GRND3 - Grendene

https://www.sunoresearch.com.br/noticias/grendene-queda-lucro-acoes/

Segue análise que fiz em relação a quantidade de pares vendidos, preço médio por par e custo médio por par - Período: 2014/2019.

Observações:

a) Custo e Preço - estão aumentando desde 2014.
b) Vendas (Milhares de Pares) - está sinalizando uma tendência de queda desde 2014.
c) Vendas - a maior quantidade de pares vendidos foi no 4T2014 - 100%.
d) Impressão - que ela está perdendo market share.
e) Como o Cadu afirmou acima, ela não conseguirá recuperar no curto prazo (mais provável médio prazo).

10 curtidas

Muito legal os esquemas gráficos.
Fica nítido que a empresa vinha compensando a redução do volume com o aumento do preço. A estratégia deu certo até 2018.

2 curtidas

Muito bom cara, parabéns por compilar os dados e montar essa análise.

Custo por par saiu de r$ 6,00 para r$ 9,00 (alta de 50% enquanto o IPCA no período foi de 34%) mas como o preço subiu ainda mais acaba não sendo lá grave - a menos que o consumidor tenha ficado mais sensível ao preço (elasticidade preço da demanda) ou que a empresa venha a perder os incentivos fiscais no nordeste.

O que achei mais interessante foi observar os ciclos no gráfico de pares vendidos, olhando só ali cotação deve vai renovar mínima na casa dos 6,50.

4 curtidas

Um detalhe que talvez facilite uma melhor visualização p/ análise, seria usar aqui o gráfico anual, ao invés do trimestral. Isto pq a empresa sofre com as sazonalidades, o que deixa o gráfico trimestral muito volátil. Por exemplo:

grnd2

grnd1

7 curtidas

Olá, sou um B&H iniciante, e confesso que mudei muito minha mentalidade depois de começar a ler este fórum.

Vejo muito B&H que na verdade são Buy & Esqueça o ativo na carteira. Esse fórum me fez esquecer isso um pouco. Tenho GRND na minha carteira e essa é a primeira vez que tenho prejuízos. Gostaria de adicionar duas pequenas coisas à discussão, que é a minha atual mentalidade:

  1. B&H: por tudo que aprendi até agora, vc não tem que comprar e ficar com a empresa achando que ela é sólida pra sempre. GRND vem de 2 resultados ruins, pelo menos o alerta já deveriam ter ligado…independente dela ter um puta caixa, ela vem piorando. Quem sabe se ela vira uma Eternit da vida, ou recupere? Não dá pra saber…mas o sinal que ela dá é de queda. Aceitem e procure empresas melhores.
  2. Não foi Buffett que falou para investir em empresas que dependemos para viver? Saber que ninguém precisa de sapatos para sobreviver, com uma economia ruim, é mais uma lição já mencionada e que não prestei atenção.
4 curtidas

Cadu, tem razão. É que os dados estavam trimestrais. Mas joguei para anual e fica nítida a queda nas vendas desde 2014.
Eu consegui achar os dados da Alpargatas (somente calçados de 2018) e demonstra que as vendas foram bem maiores.
Acredito que para médio e longo prazo ter ações da Grendene é um caso a ser estudado mais.

5 curtidas

Setor de varejo é bem complicado mesmo de analisar. Tem que procurar entender bem o negócio da empresa e acredito que a diversificação de produtos ajuda muito (vide Renner e Riachuelo).
Outro detalhe é que essa visão de “comprar e esquecer” foi e é muito aplicada nos EUA, pois eles tem um histórico muito bom de empresas e outros fatores no país que contribuem para isso. Já para Brasil não se aplica de forma alguma “comprar e esquecer”. Tem que “comprar e acompanhar mesmo rsrs”.

5 curtidas

Eu acredito que essa tendência uma hora vai reverter. Não vejo o mercado de calçados com entrada de forte concorrência como o de adquirência (Cielo) ou um risco judicial grave (Eternit). O maior risco aqui é calçado chinês roubar market share por falta de competitividade nossa. Ainda assim, se houver crescimento no consumo do Brasil, invariavelmente GRND conseguirá melhorar suas vendas.

Claro que a própria empresa pode melhorar seus produtos, sua precificação… Ela vem falhando no dever de casa há algum tempo e esses números demonstram isso.

Não indicaria para B&H, visto que temos outras empresas mais interessantes, mas não vejo GRND falindo ou algo do tipo. To 100% fora do ativo. Se cair demais, compro sem medo.

1 curtida

Concordo com você. Acredito que vai cair mais o preço esse ano. Penso que possa voltar a melhorar ano que vem.

1 curtida

Tenho mais de 10 anos de bolsa, e fui desenvolvendo umas regras próprias…

Essa questão de admitir que escolheu errado, assumir prejuízo é uma delas. Acho fundamental (embora não seja a minha opinião em relação à GRND3 no momento).

Outra mais importante é não ficar com peso alto em nenhum ativo (hoje tenho três exceções a essa regra Itaú (itsa4+itub3), Ggrc11 e Lren3).

Então aqui GRND3 vou manter minha posição pequena, se a ação cair muito, vou estudar melhor para vê se vale a pena aumentar posição.

Tenho uma pequena clínica médica, e estou sofrendo muito com o fraco movimento, minha receita em 2019 está uns 40% menor que em 2018 que já não era tão bom comparado aos anos anteriores é o pior ano desde que abri em 2011). Estou inclusive pensando em fechar, as outras clínicas do centro de Fortaleza também estão sofrendo muito.

@rafaelowarrr vc falou que tem um negócio, como ele está? Vc tem há quanto tempo? Faturamento e lucro aumentando? A minha impressão é que a economia está pior do que a gente está vendo pelos índices…

5 curtidas

O negócio não é meu. Trabalho com Business Development em empresa fabricante de aerogeradores.

E por incrível que pareça, o setor está bastante aquecido e teremos 2 importantes leilões este ano: o primeiro no final de junho e outro provavelmente em setembro, grandes players estão se preparando para os mesmos focando em projetos solares e eólicos, players como CPFL, EDPR, ENEL, ENGIE.

Boas expectativas até o momento.

A impressão que tenho é que GRND3 precisa que a economia melhore para melhorar, acho que a economia melhorando deve melhorar…

2014 pra cá foi um período muito ruim da economia, melhorando, acho que a GRND melhora…

Tenho posição pequena, me sinto confortável em “deixa e esquecer” posições pequenas… Aqui não sei nem se estou em prejuízo pois minha última compra acho que foi em 7,31…

Em Cielo situação muito mais complicada. Lá estou com prejuízo grande… Mas tb é posição pequena, não tira o meu sono…

Tenho o mesmo pensamento. É um setor que em períodos de crise tende a sofre, assim como o setor da construção civil e industrial. Assim, com o aquecimento da economia ele volta a crescer.

Concordo com você Fortaleza. Adoro essa postura também. Tenho uma pequena parcela na Grendene.

Exato, colega. Economia em crise afeta todos (menos políticos rsrsr). Trabalho no setor público e tivemos que fazer uma gestão de custos absurda (cortar gastos de todos os lados).

Fortaleza, pode ser interessante você procurar algum profissional da área de custos. Pode lhe ajudar a cortar certos custos que prejudicam o negócio.

3 posts were merged into an existing topic: Off Topic - conversa informal

vocês acham que ela vai investir em outro setor com esse caixa??

Acho difícil alguém saber. Só sei que ela continuará no setor de calçados e que provavelmente tentará melhorar sua estratégia para recuperar as vendas.