GRND3 - Grendene

A impressão que tenho é que GRND3 precisa que a economia melhore para melhorar, acho que a economia melhorando deve melhorar…

2014 pra cá foi um período muito ruim da economia, melhorando, acho que a GRND melhora…

Tenho posição pequena, me sinto confortável em “deixa e esquecer” posições pequenas… Aqui não sei nem se estou em prejuízo pois minha última compra acho que foi em 7,31…

Em Cielo situação muito mais complicada. Lá estou com prejuízo grande… Mas tb é posição pequena, não tira o meu sono…

Tenho o mesmo pensamento. É um setor que em períodos de crise tende a sofre, assim como o setor da construção civil e industrial. Assim, com o aquecimento da economia ele volta a crescer.

Concordo com você Fortaleza. Adoro essa postura também. Tenho uma pequena parcela na Grendene.

Exato, colega. Economia em crise afeta todos (menos políticos rsrsr). Trabalho no setor público e tivemos que fazer uma gestão de custos absurda (cortar gastos de todos os lados).

Fortaleza, pode ser interessante você procurar algum profissional da área de custos. Pode lhe ajudar a cortar certos custos que prejudicam o negócio.

3 posts were merged into an existing topic: Off Topic - conversa informal

vocês acham que ela vai investir em outro setor com esse caixa??

Acho difícil alguém saber. Só sei que ela continuará no setor de calçados e que provavelmente tentará melhorar sua estratégia para recuperar as vendas.

Já tentaram uns anos atrás e o negócio não vingou:

No press release a administração deu sinal de que não vê oportunidades de curto prazo para remunerar o capital parado. Nada é impossível, mas não vejo esse como o cenário mais provável.

1 curtida

Estava trocando uma ideia com a minha mulher, que é viciada em calçados… rsrsrs

Pontos levantados:

  • a Grendene veio passando por um aumento de preço muito forte, principalmente na Melissa.
  • a pirataria dos produtos da linha Melissa é enorme. Tem muitas opções no Mercado Livre. (Ela só compra os falsetas).
  • eles possuem algumas marcas que vendem o mesmo produto na Zaxy por 89 e na Melissa por 130. Ou seja, as próprias marcas podem estar se canibalizando.
  • a última coleção não estava muito bonita.

Acredito que a empresa consiga sim descobrir os motivos, não seriam tão amadores, e deve estar muito ligado a jogada entre marcas e coleções.

Não encontrei a receita por marca, mas eles já deram indícios de que o problema é com o público mais baixa renda.

Acho importante não olharmos só para o volume de pares. A empresa pode estar se reposicionando e tentando vender algo com mais valor agregado.

Eu estou aproveitando para comprar mais (percentual pequeno do patrimônio), acho que esses erros podem acontecer e estou apostando em uma recuperação.

Tentando ser otimista enquanto o mercado está pessimista… rsrsrs

4 curtidas

Levantaram um bom pto, o avanço da pirataria de seus produtos. Não sei que peso isso poderia ter para afetar negativamente o balanço, mas em algumas empresas isso causa um estrago grande, como em Souza Cruz.

3 curtidas

Exatamente Cadu. Inclusive, esse ponto deve ser levado em consideração no caso de compra de ações de empresas do setor roupas e calçados.

1 curtida

Minha esposa adora comprar Melissa para minha filha, já comprou um monte, mas acha caro, um dia desse ela comprou uma sandália da Ipanema, disse que ia comprar Havaiana, mas além de mais cara, era muito dura, e a Ipanema era super confortável.

Não sei, mas acho que a economia voltando a crescer, a Grendene consegue voltar a crescer junto.

Mulher costuma gastar muito com roupa sandálias etc, e quando é com filha, acho que gasta até mais.

Em relação à pirataria, meu ponto pessoal, que talvez quase ninguém pense como eu, é que não se deve comprar calçado para criança pirata, pois um calçado mal feito para qualquer pessoa, mas para criança muito mais, pode causar sérios danos.

3 curtidas

Então a Grendene tem boas opções mais baratas.

