Iniciantes

Sua carteira de FIIs está muito boa @nilton1965. Talvez só pensaria em trocar MFII11, que é um FII de maior risco no longo prazo (eu tb tenho ele em carteira, mas minha carteira de FIIs é muito diversificada, com mais de 20 fundos). Sendo assim, poderia pensar na compra de um FIi de agência, como BBRC11, ou diversificar mais em comerciais, como HGRE11, ou um FII de logistica, como SDIL11 ou GRLV11.

A carteira de ações também está boa, mas eu pensaria em algumas trocas, especialmente pensando a longo prazo, tirando riscos de empresas estatais por exemplo: BRSR6 por ABCB4, CESP3 por MPLU3 e CMIG4 por ALUP11 ou EGIE3 (estão quase empatadas no ranking da plataforma).

Além disso tem outras empresas que embora, não veja grandes riscos no longo prazo, eu aho que estão caras hoje, e pensaria em trocar por outras com maior potencial de valor: BVMF3, pode ser pela CSMG3 que citou, e WEGE3 por BBSE3.

2 curtidas

Valeu Cadu,gostei da ideia de troca quanto a MFII11 vou permanecer e ficar de olho, no restante eu concordo, agradeço pela atenção obrigado.

1 curtida

Bom dia Cadu, tudo certo? 2ª vez por aqui no Fórum.
Invisto 30% da minha carteira em ações (alinhado com a CAFI) e vou começar a estudar e montar minha carteira de FIIs, que corresponderá inicialmente a 10%.
Sobre os FIIs da carteira Pense Rico: JSRE11, MXRF11,AEFI11,XPCM11,SDIL11, SAAG11, RNGO11,KNCR11,BCFF11B, quais estariam em um bom preço de entrada e quais as melhores opções para começar já que não tenho dinheiro para comprar todos de uma vez e quero também reduzir as corretagens.
Voce prevê alguma mudança na carteira de FIIs para dezembro/17?

Parabéns novamente pelo importante trabalho.
Abs.

1 curtida

Você pode investir pela Modal o custo é 1 real.

3 curtidas

Ola @jfm
Eu diria que todas estes FIIs ainda estão em bons ptos de compra.
P/ o mês que vem estou analisando adicionar FEXC11, VRTA11, HGRE11, RBRD11 e VISC11. Estes são os FIIs que estão no meu radar, e são bons fundos p/ estudo/compra. Ainda não decidi qual (ou quais) trocas vou fazer.

2 curtidas

Matéria muito interessante. Vale a pena a leitura, e na sequencia vou escrever meu ponto de vista sobre o assunto:

Isto evidencia que investimento passivo, ou seja, vc simplesmente ficar comprado no IBOV, ou nas ações “queridinhas” do mercado, não vale a pena no longo prazo, pelo menos não no Brasil. Isto pode ocorrer por conta da nossa maior instabilidade política, ou de termos uma economia menos madura.

Estes dados na matéria ressaltam dois pontos que costumo citar:

  • buy and forget não compensa;
  • Análise Fundamentalista dinâmica tem os melhores resultados no longo prazo;

É comum ver investidores iniciantes confundindo buy and hold com comprar uma ação e esquecer na carteira. Ao comprar uma ação no mínimo vc tem de acompanhar os resultados trimestrais e a cotação (nem precisa ser diariamente, pode até ser somente 1x por semana). Isto leva diretamente ao segundo pto, que eu chamo de AF dinâmica. Este é o maior exemplo da CAFI por exemplo, e o que explica em partes seu sucesso no longo prazo. Pelo menos 1x por mês seria interessante rever sua carteira, estudar aumentar/diminuir posição em ações conforme a volatilidade, e fazer trocas na carteira de ações que apresentaram piora nos fundamentos, por outras com maior potencial.

Esta AF mais dinâmica da CAFI evidencia seu sucesso na rentabilidade histórica, especialmente quando comparamos com o IBOV. E o ranking que nós na PenseRico criamos na nossa plataforma auxiliam muito o investidor a colocar esta AF dinâmica em prática.

cafi_tabela

2 curtidas

Obrigado pela dica ricces

1 curtida

ok, obrigado pela informação Cadu, vou avaliá-los também.

1 curtida

Essa rentabilidade negativa da Cafi leva em consideração somente o preço de mercado ou também os dividendos?

1 curtida

A rentabilidade da CAFI é feita igual a dos índices, ou seja, ela não leva em conta os proventos pagos. Quando uma empresa paga um provento a cotação é ajustada, e a rentabilidade também, de forma que os proventos não influenciem na rentabilidade. Igual o IBOV faz.

Ex: Uma empresa X cotada a 11,00 no começo do mês, pagou 1,00 de dividendos. A cotação foi ajustada p/ 10,00. Vamos supor que ela fechou a 10,00, logo a rentabilidade dela no mês foi de 0%.

1 curtida

Saberia me dizer qual a rentabilidade da Cafi considerando os dividendos? sem contar o preço.

1 curtida

Os dividendos em si não fazem diferença, pois são ajustados pelo preço da ação. O que faz uma baita diferença na rentabilidade é a reaplicação dos dividendos, ou seja, vc recebe este valor, e compra mais ações. Isso no LP dá uma bela turbinada na rentabilidade.

