Dentro da Simpar, nos patamares atuais de preços eu só investiria na Movida; mesmo assim eu acho que temos umas 20 empresas (ou mais…) com a relação risco X retorno melhor…
Dando seguimento:
- espaçolaser (ESPA3):
OBS: Usando os dados de 2019, porque a empresa sofreu muito com a pandemia em 2020…
Preço R$ 17,90 (média entre R$ 15,90 e R$ 19,90)
P/VP antes: 14,07
P/L antes: 38,02
P/VP depois: 3,17
P/L depois: 52,51
PSBe: R$ 10,46 (-41,55%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 17,29 (-3,43%)
Um pouco mais da metade da oferta é primária (cerca de 55%). Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 38% para os próximos 5 anos. Os recursos serão usados para aquisição de participação societária remanescente em sociedades controladas da Companhia e aquisição de dez sociedades franqueadas da Companhia, as quais possuem um total de 78 franquias. Empresa com endividamento líquido de cerca de 232 mi, que parece um nível confortável quando a vida voltar à normalidade.
Na minha opinião é uma empresa que foi impactada seriamente na pandemia, mas, passada esta, a tendência é que seu ritmo de crescimento retorne. O preço parece realmente bastante caro e, por isto, eu não considero entrar. Apesar disto, entrando no site da empresa é possível verificar que os preços de seus produtos são muito bons e ela conseguia gerar bons resultados mesmo assim até chegar a Covid…
- Mosaico Ventures (MOSI3):
OBS: retirei 30,843 mi e 9,965 mi do lucro por serem, respectivamente, ganho por compra vantajosa e imposto diferido.
Preço R$ 17,60 (média entre R$ 15,40 e R$ 19,80)
P/VP antes: 17,55
P/L antes: 31,12
P/VP depois: 3,86
P/L depois: 40,46
PSBe: R$ 11,33 (-35,63%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 22,06 (+25,32%)
Cerca de 64% da oferta é primária. Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 30% para os próximos 5 anos. 89% dos recursos serão usados para ampliação da participação no mercado de comércio eletrônico e 11% quitação de financiamento junto ao BTG da aquisição do Buscapé. Empresa com endividamento líquido baixíssimo de menos de 3 milhões.
Eu gosto do fato de que o nível que a empresa atingiu permite uma boa lucratividade e que, a partir deste nível, o potencial de crescimento do lucro é muito grande a depender da sua capacidade de gestão. É isto que procuro apesar de haver um alto risco.
Empresa de tecnologia com P/L abaixo de 50 e com bom potencial de escalabilidade, ou seja: vou comprar!
- Jalles Machado (JALL3):
Preço R$ 11,65 (média entre R$ 10,35 e R$ 12,95)
P/VP antes: 4,21
P/L antes: 24,75
P/VP depois: 2,85
P/L depois: 31,46
PSBe: R$ 9,49 (-18,51%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 18,78 (+61,18%)
Maior parte da oferta é primária (cerca de 80%). Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 23% para os próximos 5 anos. Cerca de 44% dos recursos serão usados para investir no aumento da produção de cana de açúcar e cerca de 56% para aquisição de uma unidade industrial/canavial com capacidade de moagem de 2 mi de toneladas (e ainda tem potencial para expansão futura). A capacidade atual da empresa é de cerca de 5,3 mi de toneladas. Empresa com endividamento líquido de cerca de 830 milhões.
Na minha opinião, parece já bem precificada. Claro que já tem um crescimento contratado com a aquisição citada, mas mesmo assim ainda acho a SMTO3 uma opção melhor.