Eu vejo um potencial menor de destravamento de valor no caso da Itaúsa, primeiro porque ela é uma holding, segundo porque é melhor você deter diretamente a ação que através de uma estrutura societária intermediária.
Acho que isto está tudo muito nebuloso ainda, a xp pode se aproveitar do movimento tb e fazer algo que possa surpreender… e a itausa pode surpreender fazendo algo como venda …
Agora fora isto seria muito mais muito interessante se a itaúsa tivesse um time fenomenal de aquisições e até mesmo fizesse emissões para ir adquirindo empresas de potencial e enfiando no portfolio se fosse o caso até fazendo emissoes de ações…
O lado mais negativo que vejo de itausa é o fato de serem muito parados… e conservadores demais… era para ser BRK brasileira…
A questão é que ITSA é, geralmente, negociada com um desconto frente ITUB, por isso fica mais atrativa.
Sobre a XP. eu sou uma das pessoas que criticou o Itau quando fizeram a aquisição, achei que tinha pagado caro demais. Resultado, três anos depois o valor investido multiplicou por 10.
É dificil avaliar o quanto a XP ainda tem de potencial de crescimento, e por consequência, se ainda vale carregar a posição.
@cadu O Conselho do Itaú já aprovou a criação da Newco (XP). A minha dúvida é quem será mais beneficiado os acionistas da Itaúsa ou do Itaú? Ou não terá diferença.
Quanto a isso não terá diferença.
Pelo que entendi até agora da coisa, a maior diferença me parece que será o Itaú saindo da sociedade na Xp, e Itsa mantendo a participação.
Acho que a grande diferença é que se vc tem Itub, e quiser “realizar o lucro XP” você vai poder.
Se você tem Itsa, vc vai ter que carregar a XP enquanto eles quiserem carregar.
Eu pessoalmente preferiria Itub, mas hoje só tenho Itsa, e como nesse ano o mercado bateu mais em Itsa do que em Itub, a princípio não devo mudar de Itsa para Itub.
(Reuters) - A Itaúsa (SA:ITSA4) comunicou nesta segunda-feira que considera positivas as proposições realizadas até o momento pela XP Inc (NASDAQ:XP) relacionadas à reorganização societária do investimento detido pelo Itaú Unibanco (SA:ITUB4) na plataforma.
Após o conselho de administração do Itaú aprovar proposta de cisão parcial do investimento do conglomerado na XP, a XP afirmou que avalia a possibilidade de apresentar proposta para a incorporação dessa nova companhia.
“Caso a XP venha a apresentar proposta relativa à incorporação da Newco, a Itaúsa pretende avaliar seus detalhes em conjunto com a IUPAR…sendo certo que levarão a melhor proposta para análise e deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Newco”, afirmou a holding em fato relevante.
A Itaúsa explicou que, conforme a atual composição acionária do Itaú, a ser replicada na nova companhia, com a implementação da cisão a Itaú Unibanco Participações S.A. (IUPAR), controlada pela Itaúsa em conjunto com Companhia E. Johnston de Participações, passaria a ser a maior acionista individual da nova companhia e a Itaúsa passaria a deter também participação direta na nova empresa.
A Itaúsa reafirmou seu interesse em manter participação relevante na nova sociedade no curto prazo, mas destacou que “não considera essa participação como estratégica no longo prazo, estando este ativo sujeito às avaliações no âmbito do processo de acompanhamento de seu portfólio”.
FATO RELEVANTE DECLARAÇÃO DE JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO
ITAÚSA S.A. comunica que o Conselho de Administração, reunido nesta data, aprovou a declaração de juros sobre o capital próprio adicionais no valor de R$ 0,0208 por ação, que serão pagos aos acionistas até 30.04.2021, com base na posição acionária final do dia 22.01.2021 e com retenção de 15% de imposto de renda na fonte, resultando em juros líquidos de R$ 0,01768 por ação, excetuados dessa retenção os acionistas pessoas jurídicas comprovadamente imunes ou isentos.
São Paulo (SP), 18 de janeiro de 2021.
ALFREDO EGYDIO SETUBAL
Diretor de Relações com Investidores||