1 curtida

onde consigo a planilha da carteira

1 curtida

No final primeiro post do topico da CAFI tem o link p/ download da planilha:

2 curtidas

obrigado amigo. sucesso.

1 curtida

Boa noite. O forúm é muito bom, estou aprendendo bastante com a plataforma e com os tutoriais do blog. Eu investi em renda fixa pré-fixada aproveitando a alta dos juros e hoje consegui economizar um dinheiro que acredito ser suficiente para entrar na renda variável. Eu estou planejando adquirir ações do índice PenseRico e do CAFI, mas me surgiram algumas dúvidas:

Considere que meu perfil de investimento é pra longo prazo (mínimo 10 anos)

  1. Qual a opinião de vocês sobre comprar ações fracionárias? É melhor comprar 5 ações (um lote padrão de cada) ou dividir o mesmo valor entre 8 ações (todas fracionárias)?

  2. Ainda no quesito fracionárias, é melhor fazer aportes mensais de 500 reais em uma ação ou esperar juntar o mínimo para comprar o lote padrão (100 ações)?

  3. Fii’s não tem taxa de corretagem, nem fracionário, eu deveria esquecer ações por enquanto e colocar tudo em FII?

1 curtida

Ola @juxson, obrigado pelos elogios!

Sobre as dúvidas 1 e 2, se vc opera por uma corretora com corretam baixa, como a Mirae, vc já pode ir diversificando as compras no fracionário mesmo. Se opera com uma corretora com um custo de corretagem maior, aí sim seria melhor esperar juntar um valor p/ o lote padrão, e ir comprando neste.

Sobre a 3, aí depende do seu perfil. Vc tem um objetivo de investir a LP, o que é excelente, mas dentro disso, qual o risco que está disposto a correr? Digo isso pois aqui na plataforma PenseRico existem diversas ações em destaque no ranking de valor. Algumas com maior risco, seja por serem estatais ou por terem uma liquidez baixa (ou as duas coisas). Outras com menor risco, com fluxo de caixa mais previsível e em setores mais tranquilos (como por exemplo as ações selecionadas no indice do Express da PenseRico). E ainda tem dentro disso os FIIs, que possuem uma menor volatilidade frente as ações, o que os conferem um menor risco ainda.

Logo, vc pode mesclar uma carteira de ações + FIIs conforme o seu apetite p/ volatilidade. Qto mais ações na carteira (especialmente ações com foco em crescimento), maior a volatilidade da sua carteira. O oposto vale p/ os FIIs. Então, se vc montar uma carteira só de FIIs, tenha em mente que a carteira tende a apresentar uma menor volatilidade, ou seja, em caso de quedas fortes na Bolsa ela tende a cair menos, e em casos de alta forte na bolsa ela tende a subir menos. Isso de forma alguma é algo negativo, em diversos momentos minha carteira chegou a ficar com mais de 90% em FIIs. Porém, quando o IBOV está em viés de alta, eu tendo a aumentar um pouco mais a participação em ações, e quando inverte p/ queda, deixo o maior percentual em FIIs.

4 curtidas

DÚVIDA: Resolvi começar, mesmo com o mercado esticado para ir testando. E eu me deparei com esse problema aqui, se alguém entender o que aconteceu ou se eu entendi errado, por favor, me explica.
Eu mandei duas ordens de compra, uma de um lote de TAEE11 por 2120 reais, o que era o preço médio no momento e que eu tenho certeza que tinha gente vendendo no livro de ofertas. Pouco tempo depois, outra para JRSE11 com o valor de 99,39 por unidade.
Entretanto, no fim do dia, na minha aba de custódia, apareceu como se eu tivesse comprado pelos preços do fechamento do dia anterior: 21,49 e 99,49 respectivamente.
É assim mesmo que funciona? Não tem como comprar pelo preço que esta no momento? Fiquei confuso com isso. =/
O valor projetado na aba principal da corretora aparece -2617,95, que é 5 x 99,39 + 100 x 21,21, ou seja, os gastos descontados do meu capital estão corretos, mas na custódia aparecem errados.
Por fim, a Modalmais me cobrou 2,915 em cada ordem, mesmo o JSRE11 sendo um fundo. Devo reclamar com eles porque na propagando eles dizem que fundo imobiliário não deveria cobrar taxa de corretagem, só ações. Obrigado

1 curtida

Não conheço a Modal, então não sei dizer a respeito da corretagem que não era p/ ter sido cobrada.
Sobre o seu questionamento, eu acredito que isso seja um modo padrão que a corretora fez p/ te mostrar o lucro no dia das ações que vc tem em custódia. Provável que amanhã no final do pregão isso atualize, com o valor do Preço de Fechamento anterior com os números de hoje, e o valor atual com os números do fechamento de amanhã, te dando o resultado no dia. Ou seja, acredito que não precisa se preocupar quanto a isso.

Lembrando que a corretora não controla o seu preço de compra, e nem o seu preço médio de compra, isso vc tem de anotar em uma planilha do excel.

2 curtidas

Entendi! É só um demonstrativo de referência.
Valeu Cadu, vou começar a montar minha planilha aqui.
Obrigado.

2 curtidas