LAVV3 - Lavvi

LAVVI3 - resultados 2020

Por indicação do @ateodoro fui olhar a empresa, e gostei do que vi.
É uma empresa recente na bolsa, um dos sócios é a Cyrella (o outro é a RH Empreendimentos), mais focada para classe alta em SP capital, e fez seu IPO ano passado, saindo ao preço de 9,50 (a faixa indicativa de preço era de R$ 11 a R$ 14,50).

A empresa cresceu muito nos últimos 3 anos. Não me chamou a atenção nenhum efeito não recorrente nos resultados. Vou colocar abaixo um resumo dos números nos ultimos anos:

lavv33

A empresa reportou crescimento forte em todas as linhas. O que tb chama a atenção são as margens liquidas muito elevadas, lembrando há alguns anos atrás a EZTC.
Agora o preço alvo:

lavv3

É uma empresa com um grande potencial de crescimento. Acho que aqui cabe colocar em um patamar de atratividade elevado, próximo de TRIS e EZTC, e acima de Mitre e MRV.

O risco está no fato de ser uma empresa pequena, em um setor bem competitivo. Por outro lado o foco em segmentos de alta renda tendem a sofrer menos com crises, o que gerar uma diferenciação de segmento, além de margens elevadas. Confesso que não entendi pq o ativo caiu tanto após o IPO.

6 curtidas

Tem um vídeo bacana do asvid sobre ela.

A queda foi meio geral no setor imobiliário. Basicamente, foi a alta nos juros longos (que impactam no financiamento do comprador e no custo de dívida da incorporadora - algo que não afeta aquelas que não estão endividadas) e a alta nos custos de material de construção (algo que é mais fácil de repassar no segmento de alta renda - talvez MRV sofra mais aqui).
EZTC eu sei que estocou aço pra quase um ano já prevendo a alta (esgotou o estoque da GGBR kkkkk)… então não justifica a queda generalizada. Evidentemente o risco das altas afeta mais umas do que outras. Para mim, a queda das ações das incorporadoras deu maior margem de segurança para empresas como EZTC, TRIS e LAVV (foi aí que abri posição em LAVV e reforcei EZTC).
Valeu pela postagem @cadu

6 curtidas

Realmente o setor caiu como um todo.
O que chama a atenção é o fato da MRV ter ido na contramão com relação as demais que acompanho.

4 curtidas

@cadu

Que bom que você voltou a fazer estas análises! São muito úteis para mim e, acredito eu, para muitos outros no fórum…

Eu resolvi ficar de fora do setor na espera do ciclo de alta da SELIC finalizar, mas concordo que principalmente EZTC3, TRIS3 e LAVV3 parecem bem descontadas já no momento. Além destas eu gostei bastante da TEND3 e ultimamente tenho estudado a PLPL3; algum de vocês já analisou esta empresa? Parece bem descontada…

7 curtidas

Tenda é a próxima da lista.
PLPL não acompanho, vou analisar para conhecer melhor.

1 curtida

@cadu pretende entrar? O que achou da previa operacional?

1 curtida

Embora não tenha feito lançamentos, as vendas vieram muito fortes.
Tinha até pensado em começar a posição no ativo, e deixar junto com TRIS na carteira, mas em menor percentual, porém depois que postei a análise ela já subiu bem. Talvez se voltar pra casa dos 7.

5 curtidas

Mais um tópico que vou upar porque os preços estão bastante atraentes.

2 curtidas

Ontem teve uma live bem legal do ASVID e ele comentou dela (um Munniz sugeriu que ele analisasse… suspeito que até seja o @munniz :slight_smile: )

Para quem tiver interesse (3 horas de live…) : 🏢 Análise das CONSTRUTORAS após os RESULTADOS do 3T21 - YouTube

4 curtidas

Opa, muito obrigado.

Iniciei posição pequena hoje, a Lavv3 está ridiculamente barata… Se cair mais eu compro…

Tenho posição grande em mtre3, e média em tris3, eztc3, as 3 estão baratas…

O que me chamou atenção da Lavv3, além do otimo resultado, foi que ela tem tem muito caixa, cerca de 700 M, ja fez um programa de recompra de 10% das ações em circulação, e iniciou outro programa de recompra de mais 10%… Ela teria dinheiro em caixa para comprar todas as ações em circulação…

1 curtida

Atualmente só tenho JHSF e estava olhando uma segunda para comprar. Normalmente compro TRIS sem pensar muito, mas dessa vez vou de LAVV também. Deixei ordempra ver se pegava mais barato no leilão de fechamento, mas não rolou. Vou ver como faço amanhã. Devo comprar metade da posição que eu quero e ir comprando o resto de acordo com as eventuais quedas (ou altas).

1 curtida

Foi eu mesmo… Mitre Lavi Eztc e Tris tuido barato… mas as menores com posição de caixa e equivalentes muito grande…

2 curtidas

Estão, tenho as 4… Menor posição é Lavv3 que iniciei hoje, mas pensando em aumentar…

Tenho LAVV3, EZTC3, PLPL3 e pensando em entrar em CYRE3.
PLPL3 é a que tende a apanhar mais com os juros altos.

1 curtida

Pior que eu esqueci de comprar hoje. Tem uma ordem a berta a 5,06. Quem sabe amanhã?

1 curtida

Eu venho comprando lentamente as incorporadoras, mas nas duas últimas semanas acelerei o processo. Já estou com 20% da carteira em Moura Dubeux, JHSF e Lavvi (nessa ordem).

Setor é cíclico, todo mundo sabe. Racional: comprar na baixa e vender na alta. Nunca saberemos o piso, mas pagando 0,4x a 0,8x do valor patrimonial, devemos estar bem próximos dele. Com a virada do DI para queda, acho que o momento de virada no ciclo definitivamente começou.

Sobre o ciclo: Operacionalmente, não houve uma grande queda, mas dessa vez o mercado antecipou tudo e mais um pouco na cotação, antevendo uma dificuldade do setor devido à tx de juros, incc e perda de renda. Porém, jogou tudo no mermo barco, sendo que várias estão sofrendo nada ou quase nada:

Moura Dubeux: está sozinha (entre as grandes) no Nordeste. Estoques na região na mínima histórica. Possui divida liquida negativa. Boa diversificação geografica (se Recife está pressionada, lançam em Salvador)

JHSF: público de altíssima renda, que não precisa tanto de financiamento (além disso, JHSF quem financiamento, não precisa de banco). Esse setor costuma sofrer menos nas crises, e incc também é menos representativo no total dos custos (margens são muito superiores)

Lavvi: um pouco mais arriscado, pois está no disputado mercado de São Paulo. Porém, precisa de apenas um lançamento bom por trimestre e possui o caixa mais robusto e o menos SG&A do setor, que a permite até postergar algo caso precise. Até o momento, incluindo o 4t21, segue operacionalmente muito bem, bem acima de Trisul, por exemplo.

7 curtidas

Meu maior medo é justamente o local de atuação. Os terrenos em SP são sempre muito disputados, reduzindo a margem. Se a empresa não tiver um bom landbank, preocupa. Eu confesso que ainda não olhei isso com calma.

É por isso que gosto bastante da JHSF. Ela atua nesse segmento premium com margens altíssimas.

3 curtidas

Também prefiro JHSF. Mas, se tiver uma chance, dá uma olhada em Moura Dubeux. Tenho estudado muito ela. Para mim, é a mais barata e entre as 3 com menor risco (falando em media/alta renda)

4 curtidas