Investir no Exterior

Cameco é um investimento mais seguro. No mundo urânio, só mais seguro vejo as ações de fundos de U3O8 físico, como o Yellowcake e Uranium Participation Corp.

Cameco tem as melhores minas, mills, ótimos projetos e Joint Ventures com boas empresas, maior expertise em mineração, em especial underground. Tem receita operacional e raramente dá prejuizo, mesmo com o U3O8 a esses preços.
As duas maiores minas estão fechadas (McArthur river, desde 2016, devido a preços baixos; e Cigar Lake devido ao COVID há uns 4 meses). Cigar Lake deve voltar logo em operação, e avisaram de McArthur river só volta com o U3O8 ao redor de USD 50. Por esses fatores, 2020 deve fechar com prejuizo. Para cumprir os contratos de longo prazo (devem vencer entre 2022 e 2028, gradativamente), eles tem comprado no spot market.
A empresa está com uns 4 bi de valor de mercado… com o U3O8 em USD 50, diria que o valor justo deve ser em torno de 8 bi (deve ter um lucro 600mi usd/ano). Então, uns USD 20,00 na cotação.

Bem, usando o parâmetro histórico:

  • No último ciclo, no topo (Uranio chegou a 137), valorizou 1300% em relação ao seu mínimo.
  • Um parâmetro que pode utilizar tb é o preço por libra de reserva. As produtoras, no último ciclo, chegaram a 25USD/libra. Hoje está uns 4… então sobre o preço atual daria para pensar em 25bi de valor de mercado em um topo. Então uns 60 USD/ação.

Nesse cenário, as empresas menores podem subir muito mais (ou diluir / falir no meio desse tempo). No último ciclo teve empresa que subiu 90.000% (subir 100x foi regra). Aí tem que ver quais empresas tem bons projetos e boa posição de caixa. Não tenho Cameco justamente pq minha estratégia ali é high risk - high return. Tenho juniores, pequena posição cada, mas mais de 10… Agora, se eu fosse escolher só uma ação para se expor, escolheria uma dessas 3: URA (ETF), Cameco ou Uranium Energy Corp.

Ah, lógico, talvez o U3O8 nunca suba (ou demore muito tempo…) e aí não sobe, só vai se deteriorando ao longo do tempo! Nesse cenário a Cameco teria menor perda do que as juniores.

2 curtidas

Valeu, irmão! Obrigado pela aula. Tem algum livro ou canal de youtube que recomenda para aprofundar mais sobre mercado de urânio ou até mining em geral?

sim… maioria eu acompanho via podcasts (deve ter youtube tb).
Sugiro:

  • Mike Alkin (é a pessoa que tem a maior clareza sobre investimento em uranio). Tem um canal que agora está pouco ativo… e tem várias entrevistas por aí. Sugiro seus podcasts sobre macro teses.
  • Rick Rule - mesma coisa. Pessoa que mais sabe de investimentos em mineracao em geral. Veja algumas entrevistas dele.
  • Marin Katusa - mais marketeiro,
  • Crux cast / crux investor : melhores entrevistas. mineração em geral, bastante de urânio. Para o macro no geral, tem uma ótima entrevista com o mike alkin. Tem umas series recentes com o Brandon Munro, e entrevistas com dezenas de CEOs. Se tem dificuldade em ouvir em ingles, o site dele tem transcripts.
  • Mining stocks education
  • Palisade radio: tem uma serie de 10 episodios muito bons sobre urânio.

Informacoes de 2017 pra cá sobre a tese de investimento são ok…
Hoje me mantenho atualizado principalmente no twitter. comunidade é ótima.

A Avenue não oferece cartão internacional. Alguém saberia me informar se a passfolio oferece cartão?

1 curtida

Oferece não. Passfolio é bem simples e acho que vai demorar a ter esse tipo de serviço.

Acho que apenas as corretoras que são ligadas a bancos possuem essa opção.

Aproveitando o assunto, queria tirar uma dúvida.
Comecei a investir recentemente via avenue no exterior. Minha intenção é ter algo próximo de 20k de dol em etf/reits.
Enfim, você investem pensando em “nunca” mais retornar esse dinheiro ao Brasil?
Penso que em caso de venda de algum ativo e depois de realizar o câmbio, o spread e os impostos devem levar boa parte do lucro.
Até andei pesquisando a possibilidade de abrir uma conta em algum banco nos eua que disponibiliza-se cartão de crédito, assim poderia transferir da avenue direto para a conta do banco de lá.

