IPO - novos registros de companhias abertas na CVM

Dentro da Simpar, nos patamares atuais de preços eu só investiria na Movida; mesmo assim eu acho que temos umas 20 empresas (ou mais…) com a relação risco X retorno melhor…

Dando seguimento:

  • espaçolaser (ESPA3):

OBS: Usando os dados de 2019, porque a empresa sofreu muito com a pandemia em 2020…

Preço R$ 17,90 (média entre R$ 15,90 e R$ 19,90)
P/VP antes: 14,07
P/L antes: 38,02

P/VP depois: 3,17
P/L depois: 52,51
PSBe: R$ 10,46 (-41,55%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 17,29 (-3,43%)

Um pouco mais da metade da oferta é primária (cerca de 55%). Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 38% para os próximos 5 anos. Os recursos serão usados para aquisição de participação societária remanescente em sociedades controladas da Companhia e aquisição de dez sociedades franqueadas da Companhia, as quais possuem um total de 78 franquias. Empresa com endividamento líquido de cerca de 232 mi, que parece um nível confortável quando a vida voltar à normalidade.

Na minha opinião é uma empresa que foi impactada seriamente na pandemia, mas, passada esta, a tendência é que seu ritmo de crescimento retorne. O preço parece realmente bastante caro e, por isto, eu não considero entrar. Apesar disto, entrando no site da empresa é possível verificar que os preços de seus produtos são muito bons e ela conseguia gerar bons resultados mesmo assim até chegar a Covid…

  • Mosaico Ventures (MOSI3):

OBS: retirei 30,843 mi e 9,965 mi do lucro por serem, respectivamente, ganho por compra vantajosa e imposto diferido.

Preço R$ 17,60 (média entre R$ 15,40 e R$ 19,80)
P/VP antes: 17,55
P/L antes: 31,12

P/VP depois: 3,86
P/L depois: 40,46
PSBe: R$ 11,33 (-35,63%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 22,06 (+25,32%)

Cerca de 64% da oferta é primária. Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 30% para os próximos 5 anos. 89% dos recursos serão usados para ampliação da participação no mercado de comércio eletrônico e 11% quitação de financiamento junto ao BTG da aquisição do Buscapé. Empresa com endividamento líquido baixíssimo de menos de 3 milhões.

Eu gosto do fato de que o nível que a empresa atingiu permite uma boa lucratividade e que, a partir deste nível, o potencial de crescimento do lucro é muito grande a depender da sua capacidade de gestão. É isto que procuro apesar de haver um alto risco.

Empresa de tecnologia com P/L abaixo de 50 e com bom potencial de escalabilidade, ou seja: vou comprar!

@fwralves

  • Jalles Machado (JALL3):

Preço R$ 11,65 (média entre R$ 10,35 e R$ 12,95)
P/VP antes: 4,21
P/L antes: 24,75

P/VP depois: 2,85
P/L depois: 31,46
PSBe: R$ 9,49 (-18,51%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 18,78 (+61,18%)

Maior parte da oferta é primária (cerca de 80%). Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 23% para os próximos 5 anos. Cerca de 44% dos recursos serão usados para investir no aumento da produção de cana de açúcar e cerca de 56% para aquisição de uma unidade industrial/canavial com capacidade de moagem de 2 mi de toneladas (e ainda tem potencial para expansão futura). A capacidade atual da empresa é de cerca de 5,3 mi de toneladas. Empresa com endividamento líquido de cerca de 830 milhões.

Na minha opinião, parece já bem precificada. Claro que já tem um crescimento contratado com a aquisição citada, mas mesmo assim ainda acho a SMTO3 uma opção melhor.

14 curtidas

Ótimas análises, obrigado.

1 curtida

Sobre o IPO da Mosaico, isso aqui me desanimou bastante:

Mesmo assim segue otimista com o case?

1 curtida

Olhando os resultados da empresa nos últimos anos: sim!

Não estou tão animado quanto estava quando entrei na Méliuz (onde botei 10% do meu capital na época), mas com certeza a proposta da Zoom é bem interessante.

Na verdade esta notícia pode até ser encarada positivamente porque há clara sobreposição entre Zoom, Buscapé e BondFaro.

