Iniciantes

Boa tarde, estou estudando algumas ações pagadoras de dividendo para minha carteira. Minha dúvida é se tem uma data certa para comprar as ações e ter direitos aos dividendos e onde eu acho essa informação. Ao analisar uma ação ficamos sabendo quanto ela já pagou e é possível saber quanto ela vai pagar? Obrigado.

Acho que resumindo, as empresas são obrigadas a pagar em proventos 25% do lucro no minimo, se não me engano, algumas pagam até mais, mas se não tiver lucro provavelmente não tem proventos.

As empresas decidem quando pagam, algumas mantém uma periodicidade (1x, 2x,3x ao ano) outras é meio aleatório.

E o futuro ninguém sabe, ela pode aumentar a % do lucro q distribui, pode diminuir o quanto distribui para expandir ou investir nela mesma etc.

Quando a empresa anuncia os dividendos ou Juros sobre capital próprio ela anuncia a data ex e a data de pagamento, para ter direito aos proventos você tem que ter a ação em carteira na data anterior a data ex, se vc comprar a ação no dia da data ex aquele dividendo você não terá direito.

Explicação mais clara: https://www.bussoladoinvestidor.com.br/empresas-que-pagam-dividendos-como-funciona-a-distribuicao-do-dinheiro/

Site que uso para ver o histórico de dividendos de uma empresa: http://www.fundamentus.com.br/ (pesquisa a ação e vai na aba dados históricos)

Site que uso para acompanhar os anúncios com data-ex e data de pagamento: http://www.dividendobr.com/

@cadu

Olá, Cadu, td bem ? Me cadastrei no fórum hoje, mas já fazia alguns dias que eu acompanhava ele e, primeiramente, ótimo trabalho o que vem sendo prestado, excelentes analises e pela primeira vez estou vendo uma lógica e entendendo o mercado de ações. Está começando a fazer sentido para mim. Estou curtindo muito a dinâmica do penserico. Mas tem uma coisa que eu ainda não consigo compreender, mesmo entendendo do PSBe, FDC, valor intrínseco, dos indicadores fundamentalista, eu ainda não consegui entender como vc consegue determinar o preço de entrada pra compra da ação.

Vejo muita gente perguntado, por ex: que a ação esta cotada em R$ 24 e se esta boa pra comprar e vc dizer, por ex, que um melhor ponto de entrada seria R$ 20. Como vc consegue determinar esse valor de entrada, por meio de que média, calculo, ou parâmetro vc usa para chegar nesse ponto de entrada ?.. Já cansei de tentar entender isso, mas não consigo saber esse momento de entrada, mesmo depois de ter feito todos os cálculos ou analises. Poderia por favor me esclarecer a logica desse momento de entrada na ação.

Obrigado pelos elogios.
Geralmente eu escolho uma empresa para se investir com base na AF. E para tentar maximizar o lucro no investimento, gosto de usar AT para escolher um melhor pto de entrada no ativo escolhido. Nada de muito complexo. Uso só a tendência do ativo, e suportes/resistências.
Como por exemplo escrevi recentemente em Fesa - FESA4 - Ferbasa

@cadu obrigado pela respostas, mas acho que não entendi muito bem. Seria ± assim:

por ex, se uma ação estiver em tendência de alta e já tiver “testado” o suporte algumas vezes e nunca rompia o suporte, posso supor que o super é “forte” e por conta da tendencia de alta poderia usar um valor proximo do suporte para determinar um valor de entrada para ação ?

Ex2: se a ação esta com tendencia de alta, mas não tiver “testado” o suporte ainda, seria melhor aguardar pouco mais para determinar um valor de entrada por conta de não saber a “força” do suporte ?

Desculpe se estou sendo muito objectivo na analise. Mas queria conseguir entender uma forma segura de traçar um valor de entrada para ação e assim nao compra-la por um valor muito alto. Nessa AT do grafico vc leva mais alguma coisa em consideração alem da tendência da ação e seu suporte/resistencia ?

Exatamente, os dois exemplos que citou vão ao encontro do que uso.

@cadu, podes indicar algum material sobre análise gráfica básica, apenas para determinar um melhor preço de entrada?

Infelizmente não conheço. O que eu sei aprendi muito na base da intuição mesmo.