ITSA3 - Itaúsa

JCP é normalmente usado pra empresa diminuir o valor pago de IR. Imagino que eles devam ter que calcular uma base do resultado para saber o valor “ótimo” do JCP.

Dividendos proporcionais todo mês geram um estresse grande no fluxo de caixa da maioria das empresas normais. As únicas opções costumam ser FIIs e REITs. Mesmo vacas leiteiras previsíveis, como TAEE, ou T nos EUA, só pagam dividendo trimestral

2 curtidas

Penso o mesmo, imagine o gasto com equipe e estrutura para organizar pagamentos tão pífios.
Faria mais lógica reter os proventos, pagar trimestralmente e tentar rentabilizar ao máximo durante o período.
Mas eles devem saber o que fazem.

a itausa paga 100% oq ela recebe de itau como forma de proventos, o itau anunciou 0,05 , e por conta disso temos esse de 0,02, se vai ser pequeno ou grande, depende do itau por hora

• Proposta de Incorporação. A XP apresentará à Administração da XPart proposta de incorporação da XPart pela XP, de modo que os acionistas da XPart recebam ações Classe A de emissão da XP (ou o equivalente em certificados de depósito de valores mobiliários – BDRs - para aqueles acionistas que tiverem restrições ao recebimento de ações de emissão da XP, observadas eventuais restrições regulatórias) na proporção de suas participações no capital social total da XPart. A aprovação da Incorporação estará sujeita a aprovações regulatórias e societárias, sendo certo que a Itaúsa e a IUPAR votarão favoravelmente à Incorporação na assembleia geral a ser convocada para esse fim, desde que a proposta esteja consoante às condições previstas no Acordo. As partes envidarão esforços para realizar a Incorporação em até 120 dias contados da Segregação.

Eu entendi certo? Vai ter a possibilidade de receber ações da XP direto lá fora?

3 curtidas

Conforme anunciado pelo Itaú Unibanco, a participação acionária do banco na XP será segregada em uma nova companhia denominada XPart, que terá como ativos o investimento representativo de 40,52% do capital da XP e R$10 milhões em caixa. A segregação dependerá da autorização do Banco Central Americano e, uma vez implementada, as ações da XPart serão distribuídas para os acionistas diretos do Itaú Unibanco.

A Itaúsa, como acionista direto do Itaú Unibanco, também receberá parcela da XPart. Entretanto, a companhia firmou acordo com a IUPAR e a XP para a apresentação de uma proposta da XP para a incorporação da XPart, o que tornaria os acionistas da XPart investidores diretos da XP. Caso a Incorporação fosse realizada nesta data, a Itaúsa deteria 15,1% do capital social total e 4,8% do capital votante da XP, direta e indiretamente. A criação da XPart e seus desdobramentos não deverão produzir efeitos materiais para a Itaúsa neste exercício social. A companhia já informou a sua intenção em alienar a sua participação na XP e o valor obtido deverá ser reinvestido em novos negócios ou distribuído sob a forma de proventos.

4 curtidas

achei estranho que essa parte de alienar não consta nesse fato relevante de hoje…

Eu pessoalmente preferiria receber essas ações e decidir o que fazer com elas.

2 curtidas

Eu não consegui entender direito esta situação.

A ITAUSA comprou uma parte da XP para diversificar. E agora estão querendo vender essa participação? Seria isso?

A Itausa, por ser dona de um percentual relevante do ITAU, que por sua vez detinha cerca de 45% da XP, na distribuição do ITAU das ações da XP para seus acionistas vai entregar algumas ações para Itausa. Esta deve vender essa participação aos poucos, visto que a XP não se enquadra na política de dividendos desejada para a Holding.

Pensando em vender Itsa4 para comprar Itub, para poder ficar com as ações da XP, ao inves de deixar essas ações nas mãos da Itsa.

Alguem fez isso ou está pensando em fazer isso?

Não sei se vai valer a pena. Itsa já é negociada com um desconto em relação ao Itub, e também irá receber as ações, que posteriormente serão vendidas. Fora que se vc tiver no lucro em ITSA, vai ter que pagar 15% do IR.

Ainda n fiz a conta, tem q ver direitinho.

1 curtida

Isso se o valor de vendas do mês for superior a R$20.000,00 né.

Isso, no meu caso n vale mt a pena.

Estou pensando no que vou fazer com as ações da XP quando eu receber. Acredito que irei vender e comprar itub, já q a ação do itub deve cair uns 20% depois da cisão.

3 curtidas

Mas aí é a Itaúsa que vai receber, como vão ter muitas ações para vender, fica mais difícil de conseguir vender por um preço bom… E o dinheiro das vendas será investido por eles provavelmente na aquisição de outras participações… E se vc quiser ficar com a participação na XP, tendo a Itsa, vc não pode…

4 curtidas

Sim, tem razão, mas acredito que eles vão vendendo aos poucos, e nao irão se desfazer de uma vez. O itub se desfez de uma grande quantidade de ações da XP recentemente, e as acões continuaram subindo. Como n tenho interesse em carregar as ações da XP, embora possa me arrepender no futuro, pra mim tanto faz.

Claro que se eu fosse aportar agora, compraria itub3 e nao itsa4, mas não pretendo fazer a troca, pois teria q pagar IR. Talvez eu possa vender até o limite de 20.000, mas n fiz as contas ainda. Eu tenho tanto itub3 e itsa4 na mesma quantidade de valores.

Lembro que em outubro ou novembro uma casa de análise tinha recomendado a troca de itsa por itub, pois historicamente a relação entre os preços das duas estava favorecendo muito essa troca.

1 curtida

https://www.moneytimes.com.br/xpart-pode-ser-o-fiel-da-balanca-para-a-itausa/

2 curtidas

Entendi nada dessa análise

Já decidiram quando se dará a cisão?