De toda forma, há muito risco envolvido porque o valor do negócio está na capacidade da empresa receber, tratar e rentabilizar os dados gerados. É preciso ficar de olho sempre na retenção, na recorrência e no aumento da base de usuários; aqui ou cresce ou desaparece.

1 curtida

https://www.nordresearch.com.br/artigos/nord-insights/o-ipo-cabeludo-da-espacolaser/

2 curtidas
  • Mobly (MBLY3):

Preço R$ 20,25 (média entre R$ 17,00 e R$ 23,50)
P/VP antes: 282,07
P/L antes: negativo

P/VP depois: 3,01
P/L depois: negativo
PSBe: R$ 11,59 (-42,75%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos (estimando lucro com margem líquida de 5%): R$ 13,05 (-35,58%)

Praticamente toda a oferta é primária (cerca de 96%). 50% dos recursos serão usados para melhorar a liquidez da Companhia, 35% para investir em marketing e 15% para investir em bens de capitais. Empresa com endividamento líquido negativo, ou seja tem caixa líquido.

Sem os recursos da IPO, eu imagino que a empresa ainda precisaria crescer uns 40 a 50% sua receita líquida para se tornar lucrativa, a partir disto a empresa já se torna bastante escalável. Contudo, com o fortalecimento do capital de giro e de sua estrutura financeira, isto já deve acontecer mesmo sem este crescimento, considerando o ganho financeiro pós-IPO…

Antes de ver os resultados eu imaginava que poderia entrar, mas agora mudei de ideia. Na minha opinião, a Mobly é uma empresa que pode sim crescer bastante nos próximos anos, mas ela tende a concorrer com gigantes brasileiras muito mais competitivas, mesmo considerando que o foco da Mobly em móveis e decorações não é a prioridade de Magalu, Americanas e Via Varejo.

Acho até que vai subir pós-IPO, mas não é uma empresa que me sentiria confortável em manter na carteira. Eu prefiro empresas já lucrativas…

  • Focus Energia (POWE3):

Preço R$ 24,90 (média entre R$ 21,20 e R$ 28,60)
P/VP antes: 5,63
P/L antes: 16,17

P/VP depois: 1,87
P/L depois: 30,71
PSBe: R$ 29,82 (+19,75%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 15% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 27,78 (+11,56%)

Inicialmente, toda a oferta é primária, haverá oferta secundária apenas em caso de necessidade de ofertar lotes adicionais e/ou suplementares. Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 23% para os próximos 5 anos. 92% dos recursos serão usados para investir no Projeto Futura, 5% para investir em projetos de geração distribuída e 3% para reforço de capital de giro e caixa. Empresa com endividamento líquido baixíssimo de 15,296 milhões, contudo a empresa precisará de cerca de 2,24 bilhões para o Futura 1, de cerca de 2,22 bilhões para o Futura 2 e de cerca de 4,69 bilhões para o Futura 3, ou seja, mais de 9 bilhões de reais de investimento esperado!

Quem se interessar pela empresa deve ler e estudar bastante sobre o Projeto Futura que parece muito interessante, destaco:

“…
Nesse segmento, nossa Companhia dedica-se à estruturação e implementação de projetos para geração de energia elétrica, greenfield ou brownfield, a partir de ativos de fonte renovável. Em geração de energia, nossa Companhia atualmente possui, em seu portfólio, mais de 3,0 GW de capacidade no conjunto completo de seu pipeline, dos quais mais de 6,4 MW são de ativos em operação (CGH Lavras e CGH Ilhéus, destinadas à geração de energia para comercialização no mercado livre) e ativo com previsão de entrada em operação em janeiro de 2021 (CGH Camanducaia, destinada à Geração Distribuída), 1,68 MW são de ativos em construção para Geração Distribuída (Cachoeira do Espírito Santo), mais de 1.372 MW de projetos em fase de pré-implementação e aproximadamente 1.700 MW de projetos em fase de desenvolvimento. Nossa Companhia possui como estratégia a expansão do portfólio de geração em diferentes fontes de energia renovável.
…”

e:

