Livros

Titulo : How I learned to trade like Tom Sosnoff and Tony Battista
Sub-título: Book One: Trade Mechanics
Autor e Editora : Tony Rihan
Copyright 2013
203 páginas

Este livro é uma espécie de manual sobre estratégias usando opções. Pode ser útil para quem quer ter um “dicionário” de estratégias para uma consulta rápida. Como o título indica o autor bebe na fonte lá do pessoal da TastyTrade. Até a página 28 o autor trata de aspectos mais ou menos genéricos sobre ações e opções e a partir da página 29 o autor descreve 29 estratégias com ações/opções. Grosseiramente, e apressadamente, divido essas 29 estratégias da seguinte forma:

1. 10 estratégias iniciais mais simples;
  2. 10 estratégias seguintes de nível intermediário; e
  3. 9 estratégias finais avançadas. Cada estratégia é descrita, em geral, em 4 a 5 páginas, dependendo da estratégia.

A estratégia #23, por exemplo contém:
a) Definition
b) Directional assumption
c) Examples
d) Maximum gain
e) Maximum loss
f) Capital required or buying power reduction
g)Greeks of an unbalanced Iron Condor
h) Trade summary

O livro é constituído por:

Introduction
The goal of book one
The products we trade
Basic trading concepts
Option Greeks
Position sizing & number of trades
Brokerage accounting and option trading

The strategies

Strategy #1 Covered call writing
Strategy #2 Long call
Strategy #3 Long put
Strategy #4 Covered put writing
Strategy #5 Short call
Strategy #6 Short put

Vertical spread

Strategy #7 Long call vertical
Strategy #8 Long put vertical
Strategy #9 Short call vertical
Strategy #10 Short put vertical

Exits
Long calendar spreads

Strategy #11 Long call calendar
Strategy #12 Long put calendar
Strategy #13 Iron Condor
Strategy #14 Butterfly

Diagonal spreads

Strategy #15 ITM call diagonal
Strategy #16 ITM put diagonal
Strategy #17 OTM call diagonal
Strategy #18 OTM put diagonal

Strategy #19 Short stradlle
Strategy #20 Short strangle
Strategy #21 Synthetic long stock
Strategy #22 Synthetic short stock
Strategy #23 Unbalanced Iron Condor
Strategy #24 Skewed Iron Condor
Strategy #25 Skip strike butterfly with calls
Strategy #26 Skip strike butterfly with puts
Strategy #27 (OTM) Double diagonal
Strategy #28 Front spread with calls
Strategy #29 Front spread with puts

Good trade / Bad trade cheat sheet
Conclusion of book one
Trader terminology & trading slang
Glossary of terms

3 curtidas

Gostaria de deixar uma sugestão de livro …
Não lia algo tão bom desde psicologia financeira
RICOS, SÁBIOS E FELIZES - william green

Investidores no livro : bill miller/ monish pabrai/ Guy spier/ Nick sleep e zak / howard marks/ munger e buffet/ eveillard/ mclennan / geritz e alguns outros todas as histórias são fluidas e você não sente o tempo passando lendo…. Caso vcs gostem e
O autor também tem um podcast, mas aí somente em inglês … na verdade um bloco dentro do podcast “ we study billionaires “ que possui o mesmo nome de seu livro - rico,Wiser,happier em inglês

8 curtidas

Pessoal que estiver com pouca grana pra comprar ou procurando algo que não tem mais pra vender ou difícil de importar, aqui é um bom lugar pra começar. O site se chama Z Library, entrando na página inicial , bem a esquerda em cima tem menu LIVROS e ali na busca veja opções filtros e digite Português para filtrar. Depois pode criar conta e obter até 10 livros diários. Achando um livro, na parte inferior já aparecem dezenas de sugestões, tem praticamente tudo. Não é uma biblioteca só de investimentos, tem Filosofia, Psicologia, Medicina, diversas áreas.

https://pt.book4you.org/book/3558187/c4aad4?dsource=recommend

8 curtidas

A última resenha que fiz foi em junho/22, então hoje decidi fazer mais duas na área de opções.

