JHSF3 - JHSF Participacoes

Pois compare com o balanço das outras empresas do setor. Cabe ressaltar que todo trimestre a empresa reporta ganhos altos com estas revalidaçoes. Não é pq “ninguém” está falando que significa estar certo.

E só pra deixar claro tb, não estou dizendo que a empresa está fraudando o balanço, ou inflando os valores do PPI (até pq não tenho como calcular isso), mas só ressaltando um fato, que a maior parte, pra não dizer todo, do lucro liquido reportado é virtual.

1 curtida

entao poderia fazer um comparativo com a multiplam e brmols? pra ver a diferença do PPI, pelos multiplos jhsf3 ainda esta muito barata.

Vc já fez esta análise comparativa? Se já fez e chegou a esta conclusão, poste aqui por favor. Mas tem de fazer o ajuste pelo PPI, ou pelo menos uma base de comparação do PL com o PPI entre elas, e sua valorização trimestral. Eu não acompanho estas outras duas empresas.

Então… não sou contador, mas acho não tem outro jeito de readequar o valor patrimonial sem que isso entre como lucro. Acho que não tem como ajustar o VPA de um balanço pro outro sem mexer nesss linha.
Eu precisaria de algo mais concreto pra desconfiar do balanço da empresa dp jeito que vocês desconfiam.

Não é bem isso Caio. Nem entrei no mérito de desconfiar dos valores reportados. O que deixo claro na análise é um fato, que o LL reportado está vindo praticamente todo do PPI. Isto não é algo que desconfio, ou algo ilegal. Mas sim um fato sobre o balanço, ele está reportado assim. Cabe a cada investidor analisar a empresa levando isso em conta.

4 curtidas

Me perdoem a ignorância, mas se a empresa vender um apartamento a R$35.000,00/m² como está considerando no balanço, esse dinheiro entra aonde uma vez que já foi contabilizado? Isso para mim é contar com o ovo no * da galinha. E se os juros iniciarem um ciclo de alta, vai emitir dívida/reportar prejuízo ou o que?

Esse que eu vejo o maior problema
Uma coisa é o que vale o imóvel, outra é vender pelo preço que estão pedindo
por que isso que não gosto dos valores do PPI
Daqui a pouco a Vale tb pode começar a colocar variações no PPI, além de considerar apenas o ganhos com mineração. Afinal d contas, a VALE minera em terrenos que devem ter melhorarado o preço tb, né?

Se o apartamento é um imóvel destinado para a venda (dentro do negócio normal da empresa), a variação de valor não deve entrar no PPI. Se isso foi feito, está errado.

Se você vender um ativo pelo menos valor que ele está contabilizado, não há lucro na operação. Seria uma simples troca de saldos entre contas do ativo com reflexo zero no resultado. Debita estoque e credita caixa ou contas a receber.

Por outro lado, se você vender a menor do que o valor contábil, vai gerar ajuste negativo no resultado.

Se eu entendi direito o problema, o que a empresa faz ao gerar “lucro virtual” mediante reavaliação de ativos é, de certa forma, antecipar lucros futuros, que poderão ou não se concretizar, com a venda dos ativos.

No caso de ativos que ela não pretende vender, e sim apenas explorar comercialmente,entendo que a questão já muda um pouco de figura. Não sou contador e não saberia indicar com precisão de que forma o reflexo da valorização de ativo imobilizado deveria impactar nas linhas de resultado (se é que deveria), mas não faz sentido na minha cabeça lançar essa variação como lucro se não há sequer intenção de venda do ativo.

Alguém com mais conhecimento pode dar uma luz?

EDIT: achei algo que pode ajudar a entender melhor a questão

1 curtida

Acredito que os terrenos com jazidas de mineração perdem valor conforme vão sendo explorados.

A empresa tb é administradora de imóveis. Senão me falha a memória, ela considera na variação do PPI ambos, tanto a variação do valor dos seus imoveis que administra, quanto seus terrenos para construção/vendas futuras.

Então, a Enron fazia isso, reavaliava as propriedades e colocava como lucro no balanço, assim como fazia com seus contratos de transmissão de energia elétrica trazendo tudo a valor presente e jogando no balanço então vigente. Essa manobra fazia os lucros explodirem enquanto que não entrava um puto no caixa. Imagine se a Taesa fizesse isso, por exemplo.

2 curtidas

Do lucro de 322 milhões da JHSF, 299 milhões são de lucros não realizados. A conta de lucros a realizar já passa de 1 bilhão.jhsf3

5 curtidas

Só faço trade e olhe lá.
Uma hora vai vir a martelada de Thor e vai ter gente fazendo preço médio ainda…

2 curtidas

Se você tem essa certeza, sugiro entrar vendido nela.

ninguem comentou da diminuição da divida, empresa está sendo bem administrada, vamos aguardar o sr mercado se decidir.

1 curtida

Onde eu disse ter certeza ???
Vejo muito aqui as pessoas defenderem um ativo como se fosse um time de futebol. Fanáticos !
Eu vejo da seguinte forma ; não acredito em algo que minha percepção diz para não acreditar e a maioria quer acreditar.
Tomara que chegue aos 100 reais e todos fiquem felizes pois vou ganhar também de qualquer jeito , compro ela somente por gráficos e não fundamentos.
Boa sorte sempre.

Essa expressão me passou a impressão de certeza absoluta de que uma bomba explodiria cedo ou tarde:

Quanto ao ativo, eu considero um bom negócio, independentemente da última linha do balanço, mas não tenho nenhum interesse em defendê-lo cegamente, tanto é que sugeri que você entrasse vendido, seguindo a sua intuição/percepção.

2 curtidas

COMUNICADO AO MERCADO

MRO DA PILATUS

A JHSF Participações S.A. (JHSF3), Negócios Únicos para Clientes Especiais, comunica ao Mercado que firmou com a Synerjet Corp, distribuidor para America Latina da “Pilatus Aircraft”, contrato Built to Suit (BTS) pelo prazo de 10 anos, que resultará na instalação do “Maintenance, Repair and Operation” (MRO) no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo que passará a concentrar as operações de MRO da Pilatus, inclusive o PC-24, para a América Latina proporcionando atendimento exclusivo e de suporte as aeronaves.

O MRO da Pilatus será desenvolvido em hangar de 3.000m2 que será construído para essa finalidade e equipado para oferecer aos clientes Pilatus o “Pilatus Crystal Class”, classificado como o #1 da indústria, consecutivamente, nos últimos 17 anos. O aluguel auferido pelo prazo do contrato é da ordem de R$ 16 milhões e demandará investimento em linha com os valores por metro quadrado recém verificados pela JHSF por ocasião da construção dos hangares no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo.

A presente transação está em linha com o desenvolvimento operacional planejado para o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, de prover aos usuários de aviação executiva no Brasil, infraestrutura especialmente pensada para atender clientes que desejam operar suas aeronaves com segurança e comodidade.

São Paulo, 05 de março de 2020.

Thiago Alonso de Oliveira

CEO

3 curtidas

Pessoal, lucro contábil é contábil. Financeiro é financeiro.
O release deixa bem claro a porcentagem de lucro CONTABIL que é referente ao ppi.
Bem simples. Qualquer pessoa que analisa informes tá acostumada com isso.
E não é a conta de “lucros a realizar”, os caras tem terrenos e tão construindo. Logo, eles já jogam lá o valor de expectativa de vendas, algo normal.
Agora, se voces lerem e fizerem calculo de lucro contábil como financeiro, daí vcs vao ter problemas em várias empresas e não só aqui.

1 curtida