"…
Parque Solar – Complexo Futura

Atenta ao movimento internacional do setor energético de busca por energias de fontes renováveis, nossa Companhia recentemente adquiriu, com pagamento do sinal de preço, por meio de sua subsidiária, Focus Futura Holding Participações S.A. (“Focus Futura Holding”), projeto de energia renovável em estágio inicial de larga escala e baixo impacto ambiental, que será um dos maiores projetos solares do país e do mundo em operação na data deste Prospecto, e que será composto por um total de 45 parques, cada qual podendo abrigar uma usina (“Projeto Futura”), visando à exploração de energia solar no ACR e no ACL, com uma capacidade instalada em todo o complexo (Futura 1, Futura 2 e Futura 3/Apia), conforme abaixo descritos em maior detalhe estimada em mais de 3,0GW e geração total de aproximadamente 1.000 MWm.
…"

Acho que aqui é um case claro de crescimento, onde o valuation atual não alcança o potencial e o risco da empresa. Trata-se de grande potencial de crescimento com muita necessidade de investimento (mais de 9 bi para uma empresa com valor de mercado de 2,2 bi pós IPO). Tem mais alguém estudando esta empresa? @cadu? @sr_fouquet?

12 curtidas

Prefiro esperar Tok & Stok. A patroa vai “passear” lá.

1 curtida

Focus Energia: certa volatilidade na receita e margens ~10% - 5%. O tema central é o foco dos recursos -> 92% será destinado p/ investimentos na ‘montagem’ da operação de geração de energia = R$ 905 MM. É uma transição forte, considerando que hoje ele foca mais na comercialização/consultoria. Tem que considerar o risco de execução x ver se vale pagar o prêmio no IPO.

1 curtida

Fabio, na verdade, o modelo está muito mais baseado na receita por clicks/visualizações -> propaganda) -> o site é um agregador. Quando mais produtos/empresas que se agreguem aos sites da Mosaico x mais clicks, mais receitas são geradas. Neste sentido, o modelo visa aumentar o tráfego/recorrência de consulta nos sites e expandir para outros tipos de negócios -> + conteúdo próprio, novas soluções/tecnologias (cash back?), crescer em novos segmentos/ofertas de produtos. Existe a própria concorrência dos próprio sites que podem ser parceiros deles (Magalu, Amazon, L. Americanas, Google). Tem prós e contras.

2 curtidas
4 curtidas

IPO da jalles…

pensam em entrar? tô achando interessante.

Alguem sabe quanto foi o rateio da Mbly3?

Impressionante os últimos IPO, alguém vai participar de Bemobi?

1 curtida

Bemobi, achei furada, 45% do valor levantado será empregado no pagamento de obrigações e dividendos à controladora e também ao acionista vendedor.
jalles achei ela cara

2 curtidas

Tô pensando em pegar bemobi mais pela hype q ta tendo esses ultimos IPO, especialmente os tech

2 curtidas

Jalles Machado (JALL3): precificou sua oferta inicial em R$8,30 por ação, abaixo da faixa estimada que ia de R$10,35 a R$12,95. A operação movimentou R$741,5 milhões, sendo que R$594 milhões serão destinados ao caixa da companhia. O início das negociações está previsto para 8/fev. (Reuters)

3 curtidas

Também achei furada, muito embora empiricus tenha recomendado comprar até o teto…

1 curtida

https://trademap.com.br/blog-noticia-jalles-machado-precifica-acao-a-r-830-em-ipo-e-levanta-r-7415-milhoes/

1 curtida

tb estou com esse sentimento, é uma empresa de tech, já sabemos onde isso vai dar, mas acredito que a empresa seja promissora, se continuar agressiva e realizando aquisições, deve se tornar estilo uma locaweb

Agora estou até pensando na possibilidade! Neste preço tá legal:

P/VP antes: 3,00
P/L antes: 17,63

P/VP depois: 2,16
P/L depois: 22,41
PSBe: 9,25 (+11,41%)
FCD com 3¨% de perpetuidade, 8% de taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para 5 anos: 18,78 (+126,24%)

Crescimento médio anual precificado de 15% para os próximos 5 anos.

É uma empresa redonda operacionalmente e já com crescimento contratado a partir da aquisição da nova unidade (aumenta em quase 40% a sua capacidade de moagem, e com potencial expansão futura) . Tem o diferencial de comercializar cerca de 1/3 de produtos que são considerados “não commodities” como o açúcar orgânico, o que gera maiores margens.

4 curtidas