Fundos Imobiliários

Com certeza hoje em dia experiência dos usuários e entretenimento é um dos principais foco dos shoppings e as compras acabam sendo mais por impulso, ou seja, pessoas vão passear, comer com conforto e segurança e mesmo que não tenham dinheiro ou não tenham se programado para isso acabam comprando nem que seja no crédito por ter gostado de algo que viu. Muito difícil ter lojas disponível para locação em bons shoppings.

1 curtida

O que me preocupa são os ativos que os fundos de shopping tem, geralmente são bastante espalhados pelo país o que não te permite conhecer os imóveis pessoalmente. No caso do VISC por exemplo, tem uma participação no Crystal Plaza em Curitiba que é um shopping moribundo, o mais alto luxo da cidade no final dos anos 90, mas que viu nascer um novo shopping de alto luxo alguns quarteirões a frente, na mesma rua há poucos anos, além de inúmeros outros shopping pela cidade de padrão médio. O que ocorreu? Hoje é um shopping deserto, com lojas fechando. A saída encontrada foi instalar alguns restaurantes, escritórios e centros de educação profissional, mas ainda assim com vacância frequente e elevada e sem o fluxo de pessoas de outrora. Esse é o meu receio nesse segmento, vai manter o VALOR no longo dos anos?

1 curtida

No caso específico deste Shopping, apesar de eu ter uma posição bem pequena em VISC11, eu não conheço, pode ser que seja ruim mesmo…

Tem um Shopping em Fortaleza, que foi um dia primeiros, mas nunca fez sucesso, sempre com alta vacância, muitos espaços para alugar, pouca gente no Shopping.

Mas no geral, acho muito interessante.

1 curtida

Guipasqual, esse ponto é importante e é sempre bom tentar conhecer um pouco dos shoppings (pesquisando informações).
Aqui em Goiânia temos alguns shoppings meio problemáticos:
a) Bougainville - até um tempo atrás era muito elitizado. Depois se tornou totalmente deserto (acho que estavam até tentando vender ele). Mas fizeram um revitalização nele e locaram muitas lojas. Mas é um shopping que não tem muito movimento e volta e meia algumas lojas andaram fechando por lá. Detalhe: é um shopping que está no centro da cidade e em bairros nobres.
b) Passeio das Águas - colocaram o shopping em uma região meio deserta e afastada da cidade para incentivo, mas parece que ainda não decolou. Até um tempo atrás tinha muitas lojas sem alugar.

1 curtida

Em compensação o Flamboyant, com uma gerência “caseira”, consegue lucros extraordinários…em uma região que, quando começou, também era desértica. Tenho conhecidos que trabalhou com superintendência de shoppings no Brasil, eles sempre levam o caso do Flamboyant como inusitado, não conseguem entender como deu/dá certo. Seria um papel que eu compraria de olhos fechados, se existisse…rsrs

1 curtida

Cadu o que acha do BNFS11? Fundo de agencias do Banrisul…118,49 pagando R$ 0,89 mas com VP de R$ 91,38

Não acompanho o fundo. Mais tarde vou dar uma olhada e posto aqui.

1 curtida

O fundo tem uma liquidez muito baixa, e tem alguns processos trabalhistas vinculadas ao fundo, não entendi bem o porque.
Além disso vc tem SAAG e BBPO com praticamente o mesmo DY dele.
Ao meu ver não compensa a relação risco x retorno.

1 curtida

@cadu vc considera SAAG e BBPO no msm patamar de risco?

Vejo sim.

Bom dia , gostaria da opinião dos mais experientes sobre minha carteira de fiis , quero aumentar posição , devo comprar um novo fundo ou aumento nos que já tenho ? Obrigado

Segue minha carteira:

HGBS11 17,6%
SDIL11 18,3%
BCFF11 26,4%
GGRC11 18,4%
OUJP11 19,3%

1 curtida

Particularmente, eu prefiro uma posição mais geral em FIIs, mais aberta, menos lucro, menos risco. Eu teria ainda KNRI11, HGLG11, FIIB11, JSRE11, MAXR11,HGRE11, ALZR11… Fiis eu penso mais em quantidade e menos concentração… Tá tudo a princípio meio esticado, mas eu compro mais cego nessa parte, vou mais no equilíbrio de carteira, mais preocupado em todo mês comprar mais, talvez não seja a metodologia mais correta, mas eu compraria mais.

1 curtida

Achei a carteira muito boa.
Uma opção para melhorar um pouco mais a diversificação seria comprar MAXR11.

3 curtidas

Eu comecei com essas…
hglg11
Knri11
Bcff11
Hgre11

O que acham? Quais eu devo incluir, essas estão boas?

2 curtidas

Essas são algumas das opções mais “famosas” do mercado. HGLG está particularmente caro no momento, estudaria GGRC no lugar por questões de preço. os demais estão em valores razoáveis em relação ao VP.

3 curtidas

Trocaria tb HGLG11 por Ggrc11.
E trocaria Knri por MAXR11.

2 curtidas

Vou postar aqui pq não achei tópico específico para o NSLU11.

Fato relevante: "Nos autos do Processo nº 0228774-67.2011.8.26.0100, referente a ação revisional de aluguel ajuizada em 2011, foi proferida decisão judicial autorizando o levantamento, pelo Fundo, do valor depositado pelo locatário Hospital Nossa Senhora de Lourdes como incontroverso, no montante de R$ 5.069.865,56 (cinco milhões, sessenta e nove mil, oitocentos e sessenta e cinco reais e cinquenta e seis centavos), o qual não será mais objeto de discussão pelas partes no âmbito de referido processo. O valor acima citado ainda está sujeito à eventuais ajustes em virtude de correções, juros e/ou custos judiciais.

A Administradora ressalta que para o Fundo receber referido valor ainda devem ser cumpridos determinados trâmites administrativos junto a Vara responsável pelo processo.

A Administradora manterá seus cotistas e o mercado informados sobre qualquer novo andamento relativo ao recebimento do valor ora mencionado"

https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=49378

1 curtida

qdo começar a liberar as sobras ?

Vou fazer isso, obrigada!!!

Irei trocar, obrigada!!!

1 curtida