Abrir CC nos EUA - tu precisa estar lá presencialmente. Precisa deixar na saving account algo como 1500 USD para não pagar taxas. E tem que dar algum endereço de lá para correspondência (pode ser de um amigo). O único que eu sei que dá pra abrir daqui é o BB das Americas (conveniado com BBAS), que não valia a pena por custos e taxas (não sei agora). Dos que vi online, o que era mais interessante hoje abrir é o Atlantico Pacífico de Portugal (euros), a grande vantagem é não ter os 6,38% de IOF. Taxas baixas e fácil ter isenção.

Bem, o melhor nesse momento é abrir em alguma corretora americana, com baixas taxas e que ofereça os produtos que tu tem interesse. Pessoal gosta bastante da DW e da Avenue que são quase sem taxas (tenho interactive brokers pq oferece outros tipos de investimentos).

Sobre imposto, fora dividendos que é 30% na fonte, tu tem o IRPF sobre ganho de capital se vender no mês mais do que 35.000 reais. Até isso, isento (que nem nossos 20k).

Sobre repatriar ou não… depende do futuro… acho bom ter um pouco de grana em outro lugar e moeda para reduzir o risco Brasil. Mas se tu pretende ter tua vida aqui no Brasil, a grande maioria dos recursos tem que estar aqui mesmo na minha opinião.

Pessoal,

Continente americano.

País mais barato, com melhor qualidade de vida e bom para investir: Qual vocês recomedam para se abrir uma conta corrente e até morar? Alguma sugestão?

att.
J.Black

Eu procuraria um país com custo de vida baixo e investiria em outro compatível com a moeda.

Americanos por exemplo muito se aposentam em renda de dolar e vão morar no panamá…

Brasileiros que ganham em Euro ou até dolar de forma passiva vivem nos paises com menos custo de vida no meditarraneo em vez de viver na alemanha inglaterra ou frança…

arrisco dizer que talvez valha a pena continuar no brasil em algum lugar tranquilo seugro e que vc viva bem e ter renda em reais, em dolar ou até euro…

1 curtida

concordo com o @lawyermg
Há alguns lugares bons para se viver no Brasil, com toda a questão que tu já mantém a tua bagagem cultural… Se fosse para morar em outro país, não investiria em economias ruins, teria renda em dolar, euro e real. Tu vai querer estabilidade e não emoção, ficar investindo em país merda não parece uma boa… e por pior que seja o Brasil, tamanho conta… é mais fácil a economia de um uruguai, peru, colômbia, equador… se arruinar, do que a nossa…
Consideraria mudar se é teu desejo de vida… digamos que quer é morar com o pé na areia no caribe… bem, aí tem um conjunto de ilhas para escolher e vai vendo o fator relacionado a cada uma delas… em que moeda tu vai investir? Dolar principalmente (americanos, não dolares jamaicanos)

1 curtida

Isso é uma coisa interessante, que nunca pesquisei.

Já ouvi falar que o Panamá poderia ser uma boa opção, mas eu nunca pesquisei sobre isso.

Hoje meus investimentos são 40% dolarizados e 60% em real, se eu fosse morar em outro país, acho que manteria a parte dolarizada, e dividiria não necessariamente em partes iguais, os outros 60% entre real e investimentos no país que fosse morar, se eu achasse investimentos atrativos.

2 curtidas

Dominica
Antígua e Barbuda
Granada
St. Kitts
Santa Lúcia

Todos vão exigir um investimento que varia de $100 a $400 mil dólares, podendo ser uma doação, uma aplicação em fundos de desenvolvimento ou compra de imóvel deste valor, você recebe a cidadania em troca. Creio que são todos países de imposto zero, você só é tributado no país de destino do seu investimento. Risco é furacão que volta e meia assola essas ilhas, é até esse o motivo desses programas.

Agora o resto, só se for por motivos pessoais mesmo.

Isso é cidadania por investimento (vulgo, venda de passaporte, sem precisar nem por os pés no país)
Se quiser se mudar e morar lá, como estrangeiro, creio que possa sim, sem precisar desembolsar esse valor.

1 curtida

Opa, então entendi errado a pergunta. Pensei que a idéia fosse mudar e mudar também o domicílio fiscal. Se for manter no Brasil, aí é realmente bem pessoal a pergunta… Acho que o consenso seria EUA, né?

