa razoável.

15 curtidas

Rect11 tem mais risco porque tem como foco localizações secundárias e tem alavancagem. Se estiver ok com isso está ótimo.

Oujp11 é fundo de papel. Não entendi o ele como logística.

O knri11 é tijolo, não entendi o anexado a inflação. Era a revisão dos contratos ou confundiu com knip11?

Seqr11 não acompanho, só vi muita gente reclamando de uma emissão muito abaixo do vp.

Não teria hctr11 nesse momento porque pra mim parece que o prêmio sobre os jogos high grades não está tão grande.

Não acompanho tgar11 porquê não entendi muito a questão de desenvolvimento dele.

Os outros fundos ou tenho ou teria sem problemas. Você tem algum motivo para não ter colocado nenhum de shopping?

2 curtidas

obrigado pelo retorno e comentários.

OUJP é papel mesmo, não deixei claro com detalhes. É um papel que faz 60% corporativo e 40% logístico. Daí o “híbrido”, embora sei que “híbrido” normalmente não é usado neste contexto nos fundos.

KNRI: revisão de contratos via IPCA/IGP e não via CDI+ como o outro fundo da Kinea que eu tenho (KNSC)

Shopping: tenho uma posição considerável em ALSO (na verdade tinha em BRML, o pagamento inclusive caiu hoje :)), por isto não tenho foco em fundos de Shoppings para não alocar a carteira demais no setor.

4 curtidas

Mas knri é tijolo, knsc papel. Vão se comportar de forma diferente.

2 curtidas

Alguém sabe dizer se a amortização implica em ajuste do preço médio do fundo? De forma geral e em especial FI-Infra.

1 curtida

Uma duvida de iniciante: recentemente tenho visto FOFs comprando cotas de outros FOFs (dado que estao negociando com desconto).

Supondo que um FOF esteja muito descontado, nao seria muito mais vantajoso ele comprar a si mesmo? (recompra)

Edit: acabei de ver que é proibido fazer recompra… Isso explica porque alguns fofs estão comprando outros

3 curtidas

Estava respondendo e vc já editou. kkkk
Tenho a mesma informação. Os FIIs não podem comprar as próprias cotas.

3 curtidas

FOF comprar FOF é elevar a potência a taxa de administração XD

1 curtida

Mas se ele estiver mais descontado do que os outros fiis, não vejo problema em pagar a taxa

1 curtida

Se o FOF a compra o FOF B e o FOF B compra o FOF C, que, por sua vez compra o FOF A, não estariam todos, em última instância, comprando a sí mesmos reciprocamente?

5 curtidas