IVVB11

Como você nunca acertara o melhor momento para entrar, o ideal é ir comprando aos poucos.

2 curtidas

Eu também acho que a melhor estratégia é ir comprando aos poucos. É claramente um ativo em tendencia de alta no longo prazo

2 curtidas

Colegas, estudei um pouco mais sobre esse assunto e estou tendendo a investir no ETF diretamente no exterior (seja o próprio IVV ou o VOO p. ex.) ao invés de comprar IVVB11.
Esses foram os principais fatores que estão pesando na minha decisão mas queria saber se vocês enxergam algo diferente por favor.

  • ETFs nos EUA distribuem os dividendos trimestralmente ao investidor ao invés de reinvesti-los no próprio fundo como acontece no IVVB11. Ótimo para renda passiva que é meu objetivo.

  • Isenção de IR para vendas inferiores a R$ 35 mil (sei que esse assunto é questionável mas nos últimos artigos que li se confirmava que ETFs entram sim nessa isenção, assim como Stocks e REITs). No IVVB11 não teria como escapar dos 15% numa eventual venda.

  • Corretoras como a Passfolio oferecem taxa zero nestas operações então assim como o IVVB11 também não pagaria nenhuma taxa de corretagem.

Valeu!

1 curtida

Acho melhor investir lá mesmo.

Ai tem 2 pontos para refletir, primeiro, lá é descontado 30% do dividendos na fonte, o dividendo de IVV é aproximadamente 2,5%aa bruto, ou seja, aproximadamente 1,75%aa liquido, no caso, eu pessoalmente preferiria muito mais que eles reinvestissem os dividendos, no longo prazo esse imposto pago, faz uma diferença grande;

O segundo ponto, é que acho que não compensa você trazer para o Brasil o dinheiro dos dividendos, por causa das taxas.

Mas no geral acho mais atrativo aplicar lá mesmo.

3 curtidas

Estou esperando uma queda no dólar para começar a investir em IVVB11, não faz sentido comprá-lo quando acredito que o dólar está mais apreciado do que deveria. Fiz um breve comparativo de rentabilidade do ETF sobre algumas ações e foi surpreendente, bateu muita das queridinhas do índice (a se pesar o mais longo bull market da história e a disparada do dólar). Vejo como uma boa alternativa de contrapeso na carteira pela correlação negativa IBOV Vs. US$. Investiria no exterior se o volume fosse maior, inclusive já investiria em outras opções naquele mercado, mas por enquanto o ETF cumpre seu papel na minha carteira.

2 curtidas

Oi Lucas, eu pretendo começar direto lá fora no VOO, mas, além dos pontos que tu listastes, pela segurança de saber que o investimento vai de fato estar nos EUA. Querendo ou não, IVVB11 é administrado aqui no Brasil.

2 curtidas

Não sei se o dólar abaixa muito até 2022 … daqui até lá vai ser uma crise atrás da outra.

Tenho a impressão que abaixo de 5,00 ele não vai ficar. Com muito otimismo vai chegar uns 4.50, no fim dessa pandemia.

Acho que vale pequenas compras todo mês para ir garantindo. Se o dólar melhorar, com melhora da economia mundial, vc ganha na valorização da bolsa e perde no dólar. E aproveita para comprar mais, com dólar mais baixo.

3 curtidas

Como eu já venho dizendo há muito tempo aqui no forum, antes mesmo da crise do coronavirus, eu acredito que o preço justo do dólar é 6-7 reais. Este é o principal motivo que me faz comprar ivvb11 todos os meses e hoje é a segunda maior posição na minha carteira, depois de petr4.
Outro motivo é não ficar 100% exposto num país de alto risco que é o nosso Brasil.

3 curtidas

Valeu pelo feedback, pessoal!

Mas não tem como fugir desses 30% em nenhum cenário, certo?
Entendo que o IVVB11 reinveste no próprio fundo esses dividendos já descontados os 30% retidos na fonte pelos EUA.

A vantagem de ter o ETF americano é que você teria a flexibilidade de reinvestir os proventos por conta própria, investir em um ativo diferente (outro ETF, Stock, REIT) ou mesmo transferir de volta pro Brasil.

Aqui o IVVB11 tem os dividendos reeinvestidos e a tributação de 15% sobre o lucro em caso de venda. Lá fora os 30% sobre os dividendos pagos. Será que vale realmente ter o VOO? Tem algum estudo comparativo?

O @lucasps trouxe um questionamento interessante. O reinvestimento dos dividendos por parte do IVVB11 já não é descontado os 30% de imposto de qualquer forma?

Acho que sim, não tenho certeza.

Também não sei se os dividendos de IVV e VOO são cobrados só 1 ou 2 vezes. Quando uma empresa paga para o ETF, ela recebe o valor bruto, e não é cobrado imposto sobre os dividendos que ela recebe? Ou será que ela recebe o valor líquido, só descontado o IR, e quando paga o dividendo é cobrado novamente?

Eu não sei, estou só levantando a questão para quem está em duvidas sobre qual aplicar, pesquisar.

Acho que investir lá IVV ou VOO é melhor

1 curtida

Entre IVVB11 e investir direto no IVV11 lá nos usa, uma vantagem que tem é taxa de administração menor, não?

Esse assunto me intrigou agora. :laughing:

Continuei pesquisando e encontrei uma discussão sobre isso num fórum do Bastter.
O moderador explicou da seguinte forma:

“ETFs americanos não pagam taxas sobre os dividendos recebidos pelas empresas . No caso do IVVB11, ele investe no IVV. Quando as empresas americanas pagam dividendos ao IVV não tem taxação. Porém o mesmo distribui para seus cotistas, no caso no IVVB11. O IVVB11 se caracteriza como investidor não residente então é taxado em 30%.”

1 curtida

Também.

Boa, Lucas! Perfeito, então. Agora se confirmou mais ainda pra mim a vantagem de investir direto lá fora.

1 curtida

deve ser isso mesmo

Interessante que iniciei meu primeiro investimentos em stocks quando a XP fez o seu IPO. Naquela época as pessoas já afirmavam que o momento não era ideal para investir em ações estrangeiras porque o dólar estava alto.

Hoje, com uma rentabilidade próxima de 100% (considerando a valorização da ação e a desvalorização do real), vejo que não há um momento adequado para investir fora do Brasil. O importante é a diversificação da carteira.

Quem se preocupa com cotação do dólar sempre ficará preocupado e não aportará. No médio prazo, não fomos capazes de adivinhar a direção que a dólar tomará, assim, considerando que somos incapazes de prever o futuro, o ideal é sempre aportar aos poucos, sempre mirando na diversificação da carteira.

3 curtidas

Comecei em 2017, e em 2017 já se falava isso que o dolar a R$3,20 estava caro, e que o SP500 proximo de 2.500 estava muito esticado…

Exato. É uma das principais lições que aprendi na dor nessa crise rs. Se tivesse feito antes não teria tido a desvalorização do meu capital em relação ao dólar que tive.

A vantagem do IVBB11 que vejo é, fica atrelado a sua conta no Brasil e vc não paga o spread de remessa e resgate do dolar, além disso, se vc falecer sua familia faz um inventário normal aqui no Brasil.

A desvantagem do IVBB11 é que se vc vender paga 15% sobre o lucro, a taxa de administração é mais alta que o ETF americano idêntico e ele acaba distribuindo dividendos com tributação já. Não tem como controlar isto.

Ainda sim, acho uma boa forma de diversificação e proteção em dolar.

4 curtidas