Iniciantes

Obrigado amigos… comprei krot3 agora 13.25…

2 curtidas

Olá. Preciso de uma planilha para acompanhar açoes e FIIs com foco no médio / longo prazo. Grátis rsrs. Recomendam alguma?
Como vocês acompanham suas ações? ( Excel, planilha on line, aplicativo).

1 curtida

Eu uso uma que montei em excel. No futuro pretendo organizar melhor p/ disponibilizar por aqui.
Recomendo as planilhas que meu colega ADP montou no seu blog: Além da poupança: Planilhas

1 curtida

Obrigado, vou testar.

1 curtida

Pergunta: Cadu. Com todo o excelente material disponibilizado aqui, mais sua inestimável ajuda a todos aqui no Fórum. Você pensa que investir em ETFs, visando diversificação, proteção contra oscilações, menores custos e tantas outras vantagens divulgadas por aí seria uma boa?

1 curtida

Não acho que vale a pena. Isto pq aqui no Brasil os ETFs tem uma série de desvantagens, a principal delas é não ter o limite de isenção de IR de 20k mês, que as ações possuem. Ou seja, no ETF se vc vender com lucro de capital, paga 15% IR sobre o lucro.

Outro pto, no ETF vc não recebe os dividendos, eles são automaticamente reinvestidos. Até aí ok, mas o problema disso no LP, é que vc acaba pagando ainda mais IR. Isso ocorre pois os dividendos distribuídos são na verdade uma isenção de IR que vc ganha da empresa. A partir do momento que o ETF reinveste este, ele entra no bolo de ganho de capital na venda, então no fim das contas vc acaba perdendo a isenção de IR que o dividendo te proporciona.

Por conta destes fatores, não recomendo o investimento em ETFs aqui no Brasil.

2 curtidas

Obrigado pela opnião. O que me mais incomoda nos ETFs, além de nao receber dividendos é levar empresas ruins só por causa da liquidez, realmente penso não valer a pena. Valeu!

1 curtida

eu uso este: dlombello®planilhas

abandonei a minha

2 curtidas

utilizo a planilha do eunaosurfonada … da uma pesquisada nesse blog que é uma planilha super completa

Para FIIs tem a da PR: Guia de FIIs - PenseRico - Planilhas Google

1 curtida

@cadu por favor gostaria de entender esse indicador PSBe . Tem algum link com explicação a respeito? Obrigado

1 curtida

Link direto do criador da fórmula:
http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=10754&sid=3daa8970fa7affc2f40d405d2ef43aa1

1 curtida

To usando também.

To achando perfeita e o autor tá atualizando ela bastante, inclusive tá pra sair uma versão nova.

2 curtidas

Pessoal, boa tarde.
Sou entusiasta da estratégia buy and hold, logo o meu foco é a compra e não a venda. Já fiz a seleção dos ativos que gostaria que fizessem parte da minha carteira, no entanto ainda possuo dúvidas sobre os melhores pontos de compra.
Diante do exposto e com base na análise técnica, quais as premissas que vocês consideram imprescindíveis para chegar no ótimo ponto de compra dos ativos?
Um abraço!!

1 curtida

A LP não faz tanta diferença assim o pto de entrada, mas sim as empresas escolhidas.
Mas olhando a CP, eu gosto de comprar nas quedas fortes. Neste pto, espere ela se estabilizar, e veja se o IFR já está em sobre venda. Também é importante olhar suportes históricos, e ver se tem algum pto que a empresa pode enfrentar uma resistência na queda.

2 curtidas

Complementando o post anterior, vou dar um exemplo recente de ECOR3. Foi uma empresa que sofreu uma forte queda no curto prazo, e eu fui no forum informando os ptos p/ compra. Basicamente usei o IFR, esperei ela entrar em sobre venda, e fazer um suporte, e comprei. Ajustando os preços p/ os dividendos, pois já virou EX depois disso, foram compras nos ptos 8,60 e depois no 8,05.

3 curtidas

Muito bom! Sobre as configurações desse gráfico, você o utilizou de forma trimestral para traçar os suportes e o IFR de 8 períodos, é isso? São essas a configurações (trimestral e IFR 8) que você recomendaria?

1 curtida

Exatamente. Fica mais fácil ainda se vc observar o gráfico SEMANAL. Voltando ao exemplo de ECOR3:

Note como ECOR3 tinha um suporte forte ali na região dos 8,75, que foi ao encontro do pto que o IFR foi abaixo de 25, entrando em sobre venda. Quanto mais abaixo de 25 o IFR fica, mais evidente que a tendência vendedora vá perdendo força. Não é indicativo que o ativo vá parar de cair, tanto que ECOR3 continuou a queda depois disso, mas é um bom pto p/ vc começar a montar uma posição.

Um outro exemplo mais recente, que mostra como nem sempre o IFR vai acertar a sobre venda na lata, é UGPA3. Ela tinha um suporte forte em torno de 61, e coincidiu com o IFR abaixo de 25. Foi onde iniciei minha posição. E depois disso o ativo caiu muito mais, chegando até a ir abaixo de 53,00. Note que o IFR hoje está em 14, o que demonstra cada vez mais que a queda no curto prazo pode estar acabando. Por isso aconselho sempre fazer a compra em partes. Se vc planejou investir X reais em um ativo, na primeira compra use 1/3 desta valor. Se continuar caindo, procure achar outro suporte, monitore o IFR, e depois compre mais 1/3. ECOR3 por exemplo eu só consegui comprar 2/3 do que tinha planejado, mas não tenho o que reclamar, o ativo já subiu muito depois disso. Já UGPA eu já comprei 2/3, e meu próximo alvo de compra é próximo dos 50,00.

Olá pessoal
Estou me apresentando pois sou novo aqui no fórum. Sou poupador e agora estou entrando no mercado de ações. Fiz um cadastro na corretora Mirae que pelo que li aqui me pareceu a melhor opção.
Tendo mais à me orientar por análises fundamentalistas, mas estou tentando aprender um pouco de análise técnica.
Gostaria de parabenizar pelo fórum e pelo site.
Espero poder contribuir com o que for possível.

Abraço

2 curtidas

Bom dia, a maioria das Ações da CAFI estão em fase de compra, hoje qual delas em tem preferencia…

1 curtida