Livros

Este é um livro que comecei a ler e quero terminar. Ele fala sobre toda a ilusão do governo grátis e os diversos problemas que isso cria para o povo. Um ponto interessante é que o governo nada mais é do que “transferência de riqueza”, pois vive buscando formas de transferir riqueza e agradar seus comparsas e companheiros. O melhor exemplo é a previdência social, pois as pessoas passam a vida toda contribuindo para ela (ou seja, transferindo riqueza para o Estado) e depois ficam sem dinheiro e patrimônio, além de sujeitos a todo tipo de dependência do Estado.

3 curtidas

Estou ampliando e polindo minha cultura livresca do mercado de renda variável.

Tem esses dois livros do Alexander Elder. Não estou interessado em comprar os dois.
Dentro da filosofia aqui do fórum qual deles vocês indicam e porque? Ou nenhum?

Aprenda a operar no mercado de ações
Como se transformar em um operador e investidor de sucesso

Caros, na condição de investidor, compilei várias informações básicas sobre Fundos Imobiliários e gerei um e-book. Como eu tenho um site sobre o assunto, é evidente que existe um mecanismo para pedir o e-mail, mas você pode sair da minha lista a hora que desejar, pois todos os e-mails tem link pra isso.

https://universofii.com.br/ebook-fundos-imobiliarios/

Estou compartilhando aqui porque acho que pode ser realmente útil para quem está começando. Se acharem que não, só me avisar, que eu removo a mensagem aqui.

Abraço.

6 curtidas

Bacana o e-book, simples e didático.

1 curtida

Obrigado pelo retorno, é importante pra mim.

Sugiro a leitura dos livros do Nassim Taleb, esses eu li:

A Lógica do Cisne Negro
Arriscando a Própria Pele
Iludidos Pelo Acaso

O primeiro acho que é o mais famoso, mas o que eu gostei mais foi do último. Ele fala muito do sucesso que pode vir da sorte, além de comentar dos vieses que podem condenar a gente a certos comportamentos que atrapalham tanto na vida como em investimentos, ajuda a ter mais humildade. Recomendo fortemente pelo menos a leitura do último para quem investe.

5 curtidas

Obrigado pela indicação, vou ler pelo menos o que você achou mais interessante.

Resumo do livro “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham.

4 curtidas

Amigo, eu aprendi a investir com um ebook que encontrei na Amazon. O nome é “Mercado de Ações: Manual para Iniciantes”. Claro que não ensina tudo, mas ensina o suficiente para começar e eu achei o preço bem acessível. Sinceramente, foi o livro que mais me ajudou.

Um tema que sempre tem gente com dúvidas é imposto de renda.
No ano passado li/estudei uns 15 livros sobre renda variável e um deles foi sobre imposto de renda.

Título: Imposto de Renda no Mercado de Ações
Autor: Murillo lo Visco
Terceira Edição
Ano 2020
Tem umas 300 páginas

O autor tem bom currículo: Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Conselheiro Titular do CARF, atuou como julgador Delegacia da Receita Federal de Julgamento, ocupou cargos de chefia na COSIT, Analista de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional. Formado em Engenharia pela POLI-USP, formado em Direito pela UFSC, formado em Ciências Contábeis pela FEA-USP, etc.

Uma primeira parte trata de noções gerais:

  1. Elementos básicos da estrutura do imposto
  2. Esquema geral de apuração do imposto
  3. Retenções na fonte
  4. Regimes de tributação
  5. Pagamento do imposto e das tributações
  6. Declaração de ajuste anual
  7. Fiscalização e cobrança do imposto
  8. Processo administrativo e fiscal

A segunda parte trata especificamente dos ganhos de pessoas físicas no mercado de ações na bolsa de valores
9) Noções básicas sobre operações tributadas
10) Proventos e os efeitos tributários de seu recebimento
11) Visão geral da apuração do imposto
12) Dedutibilidade de custos e despesas
13) Resultado de operações no mercado a vista
OBS: Além de discorrer sobre a teoria e a legislação o autor também apresenta exemplos bem completos. Por exemplo: uma compra e uma venda; uma compra e várias vendas; várias compras e uma venda; e várias compras e várias vendas. Em todos os capítulos subsequentes os exemplos são bem detalhados.
14) Resultado de operações no mercado a termo de ações.
15) Resultado de operações no mercado futuro
16) Resultado de operações no mercado de opções de ações
17) Resultado de operações de day trade
18) Imposto sobre ganhos de pessoas físicas no mercado de ações de bolsa de valores
19) Demonstração das operações no mercado de ações na declaração de ajuste anual

Achei este livro muito bom e atualizado.

5 curtidas

Um outro tema que sempre tem forista perguntando é sobre opções.
Também sou bem leigo em opções e por isto andei estudando um pouco.
Vou mencionar aqui três livros que pode tirar o forista do nível zero em opções.

Antes é interessante mencionar as quatro formas mais primárias em que aparece as opções:

venda de call
venda de put
compra de call
compra de put

“Compra” e “venda” são os verbos que estamos acostumados no dia-a-dia: comprar e vender.
call significa “direito de comprar”
put significa “direto de vender”

Assim aquelas quatro modalidades acima podem ser transpostas para:
venda do direito de comprar
venda do direito de vender
compra do direito de comprar
compra do direito de vender

Vamos aos livros:

Título: Ganhe mais dinheiro investindo em opções
Autor: Marcelo C. Piazza
171 páginas
Terceira edição
Ano 2020

Este livro é muito básico mesmo. Ele explica o que são opções. O que é dentro do dinheiro (ITM), no dinheiro (ATM) e fora do dinheiro (OTM). Daquelas quatro operações que mencionei acima ele explica só a primeira que venda de call. Nada mais.

