Iniciantes

Obrigado pelas dicas @nilton1965.

1 curtida

Obrigado pelas indicações @sr_fouquet.

Boa tarde, estou estudando algumas ações pagadoras de dividendo para minha carteira. Minha dúvida é se tem uma data certa para comprar as ações e ter direitos aos dividendos e onde eu acho essa informação. Ao analisar uma ação ficamos sabendo quanto ela já pagou e é possível saber quanto ela vai pagar? Obrigado.

Acho que resumindo, as empresas são obrigadas a pagar em proventos 25% do lucro no minimo, se não me engano, algumas pagam até mais, mas se não tiver lucro provavelmente não tem proventos.

As empresas decidem quando pagam, algumas mantém uma periodicidade (1x, 2x,3x ao ano) outras é meio aleatório.

E o futuro ninguém sabe, ela pode aumentar a % do lucro q distribui, pode diminuir o quanto distribui para expandir ou investir nela mesma etc.

Quando a empresa anuncia os dividendos ou Juros sobre capital próprio ela anuncia a data ex e a data de pagamento, para ter direito aos proventos você tem que ter a ação em carteira na data anterior a data ex, se vc comprar a ação no dia da data ex aquele dividendo você não terá direito.

Explicação mais clara: Empresas Que Pagam Dividendos: Como Funciona a Distribuição do Dinheiro | Bússola do Investidor

Site que uso para ver o histórico de dividendos de uma empresa: http://www.fundamentus.com.br/ (pesquisa a ação e vai na aba dados históricos)

Site que uso para acompanhar os anúncios com data-ex e data de pagamento: http://www.dividendobr.com/

4 curtidas

@cadu

Olá, Cadu, td bem ? Me cadastrei no fórum hoje, mas já fazia alguns dias que eu acompanhava ele e, primeiramente, ótimo trabalho o que vem sendo prestado, excelentes analises e pela primeira vez estou vendo uma lógica e entendendo o mercado de ações. Está começando a fazer sentido para mim. Estou curtindo muito a dinâmica do penserico. Mas tem uma coisa que eu ainda não consigo compreender, mesmo entendendo do PSBe, FDC, valor intrínseco, dos indicadores fundamentalista, eu ainda não consegui entender como vc consegue determinar o preço de entrada pra compra da ação.

Vejo muita gente perguntado, por ex: que a ação esta cotada em R$ 24 e se esta boa pra comprar e vc dizer, por ex, que um melhor ponto de entrada seria R$ 20. Como vc consegue determinar esse valor de entrada, por meio de que média, calculo, ou parâmetro vc usa para chegar nesse ponto de entrada ?.. Já cansei de tentar entender isso, mas não consigo saber esse momento de entrada, mesmo depois de ter feito todos os cálculos ou analises. Poderia por favor me esclarecer a logica desse momento de entrada na ação.

2 curtidas

Obrigado pelos elogios.
Geralmente eu escolho uma empresa para se investir com base na AF. E para tentar maximizar o lucro no investimento, gosto de usar AT para escolher um melhor pto de entrada no ativo escolhido. Nada de muito complexo. Uso só a tendência do ativo, e suportes/resistências.
Como por exemplo escrevi recentemente em Fesa - FESA4 - Ferbasa - #77 por cadu

2 curtidas

@cadu obrigado pela respostas, mas acho que não entendi muito bem. Seria ± assim:

por ex, se uma ação estiver em tendência de alta e já tiver “testado” o suporte algumas vezes e nunca rompia o suporte, posso supor que o super é “forte” e por conta da tendencia de alta poderia usar um valor proximo do suporte para determinar um valor de entrada para ação ?

Ex2: se a ação esta com tendencia de alta, mas não tiver “testado” o suporte ainda, seria melhor aguardar pouco mais para determinar um valor de entrada por conta de não saber a “força” do suporte ?

Desculpe se estou sendo muito objectivo na analise. Mas queria conseguir entender uma forma segura de traçar um valor de entrada para ação e assim nao compra-la por um valor muito alto. Nessa AT do grafico vc leva mais alguma coisa em consideração alem da tendência da ação e seu suporte/resistencia ?

1 curtida

Exatamente, os dois exemplos que citou vão ao encontro do que uso.

1 curtida

@cadu, podes indicar algum material sobre análise gráfica básica, apenas para determinar um melhor preço de entrada?

1 curtida

Infelizmente não conheço. O que eu sei aprendi muito na base da intuição mesmo.

