- intelbras (INTB3):
Preço R$ 17,25 (média entre R$ 15,25 e R$ 19,25)
P/VP antes: 6,51
P/L antes: 25,24
P/VP depois: 3,77
P/L depois: 29,36
PSBe: R$ 13,42 (-22,20%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 29,79 (+72,68%)
Maior parte da oferta é primária (cerca de 64%). Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 22% para os próximos 5 anos. 36% dos recursos serão usados para aquisições, 26% para expansão da capacidade produtiva, 21% para investimento em CAPEX (basicamente em Serviço de Locação de Produtos) e 17% para expansão de canais internos verticais e de varejo (expansão de times e investimentos em tecnologia da informação). Empresa com endividamento líquido negativo, ou seja, tem caixa líquido. Isto reforça que após a oferta os recursos devem ser usados totalmente para o crescimento.
Na minha opinião é uma aposta muito interessante, eu gosto muito do setor e parece haver muito potencial de crescimento, mas, como sempre, o preço parece salgado. Tô pensando seriamente em entrar.
- Bemobi (BMOB3):
Preço R$ 20,35 (média entre R$ 17,60 e R$ 23,10)
P/VP antes: 5,39
P/L antes: 18,06
P/VP depois: 1,66
P/L depois: 39,86
PSBe: R$ 19,54 (-3,97%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 25,89 (+27,20%)
Maior parte da oferta é primária (cerca de 74%). Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 30% para os próximos 5 anos. 26% dos recursos serão usados para pagamento de obrigações decorrentes da reorganização societária (aquisição de empresas com pagamento previsto para 31/01/2021), 19% para dividendos e 55% para aquisição de ativos. Empresa com endividamento líquido de cerca de 245 milhões.
Eu gostei bastante do fato da empresa estar aumentando bastante a participação de suas receitas a partir do exterior. Como pontos negativos eu achei que a remuneração da diretoria aumentou bastante nos últimos anos e a destinação dos recursos da oferta ser quase metade para dividendos e para aquisições anteriores…
Por ser uma empresa de tecnologia (mais voltada para lazer) e por estar com múltiplos aceitáveis, eu até penso entrar, o problema é que não vejo tanto potencial de crescimento e nem muita escalabilidade, que é o que mais procuro em empresas deste setor e que foi o principal motivo de eu entrar na Méliuz. Tô em dúvida ainda.
- Vamos (VAMO3):
Preço R$ 25,21 (média entre R$ 21,92 e R$ 28,50)
P/VP antes: 9,53
P/L antes: 30,62
P/VP depois: 4,33
P/L depois: 36,03
PSBe: R$ 15,94 (-36,78%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 35,48 (+40,74%)
Maior parte da oferta é primária (cerca de 75%). Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 27% para os próximos 5 anos. Os recursos serão usados para financiamento de frota para atividade de locação de caminhões, máquinas e equipamentos. Empresa com endividamento líquido de cerca de 1,9 bilhões.
Oferta Restrita…
É uma empresa que trabalha com certa alavancagem e parece já bem precificada. Eu não entraria mesmo se a oferta não fosse restrita.