Depois que estudei este livro mencionado acima eu percebi que ele era muito básico e incompleto. Fiz alguns posts aqui no fórum e por fim encontrei um livro bem mais completo e bem mais profundo, que é:

Título: Opções, do tradicional ao exótico.
Autor: Lauro de Araújo Silva Neto
308 páginas
Terceira edição
Ano 2020

Este livro é muito mais completo e profundo que o anterior.
Seus capítulos são:

  1. Opções - fundamentos;
  2. Hedge com opções;
  3. Travas nos mercados de pções;
  4. Prêmio das opções;
  5. Preço de uma ppção;
  6. Volatilidade;
  7. Modelo de Black & Scholes;
  8. Métodos numéricos - simulação de Monte Carlo;
  9. Opções exóticas;
  10. Gráficos das sensibilidades com combinação de variáveis;
  11. Conclusão.

Existe um terceiro livro que eu ainda não tenho e não estudei, mas que é o próximo que vou comprar e estudar em opções:

Título: Fique rico operando opções.
Autor: Lee Lowell
Segunda edição

O que me chamou atenção neste livro é que ele trata de estratégias. Conteúdo que nenhum dos dois anteriores trata.

5 curtidas
1 curtida

Bem, comprei, li e estudei o livro do Lee Lowell

Título: Fique Rico Operando Opções (Estratégias vencedoras dos traders profissionais)
Autor: Lee Lowell
Segunda Edição
250 páginas
Editora Alta Books

O livro está dividido em três partes contendo 13 capítulos.

A primeira parte trata dos fundamentos.
É uma teoria resumida das opções. Algo que o livro do Lauro Araújo, acima, faz em 300 páginas.

Parte 1 - Fundamentos das opções
Capítulo 1 - Tudo se resume a Calls e Puts
Capítulo 2 - Como as opções são precificadas
Capítulo 3 - Volatilidade das opções
Capítulo 4 - Ações versus opções
Capítulo 5 - A venda de opções é a chave para o sucesso

A parte 2 do livro trata das estratégias propriamente ditas. Se o cidadão já domina bem a parte 1 do livro, principalmente o conceito de volatilidade, então poderia começar já na parte 2.
As estratégias apresentadas são cinco:

  1. Compra de calls bem dentro do dinheiro (DITM)
  2. Venda de calls OTM
  3. Venda de puts OTM
  4. Trava de alta e de baixa, no crédito (recebendo algum)
  5. Venda de volatilidade que consiste na compra de um lote de opções um pouco OTM, relativamente grande, e a venda de vários sublotes bem OTM, relativamente pequenos, de tal forma que se fique no crédito (recebendo algum). Essa estratégia ele recomenda só para os experientes.

Parte 2 - As estratégias
Capítlo 6 - Compre todas as ações que deseja pela metade do preço
Capítulo 7 - Sendo pago para comprar sua ação favorita
Capítulo 8 - Travas no crédito: A estratégia campeã
Capítulo 9 - Um dia na vida do Market Maker
Capítulo 10 - Coloque suas ações para trabalhar com a venda coberta
Capítulo 11 - Uma estratégia bônus: venda de volatilidade
Remark: O título do capítulo 6 é meio enganoso, na real você paga metade no começo e o resto no final. Tem um capítulo entremeado nas estratégias que trata da “vida do market maker”.

Parte 3 - Se preparando para o trader
Capítulo 12 - Ferramentas do trade
Capítulo 13 - Corretoras e comissões

Se o interessado não souber nada sobre opções sugiro estudar os três livros que mencionei, este, e dois de um post anterior. Se já sabe alguma coisa pode ficar só nos dois últimos. Se já conhece a teoria bastante bem pode ficar só com este livro. Pode inclusive já começar na Parte 2.
As estratégias que o livro apresenta são muito bem escritas e descritas. Cada capítulo de estratégia varia de, digamos, 20 a 50 páginas.
Daí é só praticar.

6 curtidas

Não é sobre investimentos, mas estava na minha lista de desejos faz um tempo. Crime e Castigo está disponível gratuitamente na versão kindle. Economia de uns R$45.

3 curtidas

Aproveitando o tópico, esse aqui também até hoje ou amanhã se não me engano.

Passa o link

https://www.amazon.com.br/dp/B0916J7ZX7/ref=s9_acsd_hps_bw_c2_x_0_t?pf_rd_m=A3RN7G7QC5MWSZ&pf_rd_s=merchandised-search-3&pf_rd_r=BQ5R4M201DC399EC3X41&pf_rd_t=101&pf_rd_p=f70e9d2b-d3f8-40a6-bc8d-c26d9c7b177e&pf_rd_i=6311441011

1 curtida

Boa tarde, pessoal

Juntei os livros de investimento mais comentados numa biblioteca online, dividindo eles por nível de dificuldade (iniciante, intermediário e avançado) e por tipo de conteúdo (técnico vs mindset).

Coloquei também uma breve descrição em cada um dos livros, tá bem legal de visualizar. O link tá aqui: www.rendimentus.com/biblioteca

Ah, os livros são especialmente focados em longo prazo / análise fundamentalista. Quem quiser pode deixar mais sugestões que eu vou acrescentado. Abraço!

7 curtidas

Muito bom! Parabéns

Legal, parabéns.

Tenho uns 20 destes elencados.
Minha sugestão é: Modern Value Investing do Sven Carlin, comprei no Amazon.

Notei que não tem (ou quase não tem) livros sobre opções.
Minhas sugestões:

  1. Fique rico operando opções do Lee Lowell
  2. Opções do tradicional ao exótico do Lauro Araújo Silva Neto
1 curtida