GRND3 - Grendene

É isso mesmo.

Screenshot_20180602-193702_1

2 curtidas

obrigado

1 curtida

Ahhh, foi você? DEVOLVE AS MINHAS AÇÕES, ELAS SUMIRAM!

(Bincadeira, minhas ações sumiram mesmo, mas estou esperando a corretora se acertar antes de reclamar).

3 curtidas

Alguém acompanha a empresa bem de perto? Acreditam fortemente que ela se lateralize em 7,xx no curto prazo? Tô pensando em comprar um pouco dela, mas queria esperar os 7,xx.

1 curtida

GRND tem um suporte forte nos 7,80. Ali é um bom pto p/ início de posição.

4 curtidas

GRND3 - 2T 18
Resultado razoável. Segue em linha com o do trimestre anterior.
Crescimento de 9% no resultado operacional, mas queda no lucro devido a redução da receita financeira.

grnd

6 curtidas

Cadu, essa evolução de 9% no operacional é muito boa, não? Não me parece “comum” essa evolução na GRND? Claro que o que atrapalhou foi o resultado financeiro por conta da baixa dos juros, mas essa evolução operacional me parece muito boa.

2 curtidas

É comum sim Pelicano, ela vem mantendo esta crescimento do operacional há um bom tempo. No ano de 2017 cresceu 15% frente 2016, e no trimestre passado o EBIT cresceu 10%.

3 curtidas

Caraca, não tenho acompanhado muito de perto…sei que a empresa não é uma campeã em crescimento operacional. Todavia, está bom até.

3 curtidas

Boa noite!

O que acham desta “análise” feita pelo Bruce Barbosa?

Grendene (GRND): sofrendo com a perda fixa

Simples. Grendene, resumidamente, é uma montanha de dinheiro que não pode ser tocada.

A companhia acumulou 50 por cento de todo seu ativo (os investimentos que a empresa utiliza para produzir calçados) em caixa.

Sim, este número é enorme.

Como o dinheiro vem de benefícios fiscais, Grendene não pode pagar dividendos com o caixa, só pode investí-lo na produção.

Confiar tamanho caixa para o Sr. Grendene, com um histórico de investimentos, digamos, controverso é bastante complicado. São 1,9 bilhão de reais parados no caixa.

E os resultados de GRND refletem este fato.

Apesar de afetada pela greve dos caminhoneiros, a companhia vendeu volume maior no mercado interno, mesmo com queda em seu preço médio.

Receita líquida +1,4 por cento, Ebitda +9 por cento, mas lucro -28 por cento.

A montanha de caixa de Grendene rende CDI, que despencou.

Operacionalmente Grendene é ótima, mas o enorme caixa estraga a festa (nunca imaginei que fosse falar isso. E GRND não é nenhuma pechincha a 11x Ebitda e 12x lucros.

Recomendamos ficar de fora de Grendene.

1 curtida

Este é um pto que já tinha chamado a atenção.
Entendo que tem investidores que olham este gordo caixa como um empecilho, pois hoje a renda fixa está com baixa rentabilidade. Porém em tempoa de crise, este gordo caixa que conseguiu manter a estabilidade dos resultados. Por isso grendene tem atravessado os períodos conturbados da nossa economia sem sofrer muito com queda na rentabilidade.

Por conta disso, eu vejo este gordo caixa como uma ótima segurança para o investidor a longo prazo. Mas olhando a curto prazo, com a queda da selic, hoje este caixa não está turbinando os resultados como já fez outrora. E o investidor que olhar mais a CP verá este caixa só como um entrave a rentabilidade.

O fato de não aplicar em outro investimento demonstra a seriedade da empresa, que prefere selecionar bem onde aplicar. No passado tentou entrar no ramo de móveis mas não teve sucesso.

E temos dois exemplos de empresas que já tiveram em posições similares. Fesa até hoje tb mantém um gordo caixa, que serve para atravessar crises mantendo se lucrativo, e continua performando bem. Já Eter foi uma que usou seu caixa para diversificar seus produtos, mas não teve sucesso, e hoje se encontra em recuperação judicial.

Obs: o caixa da grendene embora boa parte seja do incentivo fiscal, tem uma parte tb que é da retenção do lucro liquido. Ou seja, não é só de incentivo fiscal como o analista equivocadamente comentou.

3 curtidas

Cirúrgico!

E como dito, no CP pode ser um empecilho, porém já com projeções do BC para 19, teremos uma Selic de 8%; beneficiando nossa grnd.

Obrigado, Cadu

2 curtidas

Eu penso que caixa grande é uma coisa boa!!! :stuck_out_tongue:

1 curtida

Perfeita a análise do Cadu! Muito melhor do que a do “pseudo equity research analyst”…

2 curtidas

Vai entender… quando vc pensa que já ouviu de tudo me aparece uma pérola dessa.
Ter um caixa cheio de grana…Que problemão, heim!!! kkkkkkk

Me lembrei de uns comentaristas de futebol da band nos anos 90… era só o time fazer 2 x 0 que eles diziam que não gostavam desse placar, que era muito perigoso, pois o outro time poderia fazer um gol, se empolgar e partir pra virada.

2 curtidas

A comparacao vom essa do 2x0 foi boa

Juarez Soares era o comentarista.

1 curtida

bingo!!!

Mas depois virou um mantra e todos os outros repetiam…

1 curtida

Se não me engano a Grazziotin também esteve nesta situação (e nem sei se ainda está).

1 curtida

Ainda tem caixa considerável, 25% do valor de mercado, ou seja R$ 5,00 por cota é apenas caixa.

3 curtidas

Uma dúvida.
Vi na plataforma uma grande queda no LPA no 1T18.
Isso é efeito do desdobramento? Ou ocorreu alguma catástrofe?

1 curtida