Mas você também pode comprar cidadania nessas ilhas e morar em qualquer lugar que quiser. Inclusive, tem algumas que se você pesquisar, podem te dar acesso ao commomwealth.

1 curtida

Esse é uma assunto bem interessante…
Nós achamos que somos ferrados por estar no Brasil, mas imagina o cara que era um próspero empresário com sua família no Yemen… Fora que com um passaporte desses não consegue nem sair do barril de pólvora que é a região… uma opção é tentar comprar uma nacionalidade diferente, que abra portas do mundo para ele…
Às vezes só o fato de poder entrar na Europa e EUA sem precisar de visto é uma grande vantagem dependendo do cidadão…

Daí entra essas distorções… esses países são um pedaçõ de terra vulcânica, sem nada, no meio do mar… sua principal commoditie acaba sendo a nacionalidade… daí tem v´ários desses programas que oferece cidadania por investimento, que pode ser investir em algo (como uma propriedade imobiliária) listada em programas do governo (as vezes até quartos de resorts), à uma simples doação em dinheiro… Saint Kittis e Nevis levaram isso à uma obscenidade que tiveram até que fazer recall dos passaportes pq paises como o canadá estavam barrando eles na entrada… daí passaram a exigir que no passaporte tivesse “local de nascimento” e “outros nomes que a pessoa era conhecida”… além de nacionalidade, te davam uma identidade nova… Com nacionalidade facilita fazer negócios no lugar, e goza dos benefícios de um cidadao se quiser… Tem programa semelhante, mas que exige investimento bem maior (acho que era quase 2M euros), que te dá passaporte de Malta (união européia). O próprio EUA tem o Green Card por investimento… tu pode emprestar o teu dinheiro (500k a 1M usd acho) a um juro de 0,5% aa (um cdb deles), para projetos de infraestrutura por exemplo, e assim ganhar teu green card.

Se quiser apenas emigrar, não precisa da nacionalidade, há diversas formas de conseguir vistos de permanencia (inicialmente provisórios, depois residencia definitiva), aí varia de lugar para lugar. Acredito que tu pode ser Brasileiro, sem outra nacionalidade, e fazer mudança do domicilio fiscal se estiver morando de fato em outro país…

1 curtida

Fortaleza,

No Panamá a moeda local (Balboa) é compatível ao dólar. O custo de vida é caro comparado ao Brasil. Uma lata de coca-cola custa em média R$ 12,00. Abrir uma conta corrente exigirá visto de permanência e/ou visita a cada 02 anos. A perda na conversão de reais para Balboa será muito grande. Lá o estrangeiro fica fadado a montar um negócio, pois muitas vagas de emprego, por LEI, são destinadas somente aos panamenhos. A meu ver, nesse quesito o país das bananas (Brasil) deveria seguir o mesmo exemplo, mas infelizmente somos terra de ninguém, nem fronteiras controlamos. Enfim, o Panamá não me agrada, lembrando ainda que prefiro um país (ou ilha) de língua inglesa.

1 curtida

Fala aí teu contexto… idade? tem família? profissão? Quer trabalhar ou apenas aproveitar a aposentadoria…?
A américa central costuma ser cara pra caramba, ou pobre pra caramba… qualquer produto mínimamente decente vem de Miami e acresce ao preço em dolar o frete e valor de intermediários…

Boa, @sr_fouquet! mandou bem.

Dominica parece interessante até para morar. Ao contrário do dólar caribenho, a moeda local de dominica é mais barata que o real. País de lingua oficial inglesa, florestas tropicais, a única preocupação é o vulcão (rs). Vou pesquisar.

Costa Rica poderia ser uma opção, país dolarizado, boa qualidade de vida, muitas praias, litoral exposto ao oceano pacífico e atlântico.

Quando visitei o país observei que tem muuuuito americano aposentado lá!

Muitos países tem também, mas não são nem de longe tão baratos ou vantajosos. Nos EUA, se tiver filhos, vai deixar metade do patrimônio lá. Acho que o UK também possui, são alguns milhões de libras. Ouço falar muito do Chipre também. O bom dessas ilhas é que a maioria não exige que você passe lá nem 1 dia por ano, e pra efetivar a saída definitiva do Brasil precisa ficar 6 meses fora todo ano. Teoricamente, pode morar normalmente RS e ter uma casa no Uruguai, que dá para ir de carro e ficar 6 meses lá comendo churrasco.

Tem esse canal do youtube que fala muito disso. Acho que hoje em dia prestam até consultoria nesse sentido,