GRND3 - Grendene

Eu parabenizo todos que ainda tem o papel.

Eu comprei há muito tempo, e vendi pouco tempo atrás (acho que por volta de R$8.00 se não me engano), não lembro exatamente como foi, mas não foi um, nem 2 trismestres ruins, já há um tempo os números vem piorando…

1 curtida

O racional é o mesmo de quem compra FESA, UNIP, TUPY e outras, elas aparecem baratas, mas na verdade estão em baixa no ciclo. Devem andar de lado ou até o Brasil deslanchar, ou até a crise global estourar. Quem compra pensando no longo prazo pode ser um bom negócio, mas precisa de muita paciência.

2 curtidas

Eu entendo a tua análise. O que não consigo ver é que Grendene esteja barata agora.

1 curtida

Não acho que esteja barata. Só que está vindo de 4-5 anos de crise no setor e isso pressionou todos os números da empresa, agora pense no que acontece se a receita aumentar 30/40/50% - como a empresa está com muita capacidade ociosa isso vira praticamente tudo lucro, o lucro pode facilmente dobrar no médio prazo com a recuperação econômica no Brasil, desde que a empresa esteja competitiva quando comparada aos seus principais concorrentes. Aí o P/L esticado vira P/L médio da empresa, fazer grandes negócios com ações é comprar risco e futuro.

2 curtidas
2 curtidas

a redução de receita por par deve ter sido cortes de preços propositais devido à perda de marketshare no 1S2019 , não acha?
se for, seria até bom, mas realmente os lucros tem miado comparando o último ano inteiro,

e concordo em relação ao caixa, com toda essa queda de juros já é hora de distribuir e/ou pensar em investimentos um pouco mais agressivos,

acho que ninguém aqui falou que tá barata, e realmente, também acredito que está deixando de ser, faz 1 ano que não aporto nela

1 curtida

Esse caixa só pode ser usado pra investir. Ela não pode distribuir como dividendos pois é parte de isenção tributária que o CE concedeu para que houvesse geração de emprego e investimentos.

1 curtida

Mas poderia comprar participações em outras empresas…

Mas aí já foge do negócio. O negócio dela eh vender calçados. Se ela não consegue gerar lucros com a venda de calçados eu já fico com o pé atrás com a empresa, independente do caixa dela.

O lucro dela tem q vim da venda de calçados e não de aplicações do vultuoso caixa dela em cdb, tesouro ou se já qual investimento, muitos menos investir em outro negócio como ela já tentou e fracassou. Fazer isso já desvirtua o negócio e já prova q ela não eh tão boa assim no q faz e não aguenta a concorrência.

6 curtidas

Não sei se poderia usar pra comprar participação em outras empresas. Isso não geraria empregos locais a princípio.

Poderia gerar empregos em empresas locais com mais investimento, mas provavelmente não há nada de interessante que a empresa viu até agora.

Talvez fazer alguma parceria com arezzo e levar ela pro ceará kkkk

Eu sou péssimo para avaliar empresas a fundo , mas o ponto que você tocou é óbvio , se ela vem perdendo mercado de que adianta um caixa desse ? E o aumento da cotação que muitos estão utilizando como bala para atirar nos que saíram após os últimos resultados é pelo Bull market e não pelos fundamentos terem melhorado. Tem um monte de exemplos ai nos últimos meses !!!

2 curtidas

Na verdade é uma área cinzenta. A empresa optou por não distribuir este caixa vindo da parte das isenções, mas não tem uma obrigação certa de fazer isso. Cabe interpretações sobre o assunto.

3 curtidas

a103, essa questão de participação é muito relativo (vide Berkshire). Quando começou era uma empresa do setor têxtil. Devido aos diversos problemas, Buffet partiu para outro rumo e veja no que a empresa virou. Muitas empresas passaram e continuando passando por processo de transformação (melhor exemplo, Amazon hoje em dia), devido ao clima dos negócios. A IBM, por exemplo, era do ramo de hardware e mudou para software (inclusive, na época foi o que motivou Buffet a investir nela, devido a possibilidade de vantagens competitivas nessa área da TI) Já a Samsung tem um leque imenso de setores em que atua. O que faz acontecer dentro de uma empresa é a gestão (esse é o calcanhar de Aquiles). O ponto central que eu vejo na Grendene, no caixa dela e até em outras empresas (Weg, Itaúsa etc) é que o Brasil é um país muito ruim e difícil para investir (burocracia, excesso de custos, inadimplência, tributação etc). Nós que somos investidores já sentimos isso na pele.

5 curtidas

não, com certeza, me referi à investir no ramo mesmo, é que a galera já ta tao acostumada com essas aquisições de qualquer coisa que já pensam assim kkkk

1 curtida

poisé, questiono a isenção juntamente no que falei… vai chegar num ponto que pegar essa isenção não fará tanto sentido

isenção pra ficar aplicando em RF?

2 curtidas

Cadu, eu vi acho que foi na teleconferência da MDias Branco a mesma informação. Que parte do lucro era não distribuível como dividendos pois vinha de benefícios fiscais.

2 curtidas

Queda de hoje seria a queda dos números da indústria em -1,2%

1 curtida

Uma research deu recomendação de venda hoje

2 curtidas

Resultados pintando no dia 13/02, ações foram de quase 13 até abaixo de 11 no momento. Será que ciclo de piora nos resultados continua ou o 3T19 inicia uma reversão/recuperação? Como tem sido o fechamento anual das varejistas para se ter uma ideia das vendas? Ainda estou com PM confortável, mas a depender do resultado que vem por aí o preço passa a ser interessante para compra ou um momento interessante para venda, a quarentena que o papel ficou aqui deixou ele muito diluído na carteira.