- Mobly (MBLY3):
Preço R$ 20,25 (média entre R$ 17,00 e R$ 23,50)
P/VP antes: 282,07
P/L antes: negativo
P/VP depois: 3,01
P/L depois: negativo
PSBe: R$ 11,59 (-42,75%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos (estimando lucro com margem líquida de 5%): R$ 13,05 (-35,58%)
Praticamente toda a oferta é primária (cerca de 96%). 50% dos recursos serão usados para melhorar a liquidez da Companhia, 35% para investir em marketing e 15% para investir em bens de capitais. Empresa com endividamento líquido negativo, ou seja tem caixa líquido.
Sem os recursos da IPO, eu imagino que a empresa ainda precisaria crescer uns 40 a 50% sua receita líquida para se tornar lucrativa, a partir disto a empresa já se torna bastante escalável. Contudo, com o fortalecimento do capital de giro e de sua estrutura financeira, isto já deve acontecer mesmo sem este crescimento, considerando o ganho financeiro pós-IPO…
Antes de ver os resultados eu imaginava que poderia entrar, mas agora mudei de ideia. Na minha opinião, a Mobly é uma empresa que pode sim crescer bastante nos próximos anos, mas ela tende a concorrer com gigantes brasileiras muito mais competitivas, mesmo considerando que o foco da Mobly em móveis e decorações não é a prioridade de Magalu, Americanas e Via Varejo.
Acho até que vai subir pós-IPO, mas não é uma empresa que me sentiria confortável em manter na carteira. Eu prefiro empresas já lucrativas…
- Focus Energia (POWE3):
Preço R$ 24,90 (média entre R$ 21,20 e R$ 28,60)
P/VP antes: 5,63
P/L antes: 16,17
P/VP depois: 1,87
P/L depois: 30,71
PSBe: R$ 29,82 (+19,75%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 15% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 27,78 (+11,56%)
Inicialmente, toda a oferta é primária, haverá oferta secundária apenas em caso de necessidade de ofertar lotes adicionais e/ou suplementares. Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 23% para os próximos 5 anos. 92% dos recursos serão usados para investir no Projeto Futura, 5% para investir em projetos de geração distribuída e 3% para reforço de capital de giro e caixa. Empresa com endividamento líquido baixíssimo de 15,296 milhões, contudo a empresa precisará de cerca de 2,24 bilhões para o Futura 1, de cerca de 2,22 bilhões para o Futura 2 e de cerca de 4,69 bilhões para o Futura 3, ou seja, mais de 9 bilhões de reais de investimento esperado!
Quem se interessar pela empresa deve ler e estudar bastante sobre o Projeto Futura que parece muito interessante, destaco:
“…
Nesse segmento, nossa Companhia dedica-se à estruturação e implementação de projetos para geração de energia elétrica, greenfield ou brownfield, a partir de ativos de fonte renovável. Em geração de energia, nossa Companhia atualmente possui, em seu portfólio, mais de 3,0 GW de capacidade no conjunto completo de seu pipeline, dos quais mais de 6,4 MW são de ativos em operação (CGH Lavras e CGH Ilhéus, destinadas à geração de energia para comercialização no mercado livre) e ativo com previsão de entrada em operação em janeiro de 2021 (CGH Camanducaia, destinada à Geração Distribuída), 1,68 MW são de ativos em construção para Geração Distribuída (Cachoeira do Espírito Santo), mais de 1.372 MW de projetos em fase de pré-implementação e aproximadamente 1.700 MW de projetos em fase de desenvolvimento. Nossa Companhia possui como estratégia a expansão do portfólio de geração em diferentes fontes de energia renovável.
…”
e:
"…
Parque Solar – Complexo Futura
Atenta ao movimento internacional do setor energético de busca por energias de fontes renováveis, nossa Companhia recentemente adquiriu, com pagamento do sinal de preço, por meio de sua subsidiária, Focus Futura Holding Participações S.A. (“Focus Futura Holding”), projeto de energia renovável em estágio inicial de larga escala e baixo impacto ambiental, que será um dos maiores projetos solares do país e do mundo em operação na data deste Prospecto, e que será composto por um total de 45 parques, cada qual podendo abrigar uma usina (“Projeto Futura”), visando à exploração de energia solar no ACR e no ACL, com uma capacidade instalada em todo o complexo (Futura 1, Futura 2 e Futura 3/Apia), conforme abaixo descritos em maior detalhe estimada em mais de 3,0GW e geração total de aproximadamente 1.000 MWm.
…"
Acho que aqui é um case claro de crescimento, onde o valuation atual não alcança o potencial e o risco da empresa. Trata-se de grande potencial de crescimento com muita necessidade de investimento (mais de 9 bi para uma empresa com valor de mercado de 2,2 bi pós IPO). Tem mais alguém estudando esta empresa? @cadu? @sr_fouquet?