Mas realmente os últimos resultados têm sido frustrantes.

1 curtida

Quanto a piratiação eu digo a vc, cada vez estão mais perfeitas e com melhor qualidade e se a diferença de preço for muito grande todo mundo vai no pirata, certeza. Então, a empresa vai ter q ter um bom marketing e um preço muito competitivo para diminuir as perdas com a piratiação.

Semana passada estava conversando com um amigo e ele estava usando um sapato da osklen, ai comentei com ele que não dava nem a pau 400 reais nisso. Simplesmente ele me disse que era falsificado e que pagou 100 reais nele. Não apenas isso, mas ele disse que qnd comprou levou na loja oficial da osklen e comparou la com o original, jogou verde pra vendedora dizendo que tinha comprado com um bom desconto, mas como não tinha comprado numa loja oficial da osklen ficou com receio de ser falsificado. Simplesmente a vendedora confirmou a originalidade. Não havia diferença nenhuma entre eles, nem na marquina da coroa… Ele me disse agora que só compra oslken com esse vendedor…isto é falsificado…enfim, as falsificações estão cada dia mais perfeitas e por um preço irrisório.

1 curtida

Produto pirata não tem qualidade, igual óculos Ryban, original R$500 e o pirata R$30 reais, se vc me der para eu dizer qual é original e qual é pirata, eu não sei te dizer, são visualmente iguais.

Mas o pirata não tem qualidade, a lente não presta, não protege da luz solar como um original.

Quem produz nem se identifica, se importa apenas de ser esteticamente muito parecido, que é o que a maioria das pessoas se importam.

Mas um calçado falsificado pode trazer danos imenso para uma pessoa.

Talvez as pessoas não saibam disso ou não se importem com isso.

3 curtidas

Pessoal, Só add informações aqui sobre o realese que a empresa repassou… as exportações da Grendene CAÍRAM 37%…É muita coisa, principalmente pelo fato de no mesmo período ter subido em quse 8% a exportação de calçados no Setor. Ele perdeu espaço para concorrência, não só mercado ciclico e em baixa que a prejudicou, pois as exportação no setor subiram

O que mostra uma acomodação/desleixo da grendene em relação a seu Market share. Perdeu muito para concorrente, possivelmente por conta do aumento gradativo no preço do produto sem a contrapartida ( aumento de qualidade,designer melhor, ou até o próprio marketing de vendas que foi muito ruim ). Enqto isso a concorrencia provavelmente fez sua parte e entregou produtos com melhores preços…

Colegas aqui postaram a subida brusca e sucessivos reajuste de preço dos produtos e tb apontaram a perda do market share. Com essa queda exportação é mais um indicio disso…

Diante disse, será mesmo que a empresa desse porte não sabe o que aconteceu ou não sabe o que fazer ?! será que ela não deixo de veicular certa informaçoes no release ?, um documento publico que qq pessoa tem acesso ( ou empresa ), inclusive a concorrência. Será que eles deixaram de informar as medidas a serem tomadas propositalmente por conta da concorrência acirrada que há no mercado ?

veja que no release eles mesmo deixam claro uma coisa: Não esperavam por esse resultado, da a impressão que eles não levaram em consideração a concorrencia e se deram mal.

3 curtidas

A exportação caiu forte mesmo, mas isso a empresa já vinha apresentando quedas nos últimos tri. Acredito que o que pegou mesmo de surpresa foi a forte queda no mercado interno, de - 27%. E a maior parte da receita vem daqui. Chegaram a ventilar que pode ter sido queda no setor ou da economia do país em geral. Estou ansioso para olhar o balanço dos concorrentes para vermos se esta queda tb foi vista neles, ou foi isolada aqui.

4 curtidas

Verdade, olhando agora o resultados dos outro trimestre a queda nas exportações foi mais gradual, diferente da interna nesse 1T19

1 curtida

Empresa GRND3
Cotação atual 7,21
Preço alvo pelo PSBe esta em 12,20 com potencial de crescimento de 69%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 5% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 10,50.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de 3% p/ os próximos 5 anos.

grnd

13 curtidas