IPO - novos registros de companhias abertas na CVM

Mas se eu calcular = valor de mercado/lucro não vai da a mesma coisa que = preço/lucro por ação?

Empresa A tem valor de mercado de 1 bilhão, cotação 100 reais 10.000.000 ações, lucro 100 milhões (LPA 10, P/L = 10)

Valor de mercado / lucro = 10

se ela faz o split 2:1

Valor de mercado permanece 1 bilhão, cotação 50 reais 20.000.000 ações, lucro 100 milhões (LPA 5, P/L = 10)

Se o lucro da empresa foi 30 milhões em 2019 (no prospecto fala que foi 26 milhões nos 9 primeiros meses de 2019, e o 4t18 foi 1,8M, estou estipulando esses 30 milhões para ter uma ideia), e no prospecto fala que teremos entre 100 e 110 milhões de ações, e o preço da ação no IPO, deve ser entre 15 e 20 reais (estou arredondando os valores para simplificar).

Não dá para eu chegar a conclusão de que o valor de mercado para quem entrar na oferta será aproximadamente entre 1,5 e 2,0 bilhões de reais? E com o Lucro de 30 milhões daria um P/L entre 50 e 67? Ou não tem nada a ver isso que estou falando?

Não temos o preço exato, mas temos uma faixa de preço. O preço por ação deve ser entre 15 e 20 reais. E o número total de ações entre 100 e 110 milhões.

No meu ponto de vista sim, mas como eu falei, o valor de mercado utilizado tá sendo o valor após o IPO, e o lucro é anterior ao IPO.

Ou seja, significa que o valor arrecadado com o IPO não vai gerar lucro nenhum para a empresa, ela continuará com o lucro que tinha antes do IPO, estaria cogitando uma queda grande na rentabilidade da empresa.

Tem que levar em consideração a rentabilidade que ela tem hoje, e que após o IPO ela terá $$ para investir por isso o lucro vai aumentar.

Tem razão.

Parte vai para a empresa e parte vai para os donos.

Já decidiu se vai participar?

1 curtida

Muito provavelmente sim, estou esperando algumas casas de análises/corretoras fazerem o estudo para verificar pontos de vistas diferentes sobre a empresa.

Sobre a Locaweb somente a Capitalizo fez o estudo, e não recomendou compra, mas no vídeo explica bem sobre a empresa e setor. Talvez entre com o valor mínimo exigido pelo IPO.

Sobre a Mitre não vi nenhum estudo ainda. Nesse pretendo um aporte maior.

Interessante, procurei videos na internet e não achei nada a respeito, pelo que vi a reserva já vai iniciar dia 21 de janeiro e encerra dia 31 de janeiro.

Provavelmente devo entrar com um valor pequeno ou médio.

1 curtida

Vai ter bastante coisa esse ano, não é meu perfil mas pretendo fazer flip em bastante coisa. A que mais interessa é LocaWeb.

1 curtida

Concordo com o Cadu… é um nicho bem parecido com EZTC e TRIS, e essas duas se capitalizaram antes com follow-ons e já compraram terrenos, além de terem um bom e sólido tracking record.
Prefiro ficar com TRIS… ainda tenho um pouco de EZTC, que vou vender entre jan e fev provavelmente. Se fosse para outra construtora, acho que pegaria uma de um nicho um pouco diferente ou mais amplo, talvez MRVE ou Cyrela, que são boas empresas, mas teria que estudar melhor e ver se o valuation está ok ou não.

Mas minha tendência agora é ser um pouco mais conservador, evitando alguns setores como varejo e construção civil… estão num valuation projetado de lucros futuros bem otimistas, e qualquer mudança setorial, aumento de juros, desemprego, etc, pode abalar bastante o setor.

2 curtidas

Dos IPOs planejados: Mitre, Locaweb e Petz, o da Petz é o que levo mais fé… esse é um mercado com potencial de crescimento maior do que o consumo em geral.

Relatório Gratuito da Levante sobre IPO da Mitre.

https://conteudo.levanteideias.com.br/ipo-mitre

Gostei bastante do relatório @fortaleza, @cadu.

Recomendaram compra até o preço R$ 19,30 (preço máximo da oferta).

Vou colocar aqui alguns pontos interessantes:

"O múltiplo preço/valor patrimonial da ação (P/VPA) da Mitre varia de 1,9x a 2,5x conforme a
faixa de preço da oferta.

As incorporadoras mais comparáveis à Mitre, com forte posição no segmento de média renda em
São Paulo, são EZtec e Trisul. Suas ações estão sendo negociadas a múltiplos P/VPA de 3,5x e
3,0x, respectivamente.

O múltiplo preço/lucro 2021 projetado para a Mitre fica entre 12,7x e 17,1, comparado à média
do setor de 13x.

Fazendo a conta ao contrário e assumindo que o ROE sustentável da Mitre pode chegar a 20%,
calculamos o valor justo das ações da empresa: R$ 20,69 por ação – 7% acima do preço do limite
superior da oferta de ações (R$ 19,30).

Conforme a empresa consiga aumentar seu lucro e melhorar sua rentabilidade (ROE), seu
múltiplo deverá ser mais alto."

