Iniciantes

Prezados, parabenizando a excelente ideia do site, gostaria de expor o meu ponto de vista. Sou iniciante em renda variável e noto uma dificuldade muito grande em aplicar o grande caleidoscópio de informações existentes na internet que, inclusive, são muitas vezes contraditórias. Também não acho razoável o caminho de ler livros pra desenvolver um método já que muito dispendioso e difícil extrair orientações práticas dessa forma. Seria como, por exemplo, entregar livros de anatomia e pedir pra algum realizar uma cirurgia. Não considero esse o melhor caminho. Assim, gostaria de sugestão do melhor curso para iniciante com o passo a passo. Confesso que estou entre alguns caminhos já que não quero iniciar na bolsa por conta própria. Estou entre : 1) o curso do Tiago Lacerda; 2) o curso do André Fogaça; 3) assinar algum serviço tipo a área gold do dica de hoje; 4) assinar algum serviço como o da empiricus. Gostaria de uma luz PARA O MELHOR CURSO PASSO A PASSO e o porque de tal curso ser o mais indicado. Muito obrigado.

1 curtida

Obrigado pelos elogios @Amorim

Vou te passar minha experiência pessoal quanto a isso. Os cursos que fiz, não ajudaram muita coisa. Só consegui aprender lendo e estudando sozinho mesmo. Aqui na pense rico temos um vasto material para ajudar o investidor, mas entendo que no começo fique um pouco perdido. Isso é normal com qualquer conteúdo ou atividade nova.

Por conta disso, recomendo inicialmente que se foque em aprender a leitura dos indicadores basicos de AF.

Além disso, use o nosso topico daqui do forum da Cafi, como um norte. As ações escolhidas lá são boas, e o resultado ao longo dos anos da Cafi mostra como uma boa analise fundamentalista pode ser lucrativa no longo prazo. Por sinal, quando criei esta carteira a ideia era mostrar exatamente isso.

Qualquer duvida estamos por aqui.

2 curtidas

Olá a todos !! Sou novato aqui no forum. minha primeira postagem.

Vejo que a maioria dos comentários são pessoas buscando retorno do investimento no longo prazo e na aposentadoria…

No meu caso, pretendo passar 1 ano “montando minha carteira” com investimentos mensais e depois
pretendo viver dela, tirando um rendimento mensal em FIAT. é possível fazer isso ??

FEchei um de meus negócios online que me dava uma renda mensal extra e agora preciso investir em algo que me der um retorno mensal para complementar minha renda e pagar minhas contas…

Atualmente eu invisto em bitcoins, todo dinheiro que sobra das minhas receitas eu compro bitcoins, conseguir com isso triplicar meu patrimonio, porém isso não me da uma renda mensal e pretendo hold por muitos anos e só usar quando precisar.

Pesquisei por CDI, LCI, LCA Tesouro e achei todos os rendimentos horriveis, bem insignificantes comparados aos ganhos em criptomoedas (em dash eu ganhei 140% em 3 meses, porém não é meu perfil viver de trade)… no caso dessas rendas fixas alguns no máximo 1% ao mes e depois quando abate o imposto de renda não dá ganho quase nenhum… fiquei desapontado. acredito que no meu caso seria ações Boas no exterior que me paguem um bom dividendo proporcional ao que investir , ou até mesmo debentures…

Quando clico nas empresas para avaliar elas, eu gostaria de saber uma informação mais precisa e e óbivia para analisar que não aparece que seria o retorno do investimento em dividendos. Por exemplo a COTA é de R$ 1.000,00 Quantos % desses R$ 1.000 eu vou receber em dividentos por qual periodicidade… essa informação não me parece clara em nenhuma homebroker…

Invisto em bitcoins a um ano, mas na bolsa sou completamente novato e meu foco seria em bolsas nos EUA, devido a facilidade de comprar frações de cotas… e menos olho grande do leão.

E então. É possível eu ter uma renda mensal para pagar minhas contas ??? ou investir na bolsa, só pra pensar no longo prazo e aposentadoria ?

Abraço a todos

2 curtidas

Ola @Rafael_ba
seja bem vindo.

Uma correção no seu post: “e menos olho grande do leão.” Lá nos EUA, se vc investir como investidor estrangeiro, ou seja, um brasileiro daqui investindo lá, vc é tributado nos dividendos. Ou seja, o leão tem o olho maior lá.

É possível gerar renda mensal sim, eu já faço isso na minha carteira. Ainda não me banca 100%, mas se quiser já pago quase metade dos meus gastos mensais com os dividendos.

