Iniciantes

Bem vinda Rafaela, eu aproveitaria as ações que estão mais descontadas e compraria mais delas. Você poderia pegar o capital total e dividir em 3 aportes semanais . Como estamos chegado próximo aos resultados do 3t é normal subir um pouco as cotações pela expectativa e seria interessante comprar um.pouco nesta semana ainda. Principalmente bbas3 entre 30,90/31,50 , bbdc3 entre 19,25/19,45 , enbr317,50/17,90 , itsa4 entre 9,15/9,35.
Tris3 está com um padrão de correção e deve buscar os 11,30/11,60. Abaixo de 11,80 já vai comprando.
Petr4 está entre 19,40/19,90 e logg3 deve subir muito nos proximos dias, pois está formando um Power breakout.
Se você comprar e após os resultados houver uma valorização muito grande de algum ativo, você pode vender e realocar em.algum que o mercado não tenha levantado muito.
Boa sorte e qualquer dúvida aqui está cheio de feras !

1 curtida

Bom dia, Galera.
Estou me preparando para no final de 2021 ou 2022 investir em um imóvel e, atualmente, tenho boa parte dos investimentos em FII e Ações. Considerando isso um curto prazo e não sabendo como o mercado agirá até lá, acredito que o ideal seria alocar esses investimentos em um local que me permita vender com maior segurança quando for utiliza-lo.

Minha duvida é o que seria aconselhável nesse caso? Procurar CDBs/LCIs de 1 ano, talvez ou investir em FIIs mais “estáveis”… como vocês administram esses casos que é um valor maior para curto prazo sem abdicar de algum retorno nesse valor?

Obrigado.

1 curtida

Com prazo de 1 ano, qualquer aplicação financeira acima da inflação já vai ser difícil, às vezes é mais fácil largar mão e pôr na poupança mesmo. Mas saindo do discurso politicamente correto, tentaria vender ao longo desse período e não de uma vez, 12 meses é um prazo decente. Vende primeiro os ativos de menor volatilidade ou que estão acima da média dentro de um período de 52 semanas e vai observando o resto. Vender um banco neste momento seria jogar dinheiro fora.

1 curtida

Não sabia ao certo em qual tópico levantar essa questão, vamos no iniciante mesmo.

Quando iniciei em investimentos estávamos acostumados com uma selic rondando os 10% a.a., ao analisar as empresas um P/L de 7, já indicava um bom ponto de entrada. Imaginando um cenário de Selic a 3% a.a., seguindo a mesma premissa um P/L de 25, já seriam suficientes para bater a Selic. Antes a previsão de lucro dos investimentos necessitavam apenas um período “curto” de tempo para valer a pena, e agora estamos investindo contando com um cenário muito longo (ainda mais para o Brasil)

Minha questão é, “se cobra” um prêmio maior em função do risco do prazo do investimento? Ou aceita que o novo cenário é esse?

Usei o P/L apenas como exemplo, mas a duvida fica para os outros indicadores tb, ROE, EV/EBIT.

2 curtidas

Sim… exatamente o que eu penso. Fiz bastante aporte durante a pandemia principalmente no ápice da crise, então a carteira já está bem positiva, mas acredito que ainda há bastante margem, principalmente nos bancos, para continuar subindo.
Voce quis dizer realmente os de menor volatilidade ou maior? Pois os que tivessem maior volatilidade teria mais risco, não?

Obrigado…

1 curtida

@nanah, como a RV é um investimento de LP, não se usa a Selic, mas os juros de longo prazo, de 10 anos por exemplo, estes tem girado em torno de 8,3%.

@viictoorh, eu supus que os ativos de menor volatilidade já estivessem em um preço razoável para venda e mantê-los adicionaria risco desnecessariamente, enquanto os outros talvez valesse a pena esperar por terem caído muito.

1 curtida

Eu tive uma situação semelhante, mas no meu caso era pra construção da casa mesmo… Se tivesse deixado td em renda variável, teria levado um belo tombo em março… qdo td vai bem a gente fica pensando pq não colocou td em renda variável pq subiu 30% e tal… mas por sorte segui minha estratégia e o valor da construção estava em renda fixa mais conservadora… Então minha recomendação é praticamente igual a do @sr_fouquet, vende aos poucos… e iria colocando em LCI/LCA liquidez diária… tem vários bancos com LCI/LCA pagando razoavelmente bem… no meu caso optei pelo banco ABC, que salvo engano está com opções de 101% para 1 ano com liquidez diária após 3 meses… ou seja, vc pode ir se programando e ir vendendo e comprando por esse tempo para ter td com liquidez pra qdo precisar… tem outras opções tbm (Banco Inter, Sofisa, etc)… só tenha cuidado pra colocar em opções seguras…

2 curtidas

Caso seja correntista Itaú, pode alocar em CDB rendendo100% do CDI com liquidez diária.

2 curtidas

Valeu galera pelos comentários. Tenho acesso a CDBs 100%, sim, e comecarei a me programar para ir nesse sentido vendendo aos poucos.

:heavy_dollar_sign:Quer investir em ações mas não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Aprenda a diferença entre ações ordinárias, preferenciais e descubra qual vale mais a pena para você. Leia o artigo completo: Ações ordinárias ou preferenciais, em qual é melhor investir? | Os Poupadores

2 curtidas
3 curtidas

Ei amigo, faça um sobre OPÇOES, eu nunca aprendo kkk

2 curtidas

kkkk, valeu pela sugestão.

Uma dúvida bem básica, como vocês calculam a rentabilidade? Eu faço da forma mais barbara que possa existir que é a rentabilidade total desde que comecei a investir, que seria pegar o total que transferir para corretora e comparar com o valor atual da mesma e depois comparar com o CDI do período, mas indo para o 3 ano de investimento acho que esse método se tornou inútil já que fiz vários aportes pelo caminho e está totalmente fora da realidade.

Acredito que seja isso que o site meus dividendos deva fazer pq os valores são parecidos. Comecei a usar o statusinvest tmb e eles tem uma rentabilidade mais detalhada, sendo que estou 70% acumulado e 4% no ano. Mas eu não consegui entender a metodologia.

Então eu queria saber como vocês controlam a rentabilidade, e se alguém usa o statusinvest se da confiar na metodologia que eles usam e deixar eles fazerem o trabalho pesado.

Uso uma planilha própria, baseada na planilha que vi no blog Ele Não Surfa Nada!
Modifiquei alguns cálculos que eu não concordei com a versão original, mas a ideia é usar o sistema de cotas para cálculo da rentabilidade mensal/anual, como se fosse um fundo.

4 curtidas

essa planilha é sensacional, eu tenho o kinvo pago , mas n deixo de utilizar essa planilha!!

Uso sistema de cotas que tem na planilha do Dlombello. É o mesmo sistema que é usado na planilha do “Além da Poupança”

Fala pessoal, estou escrevendo aqui no Fórum de iniciantes porque constantemente tenho uma dúvida de quando soltar os papéis que tenho. Gostaria de saber como vcs fazem pra saber o momento de venda. Obrigado

1 curtida

olá pessoal, começando no fórum, gostaria de saber como poderia me expor a prata na bolsa de valores, preferencialmente sem ter que abrir conta lá fora? desde já agradeço as respostas

1 curtida

Eu sei que existe o BDR BSLV39, mas não sei como funciona exatamente.

1 curtida