Bom dia pessoal,

Sou novo no forum e tenho ler muito ultimamente para evitar de fazer perguntas desnecessárias. Uma coisa que gostei aqui no forum é que aparentemente todos gostam de se ajudar e isso só enriquece o conhecimento. Gostei muito da ideia da CAFI e estou pensando seriamente em separar um pequeno montante (inicialmente) para diversificar minhas aplicações. Mas por mais que eu pesquise ainda continuo nao tendo uma certeza para a minha pergunta: Quando é o melhor momento para entrar no mercado de acoes (me refiro a carteira da CAFI)?

1 curtida

Esta é uma das perguntas mais difíceis que existe na renda variável. E isso tanto para um investidor iniciante quanto para um já experiente. Então não se preocupe em ter esta dúvida, pois ela só mostra que está no caminho certo.

Tem meios de se minimizar o risco de entrar no topo. Utilizar uma análise técnica básica, comprar ativos com bom potencial de valor, olhar o p/l histórico. Mas a melhor resposta que poderia dar é foco no investimento de longo prazo usando AF. Com isso o momento certo de entrada já perde muito peso.

1 curtida

Cadu,

Primeiramente obrigado pela resposta. Eu imaginei que a resposta seria algo envolvendo a palavra “difícil” :smile:, tendo em vista todas as variáveis. Eu estou pensando em começar com a CAFI agora nesse próximo mês. Hoje o percentual da minha carteira está dividida em 79/13/8 em RF, Multi e RV respectivamente (RV via fundos). Sei que o pessoal do forum mais experiente devem ter outras estratégias, mas para um leigo como eu tinha que começar de alguma forma. Por isso o pensamento em diversificar um pouco entrando na CAFI em Abril subindo a minha RV para 10.

1 curtida

Boa noite pessoal. Como iniciante, com foco em AF, e sem um capital muito expressivo para aportes mensais por enquanto, estou encontrando dificuldades para rebalancear minha carteira. Por isso, passarei a adotar a seguinte estratégia: quando chegar a data de aportar, consulto o gráfico de todas as minhas ações e compro aquela que o gráfico apontar o menor preço histórico naquele momento. A ideia é simples: como não tenho dinheiro para aportar em todos os ativos (portanto, terei que aportar em 01 ou no máximo 02 ativos por mês) e pretendo comprar e segurar (B&H), não faz muita diferença em qual ativo aportar, o que me leva a utilizar o critério do menor preço naquele momento. Sei que provavelmente os experientes vão rir da minha “estratégia”, mas até eu obter mais conhecimento, vai desse jeito mesmo rsrs Gostaria de saber a estratégia utilizada pelos demais colegas. Amplexos!

3 curtidas

Boa noite pessoal, admiro muito o trabalho do Cadu e considero este o melhor forum para trocas de ideias e informações sobre investimentos. Não sei bem o local mais adequado para perguntar, mas gostaria de saber se alguém opera vendido em mini indice ou aluguel de ações e por qual corretora. Muito obrigado

1 curtida

Achei a estratégia válida sim. E bacana ter vindo aqui explicar como montou e está operando.

Já fiz muitas operações de venda no indice futuro. Mas já tem quase um ano que não opero mais vendido, pois o ibov está em tendência de alta. Qualquer corretora é possível isso para operar. Mas se quiser ficar posicionado na venda do indice por mais tempo, sem ser day trade, eles pedem margem de garantia. Geralmente se tiver na carteira ativos com boa liquidez servem para a margem.

Estou pensando em pegar uma pequena parte do capital e fazer day trade no mini indice para tentar aproveitar alguma queda, valeu Cadu!

Boa tarde a todos! Estou pensando iniciar os investimentos em ações, por enquanto estou na fase de agregar conhecimento. Gostaria da opinião de todos sobre uma possível carteira inicial de ações com foco a longo prazo em dividendos e crescimento.

ITSA4 - 15%
TAEE11 - 10%
ENBR3 - 5%
HYPE3 - 10%
ABCB4 - 10%
GRND3 - 10%
VIVT4 - 5%
BBSE3 - 5%
KROT3 - 10%
WIZS3- 10%
TIET11 - 5%
TUPY3 - 5%

1 curtida

Interessante a carteira.

Da lista de ativos, não acho interessante : BBSE, WIZS, KROT e TIET.

De seguradoras, estude PSSA e SULA. Em termos de preço, pra aqueles que focam bastante neste indicadores, SULA estaria mais atrativa. No Longo Prazo, apostaria sem dúvida alguma em Porto Seguro, não atoa é a seguradora que carrego em carteira. Estude EGIE, MDIA também.

E ah, seu peso de 10% pra GRND e 5% pra ENBR não acho muito legal. Bancos, seguradoras e elétricas, via de regra, desempenham muito bem historicamente na bolsa.

1 curtida