Para isso pode montar uma carteira com 2/3 fundos imobiliários, e 1/3 ações de dividendos. Para as ações, use nossa plataforma para selecionar os ativos, focando em dividendos e fluxo de caixa estável. Exemplos: ABCB4, ITSA3, TAEE11, BBSE3, TIET11, GRND3

P/ os FIIs ainda temos poucas informações por aqui. Mas vc pode montar uma carteira diversificada. Algumas empresas atrativas que indico o estudo: BBPO11, BCFF11B, FIGS11, FPAB11, GRLV11, HGRE11, HGLG11, MXRF11, RBRD11, RNGO11, SAAG11, SDIL11 e XPCM11

Mas tb é possível montar uma carteira lá nos EUA de REITS. No blog do nosso parceiro viver de dividendos, ele explica melhor isso.

5 curtidas

Olá Cadu, muito obrigado pela resposta e pelas sugestões de investimentos…
Qual corretora utiliza aqui no BR ?
No meu caso, que quero um rendimento mensal, vc acha melhor então eu investir em uma corretora por aqui mesmo? ao invés de nos eua ?
Me interessei nos eua porque as taxas da driwealth me pareceram bastante atrativas… e a possiblidade de comprar as ações de forma francionada até atingir 100% da cota … coisa que parece não ser possivel no Brasil.
Fazer constantemente remessas dos dividendos dos eua para minha conta bancaria no BR me traria algum tipo de problema com receita? ou algum tipo de reestrição ou limite de transferência?
Consigo montar uma cateira, seguindo as suas sugestões acima que me proporcione pelo menos entre 15% a 20% do meu capital investido de forma mensal ??

1 curtida

Com foco em rendimentos mensais de dividendos, sem dúvida aqui seria melhor. Isso pq a mordida do leão é menor, e o DY aqui é maior, por conta do maior risco do país e maior taxa de juros.

Eu utilizo a Rico, mas tem outras boas, como a Mirae, que tem um custo muito baixo.
Aqui no BR vc compra qualquer empresa no fracionário em ações, é só digitar o F no final da empresa. Exemplo: ABCB4F. Nos FIIs não tem lote mínimo para compra, vc pode comprar a partir de 1 ação.

Sobre as remessas, acredito que não, pois os dividendos já são tributados na fonte. O problema são os custos de envio e o spread, então vc certamente ia perder um percentual dos dividendos nesta remessa mensal.

15% a 20% do capital investido mês é fora da realidade do planeta, nem ao ano vc consegue isso. Aqui no Brasil, onde as taxas de juros e risco são altos, e temos um dos maiores DYs do mundo, vc consegue tirar em FIIs, com uma carteira bem diversificada de médio risco, uns 0,80% mês líquidos.

1 curtida

Só 0,8 % cadu? mas a poupança da 0,5%… acho um percentual muito baixo… teria que disponiblizar um capital enorme pra ter um retorno satisfatório.

Nas criptomoedas costumo ter lucro maiores, com bitcoin, a 1 ano investindo tive um lucro de 600%… comprei uma altcoin pra testar, a dash. vendi tres meses depois com lucro de 140%… mas esse lucro é sobre a compra e venda do ativo, porque não gera nenhuma renda mensal ou dividendo…e justamente estaria em busca de algo que me desse uma renda mensal proporcional ao valor do patrimonio investido para complementar minha renda. Não sou agressivo demais pra viver comprando em baixas e vendendo em altas como muitos fazem por ai, por isso que investimento em alts não me dão rentabilidade mensal, somente aumentam o tamanho do meu patrimonio e servem como reserva de valor… caso precise usar no futuro.

Devido as circustancias, eu imaginei que investir em ações me daria ao menos uns 10% do meu capital…

O que me sugere? devo esqueçer o mercado de ações e procurar empreender?? 10% ao mes sobre capital investido é fora de realidade?? as rentabilidades variam nessa faixa de 0,8% ??

Então, mas são coisas diferentes. O lucro que vc teve no bitcoin, eu já tive tb em ações small caps, há quase 10 anos atrás. Mas isso são eventos não recorrentes, dificilmente na mesma década vai conseguir retornos altos assim. E se alta foi forte, o risco tb era alto.

Para receber retornos mensais de dividendos, gerando um fluxo de caixa estável, vc não pode correr muitos riscos, pois senão o seu capital pode encolher. Logo, a rentabilidade é menor, porém mais estável. Esta diferença que vc citou do FII x Poupança pode parecer pequena em um mês, mas isso no longo prazo dá uma diferença absurda. Mesmo se vc escolher FIIs de maior risco, vc vai receber aí algo em torno de 1% mês.

“10% ao mês sobre capital investido é fora de realidade??” É sim, só se vc for um empreendedor de altíssimo risco, ou der muito sorte em algum negócio que estoure, ou investir em micos. Mas neste caso tem que ter ciência de uma regra que sempre existirá: quanto maior a rentabilidade possível, maior o risco. Ou seja, as chances de queda forte são grandes.