Sobre os recursos destinados pelo IPO:

"Em todos os cenários possíveis, haverá um percentual elevado de oferta primária, acima de 85%
do total da oferta, em que os recursos captados no primeiro momento reforçarão o caixa da
companhia para futura destinação de recursos.

Os recursos líquidos provenientes da Oferta Primária serão destinados para:
 Aquisição de terrenos (Landbank) – 64%
 Custos de Construção – 14%
 Despesas Administrativas, de Vendas e Gerais (SG&A) – 22%"

4 curtidas

Bacana análise!
Acabei de ler, as cabe uma crítica. O relatório deles focou muito no P/VP. Ok, tem sua importância, mas deram um peso muito grande neste indicador, colocando ele como o principal:

“O múltiplo de mercado mais utilizado para as empresas de construção civil é o P/VPA (Preço
sobre Valor Patrimonial da Ação).” Não concordo com esta colocação. A meu ver tem de olhar em conjunto P/L + P/VP + ROE pelo menos. Acho que este relatório pode estar um pouco tendencioso p/ favorecer o IPO, por isso deu maior destaque no P/VP.

Na faixa teto de 19,30 prefiro TRIS mesmo. Já na parte de baixo, do piso até o meio (14,30 a 16,80), já fica mais interessante, e acho que pode dar jogo.

4 curtidas

Muito bom seu ponto de vista!

A empresa tem demonstrado um ótimo ROE tbm, além de P/VP que vem bom em relação ao setor, e o P/L meio que foi um valor ajustado para 2021 então não conto nesse caso deles como um indicador muito confiável.

Tou posicionado na TRIS, minha única ação no setor de construção (além da LOGG que n se encaixa exatamente em construção), e com o mercado com expectativa dessa melhora do PIB, SELIC em seu menor valor, acho que apartamentos de classe média tendem a ter uma boa procura, por isso pretendo participar do IPO e ficar com Trisul e Mitre.

Além disso, em 2019 muitas small caps subiram demais e as blue chips n acompanharam, então creio que esse ano somente algumas small caps vão continuar subindo, entre elas, setor de construção.
E espero que as blue Chips (Vale, Perto) subam, tirando os bancões que n tou com boas expectativas pra esse ano (somente BB).

2 curtidas

Muito bom, obrigado por compartilhar.
Sabe como está o estoque de terrenos atual?
E o guidance projetado para 2020?
Thanks!

2 curtidas

“De acordo com os dados do prospecto, a Mitre possui um banco de terrenos com um Valor Geral de Venda (VGV) estimado de R$ 4,6 bilhões. Pelas estimativas da companhia, esse estoque é suficiente para sustentar os lançamentos até 2023.”

"O volume de lançamentos atingiu R$ 266,7 milhões de janeiro a setembro de 2019, com possibilidade de lançamento adicional de R$ 321,1 milhões no quarto trimestre, com total de R$ 587,8 milhões em 2019.

A velocidade de vendas dos lançamentos foi superior a 90% em 2019. A companhia tem baixo nível de cancelamento de vendas, de apenas 3% das vendas contratadas em 2019.
A companhia estima que a sua capacidade de lançamentos fique entre R$ 1,0 bilhão a R$ 1,5 bilhão por ano.

A companhia já possui banco de terrenos de R$ 4,6 bilhões de Valor Geral de Vendas (VGV), suficiente para suportar lançamentos de 2020 a 2023.

Estimamos volume de lançamentos de R$ 1,0 bilhão em 2020 e de R$ 1,5 bilhão em 2021."

O guidance n tenho.

4 curtidas

Hum…
Olhando melhor aqui, not bad…
Me corrige se estiver errado, mas o market cap dela vai ficar em torno de 2bi, com quase 1 bi em caixa. Isso é 50% menor do que trisul, e já tem um landbank maior (4,6 de VGV vs. 3,1) e guidence semelhante (1bi vs. 1 a 1,3bi para 2020). E um aumento de 50% para 2021…
As margens parecem ser um pouco melhor do que a própria TRIS.
Vou ver depois esse relatorio da levante, e esperar o da suno.
Abraço

@fortaleza - me retratando, acho que vou olhar com um pouco mais de carinho para a Mitre.

1 curtida

Legal, não tive tempo ainda de ler o relatório, só os seus comentários.

Quase certo eu entrar, a dúvida se com valor pequeno ou médio.

No setor tenho só uma posição pequena em Tris3, passei quase 10 anos com posição grande em Eztc3, mas vendi uns 2 anos atrás :roll_eyes:

1 curtida

“IPO da Mitre: Construção Civil na Crista da Onda: Média Renda em São Paulo”

1 curtida

Ja esta disponível a reserva so IPO da Mitre, no Banco Inter.

Mas não tem opção de look-up, não é? Será que vai ter rateio grande?

ja li 3 analises e gostei do case. Pretendo entrar no IPO também
Maior duvida é referente posição. Pequena , média ou grande rsrs

Nesse Bull Market tem muito IPOs que a cotação só vem subindo após o início das negociações, e muitos dos que esperavam a cotação cair estão acompanhando tais subidas de camarote. Nada de cai cai balão aqui na minha mão!