IRBR3 - IRB Brasil resseguros

Tem no insta dele.

Screenshot_20200304_182040_com.whatsapp

5 curtidas

Na moral ? Meu Pm é 27 eu acho.
Batendo 25 eu vendo e Tchau. Proximo. kkkkk

https://twitter.com/renoirvieira/status/1234925170588102658/photo/1

Gostei da carteirinha. :rofl: :rofl: :rofl:

1 curtida

Achei que fosse rodar o financeiro só, se for verdade é uma boa notícia

Mas capaz de ser fake news para a ação subir amanhã :rofl:

Dei uma analisada no balanço do IRB e devo dizer que entendo o básico de seguros, mas nada além disto. Existe uma fórmula para o float que utiliza dados que precisam ser abertos nas notas explicativas, então tentei simplificar todo o processo com algo mais simples, que espero pelo menos respeite conceitualmente a noção de float. Float é para a seguradora o dinheiro que ela pode investir até a data de liquidação do sinistro. De uma maneira simplista, é o passivo operacional (captação) menos o ativo operacional.

Float = Passivo Exigível - AC - ARLP - Caixa - Aplicações Financeiras

Quanto maior o float, mais dinheiro sobra para a seguradora.

image

Geração de Caixa (neste caso) = Variação do Float + Dividendos Pagos

10 curtidas

Ou seja, a empresa vem afundando?

2 curtidas

Com o salvo conduto de ser uma análise amadora, sim.

5 curtidas

image

2 curtidas

Então, partindo disso: não faz muito sentido a empresa reportar lucros contábeis muito acima da média vs. sinistralidade muito abaixo da média (durante anos). Fora isso, como premissa normalizada, a resseguradora recebe os recursos dos prêmios muito antes da sinistralidade ocorrer ou do seu respectivo desembolso efetivo. Do ponto de vista estatístico e histórico de outras do setor no Brasil e no mundo (inclusive ponto levantado pela Squadra), a geração de caixa na maioria das vezes, é maior do que o lucro contábil. No caso do IBR é o inverso. O ROE que a IBR vem apresentando denota realmente uma certa manobra contábil para inflar os resultados.

2 curtidas

É possível concluir que a IRB vem queimando caixa então do float para pagar dividendos ao diminuir em vez de utilizar apenas o seu rendimento?

2 curtidas

Parece que sim e o que fica estranho na história e que a Squadra disse é isso estar acontecendo com uma empresa que tem uma sinistralidade muito baixa. Ou seja, o lucro vira tudo, menos caixa.

1 curtida

Screenshot_20200304_190225

Ela tem um float gigante, como todas empresas de seguros. Ela pode estar distribuindo essa parte, não precisaria vir do lucro.

1 curtida

Olha, a grosso modo (não posso ser categórico sem analisar) mas se os lucros estavam sendo inflados por um certo tempo (fruto, por exemplo, de reversão de provisões de sinistralidade, venda de ativos reavaliados, recuperação de sinistros, etc) e assumindo que, o float são as aplicações financeiras da IRB em relação aos prêmios emitidos retidos -> pode ser sim que os dividendos estivesse queimando caixa em relação ao lucro contábil alto reportado. Balanço de seguradora é um tanto complicado de entender e carrega certa subjetividade no ‘timing’ e tamanho da sinistralidade. Um atuário deveria ser capaz avaliar a correlação estatística histórica para dar maior suporte as provisões de sinistralidade, etc. Vamos ver se, daqui certo tempo, pós novas auditorias, farão um mega ajuste (acho apenas que isso não deve ocorrer agora).

2 curtidas

@sr_fouquet depois que conversamos… enquanto vc fazia a análise… Eu cheguei em casa agora e conferi…mas mais a fundo. Sua aproximação
condiz exatamente com oq falei no áudio.

Aparentemente receberam mais prêmios, conseguiram reter mais também… mas o float real tbm se reduziu… mas em proporções menores do que a aproximação… pouco mais q a metade se pegar um intervalo de 5 anos.

Eu acho q a empresa perdeu um prêmio que o mercado dava por boa governada e expectativas excelentes… agora precisará reconquistar esta confiança do mercado… O que será muito difícil, confiança só se perde uma vez…Se não conseguirem de fato provar que os números apresentados eram reais… não espero que o papel continue negociando com prêmio. Ainda há muito risco… como te disse, se observar a geração de caixa apenas… arrisco um valor justo p ação abaixo de 11 reais.

Eu perdi um pouco de dinheiro no papel, cerca de 1% do valor da carteira… Pq fiz um valuation correndo enquanto sangrava e me enganei com os desdobramentos, além disso acreditava no impressionante crescimento da empresa e se for/fosse real estaria/Está atrativa… agora corrigindo tudo… após os cálculos e não dando prêmio algum para a gestão, crescimento questionável passado… revisei meu valuation para abaixo de 11… respeito as diversas opiniões.

3 curtidas

Ela pode levar uns 10 anos para ser forçada a mostrar o real impacto enquanto queima este float… isto já ocorreu no passado com outras seguradoras internacionais … vamos estudar um caso antigo para ter mais visão… Se notar alguma similaridade posto por aqui… como os cálculos atuariais são bastante complexos e exigem muitos dados… nenhum analista irá cobrir… no máximo notar alguma discrepância com o mercado… como a Squadra fez.

2 curtidas

Se os números e/ou tese da Squadra se provarem corretos, o que ela fez com essa carta faz muito bem ao mercado como um todo. Obviamente que ela tem interesse e ganhará muito com isso, mas em um país onde a impunidade reina, apontar fraude/incompetência assim e colher os resultados deve ser gratificante.
Torcer que a CVM puna de forma exemplar os responsáveis para que a bomba não termine com o investidor

1 curtida

Olha, acho que não levará tanto tempo por um motivo. As auditorias independentes já devem estar começando a reavaliar as técnicas e premissas contábeis deste setor para não explodir no colo delas depois (lembrando que a IRB é líder). Se esta diretoria for trocada no curto prazo, eu diria que quem assumir, é provável que serão mais conservadores no approach contábil (ainda que isto possa ocorrer de forma mais paulatina ao longo dos trimestres) - apenas porque se for feita mega ajuste contábil no meio desta lambança atual, poderá jogar a empresa na lona. Então, acho que pós troca, dirão que reavaliarão as práticas contábeis mundança na remuneração dos executivos (não mais baseado na valorização das ações).

4 curtidas

Capaz desses dividendos de agora nem saírem então, para demonstrar um compromisso com esse equilíbrio financeiro