Os FIIs hoje são sem dúvida o melhor custo x benefício para gerar renda mensal, pois os rendimentos são isentos de IR, dá p/ diversificar bem a carteira, tem um risco médio (inferior a ações mas superior ao tesouro direto), e apresentam uma boa rentabilidade (comparando com as outras modalidades de investimento).

2 curtidas

Cadu, obrigado pelas respostas, muito esclarecedoras…

Vou continuar lendo a respeito e acompanhando o seu forum e blog, porque como falei anteriormente sou novato em ações e é um mercado novo pra mim…

Mais uma dúvida, porque vc considera os fundos imobiliarios mais atrativos que as ações em geral?

No que tange a esfera rentabilidade. As empresas constumam pagar em dividendos menos que 0,8% do que capital investido ??

Pra mim estár sendo dificil pesquisar sobre a viabiliade de investimento nas empresas disponíveis nos homebrokers, porque não vejo claramente o percentual de rentabilidade de cada cota disponibilizada (existem outras informações , que por ser leigo não sei do que se tratam. o que realmente busco saber pra investir na cota é : vou investir x… e ganhar y em uma periodicidade de x em x meses…) e essa informação não vejo em lugar nenhum.

Citei os fundos imobiliários pois vc disse que seu objetivo seria receber uma renda mensal. E os fundos imobiliários fazem exatamente isso, uma distribuição mensal de dividendos. Além disso eles tendem a ter menos volatilidade que as ações.

Sim, tem empresas que não pagam nada de dividendos no mês. Veja que para uma empresa distribuir dividendos, ela o faz com base no lucro. Logo, se uma empresa tiver prejuizo, ela não terá o que distribuir.

Esta informação que vc procura, não existe. Isto pq o próprio nome da modalidade de investimentos já diz: renda variável. Logo, não é renda fixa, onde vc já investe sabendo exatamente o que vai receber lá na frente. O que vc tem de informação é a rentabilidade passada da empresa. Com base nisso vc pode fazer uma projeção. Na nossa plataforma por exemplo, vc pode procurar por empresas com DY elevado (lembrando que os valores informados pelo DY são anuais).

Exemplo: TAEE11
Olhando o DY dela, tem flutuado nos últimos anos entre 10% e 7% ano. Mas isso não é garantia que no futuro se mantenha. Para tal vc depende de um lucro crescente. E é aí que entra a analise fundamentalista, vc usa os dados passados da empresa para fazer projeções futuras, e ver se a empresa está barata e com bom potencial de valorização.

taee11

Uma dica para facilitar sua vida, é usar na nossa plataforma as primeiras empresas listadas nela. Isto pq eu montei um ranking com base em valor, que já faz uma pré seleção de empresas com base em valor. Isto facilita a vida do investir que procura empresas p/ investir.

1 curtida

Cadu, obrigado pela resposta! confesso que não me sinto seguro para iniciar porque fiz isso há 2 anos com as Corretoras de renda fixa e cometi muitos erros. Pensei que se tiver uma orientação inicial melhor poderei evitar repetir tal situação. Já tentei ler livros e acompanhar o conteúdo na internet mas é complicado montar um passo a passo com base nisso, de uma forma orgânica, sistêmica. De qualquer forma, reconheço o grande trabalho que vcs estão fazendo e agradeço pela resposta. Mudando um pouco de assunto. Vejo nos videos do Daniel Nigri e do Rafael (ideias radicais) que os fundamentos econômicos ainda não foram consolidados e poderemos ter uma crise, seja por fatores internos ou externos, até 2020, principalmente pelo deficit e não realização das reformas. Qual a sua opinião sobre isso? Como vc se protegeria? Renda fixa será afetada também?

1 curtida

Então @Amorim, este seria o melhor conselho que te daria mesmo: estude, vá acompanhando aqui as discussões do forum, e só comece a investir quando estiver confiante e confortável com isso. Como tinha relatado no post anterior sobre a minha experiência pessoal, há 10 anos atrás eu entrei no forum do infomoney sem saber nada de AF, e fui aprendendo aos poucos, até começar a investir.

Complementando agora com a sua pergunta, crises são cíclicas, sempre vão surgir, a questão é quando. É possível prever quando ela vai chegar? Não. Ah, mas fulano disse 5 anos antes que em 2008 teriamos uma crise muito forte! Ok, ele chutou e deu sorte, assim como outros trocentos chutaram e erraram, e não são lembrados. Veja que uma coisa é vc dar um norte, que é algo que costumo fazer, e outra é vc cravar uma data distante para um evento desta magnitude ocorrer.

Por exemplo, no governo Dilma II, eu escrevi muito sobre como era nítido que a economia iria se deteriorar, o deficit publico iria subir, e a tendência aqui do país era caminhar rumo a uma Venezuela da vida. Isso era um norte, um viés. Quando a Dilma caiu e o Temer assumiu, escrevi tb que como o governo dele já era impopular, que o Temer iria correr atrás de reformas estruturais, para fortalecer seu partido em 2018. E ele vem fazendo exatamente isso.

Agora cravar previsões de longo prazo aqui no Brasil é ainda mais impossível, pois a instabilidade política é grande. Nem sabemos se o Temer vai conseguir chegar ao final do mandato (na enquete aqui do forum eu tinha dito que ele não iria cair), nem saber quem tem mais chances de ser presidente em 2018, nem saber se o congresso vai aprovar novas reformas, então como cravar que em 2020 teremos uma crise? Impossível dizer. Eu só me arrisco a fazer estimativas no curto prazo para o cenário economico aqui do país. Neste pto, continuo otimista com o governo Temer, e a economia já vem dando sinais de recuperação. Agora com o projeto de privatizações, pode ser possível dar mais um passo rumo ao equilíbrio fiscal público.

Sobre a segunda parte de sua pergunta, depende do nível da crise. Se for uma crise forte interna, com um grande deficit fiscal a ponto de risco de calote do governo, aí a única salvação é mandar o dinheiro pra fora, ou no mínimo comprar dolar. E neste caso, a renda fixa e poupança também iriam pro buraco, assim como todo o resto dos investimentos do país.

Agora se for uma crise tipo a de 2008, onde o fator externo foi mais preponderante, aí o conselho que te dou seria ter boa parte do seu PL em renda fixa, e ficar esperando para dar o bote nas ações. Quando a queda tivesse sido expressiva, começa a comprar, em especial small caps, que apanham muito mais que grandes empresas nas crises. Falar isso é fácil, mas fazer na hora é complicado. Eu passei por isso em 2008, e parecia que o mundo ia acabar, e que o IBOV ia a zero. Era um pânico geral. Graças a AF me apeguei aos fundamentos e deixei de lado as notícias da mídia, e fui comprando. E foi onde fiz os maiores ganhos da minha vida em curto prazo.

3 curtidas

Boa noite,
Descubrir o PenseRico ontem e sem sombra de dúvidas foi o melhor material que achei na internet…
Já me cadastrei e serei assíduo por aqui.
Parabéns pelo trabalho.

1 curtida

Opa @dequinho . Obrigado pelo elogio, e teremos muito mais coisas boas pela frente… será um prazer tê-lo por aqui. Um abs.

Olá amigos, estou conhecendo a plataforma pense rico agora, e já gostei bastante. Fiquei só com uma pequena dúvida na plataforma sobre oque é aquela porcentagem que fica em cima de cada empresa, alguém já descobriu?

1 curtida

Ola @fontenelepv

Aquela barra de porcentagem é a classificação com base no ranking de valor que criamos. Ou seja, as primeiras empresas que aparecem na plataforma, e que tem uma porcentagem alta, são as mais atrativas no nosso ranking.

1 curtida

Olá a todos,

Parabéns pela iniciativa da plataforma, está muito boa. Realmente é muito difícil encontrar na web do Brasil matérias sobre análise fundamentalista, se souberem mais fontes no brasil e fora seria interessante compartilhar, conheço guiainvest, investsite, blastter, fundamentus e investing. Outra ponto relevante está no fato de não ter corretoras financiando o site, pois o conflito de interesses acaba com a imparcialidade. Já montei uma carteira com fundamento nas sugestões da CAFI, pois vou acompanhar e aprender junto. Sobre analise técnica, vocês recomendam algum site que conheçam de investidor independente, visão imparcial e real do mercado, eu conheço portal trader.

1 curtida

Que bom que gostou @sandro158

O Bastter eu não recomendo, tenho diversas ressalvas tanto a ele quanto ao seu método.

Sobre AT, eu gosto do site do Dalton Vieria, na verdade é o único que acompanho esporadicamente. Como minha AT é basicamente voltada para análise de tendência, fica fácil de eu mesmo ir monitorando este fluxo.

2 curtidas

Olá amigo, temos também um tópico específico para isto. lá possuí mais detalhes sobre a formação do ranking. visite: Ranking da plataforma - #4 por disc126

Olá @sandro158 ,
nossas avaliações são totalmente próprias sem influências de terceiros…
de qualquer forma, a CAFI é um ótimo parâmetro para seu ponto levantando. pois trata-se de votação individual dos próprios foristas, excluindo assim qualquer tipo de conflito de interesse com corretoras etc.