Título: The Unlucky Investor’s Guide to Options Trading
Autor: Julia Spina
Foreword: Tom Sosnoff
Editora: Wiley
Copyright: 2022
206 páginas

Assim que se abre o livro tem a informação que há um co-autor que é o Anton Kulikov.
A autora, Julia Spina, é uma moça bem jovem, pela aparência, e ela e o Kulikov trabalham na empresa fundada pelo Tom Sosnoff & sócios, a TastyWorks. Esta empresa é bem conhecida por suas operações com opções. Eles tem toda uma filosofia e prática de como operar. No YouTube tem, provavelmente, centenas de vídeos deles sob os mais variados temas na área de opções.

Já aviso que este livro é um tanto avançado e o leitor para bem aproveitar necessitará ter alguma experiência com opções e ter conhecimento mínimo de estatística: média, variância, skew e kurtosis.
O livro é escrito de forma bem amigável que o faz parecer simples, mas não se engane.
A autora escolheu como cavalo de batalha a estrutura Strangle. Então, no livro praticamente não se discute outras estruturas, mas esta com profundidade. O livro no geral descreve os métodos da TastyTrade. É um livro recente, ano 2022.
No canal Invest TV do YouTube tem uma entrevista do Davi Almeida com a Julia Spina.

Os capítulos 1 e 2, e o Appendix são destinados a aspectos matemáticos/estatísticos. Os restantes tratam, especificamente, de opções.

1. Introduction: Why trade options?
2. Math and finance preliminaries.
3. Trading short premium.
4. Buying power reduction.
5. Constructing a trade.
6. Managing trades.
7. Basic portfolio management.
8. Advanced portfolio management.
9. Binary events.
10. Conclusion and key takeaways.
Appendix
Glossary
References
Index

4 curtidas

Título: Positional Option Trading
Sub-titulo: An Advanced Guide
Autor: Euan Sinclair
Editora: Wiley
Copyright: 2020
224 páginas

Como o autor já menciona no sub-título este é um livro avançado. E, diferentemente, do livro acima, o da Julia Spina, ele não é escrito para ser simples. É um livro profundo e difícil, foi o que achei. O autor assume que o leitor sabe muito sobre matemática, estatística, mercado de ações e opções. Então, be aware and be cautious.
A ideia básica que o autor desenvolve no livro é que para se fazer dinheiro no mercado de opções o investidor precisa ter uma edge. Bem, edge é como se fosse uma quina aguda do canto de uma mesa. Para nós em português seria melhor a palavra wedge que é cunha. Enfim, o investidor precisa ter uma vantagem quando lança um trade. E em geral essa vantagem tem a ver com volatilidade. Então, o livro trata muito de volatilidade. Ao final de cada capítulo o autor faz um resumo da visão dele sobre o conteúdo desenvolvido.

Os capítulos de 1 a 4 são mais dedicados a aspectos matemáticos e estatísticos. Bem como os Appendixes 1 e 2. O restante dos capítulos são destinados ao objetivo central do livro.

1. Introduction: Trading as a process.
2. The Efficient Market Hypothesis and its limitations.
3. Forecasting volatility
4. The variance premium
5. Finding trades with positive expected value.
6. Volatility positions.
7. Directional option trading.
8. Directional option strategy selection.
9. Trade sizing.
10. Meta Risks.
Appendix 1. Trader’s Adjustments to the BSM Assumptions.
Appendix 2. Statistical rules of thumb.
Appendix 3. Execution.
References
Index

3 curtidas

Sempre tem uma page do livro que se destaca kkk

incrível como o pessoal mente na cara dura !

3 curtidas

Finalizada leitura do livro e vou postar aqui uma das minhas reflexões sobre ele:
Investindo em Ações no Longo Prazo - Jeremy Siegel, 5ª edição

Capítulo 24, pg 376, (parágrafo grifado pelo autor)
“Historicamente, as ações de valor - aquelas com índice P/E mais baixos e rendimento de dividendos mais alto - tem retornos superiores e menor risco do que as ações de crescimento…”

(…parágrafo seguinte)
“O capítulo 12 demonstrou que as ações com índice P/E baixo e alto rendimento de dividendos superaram o mercado nos últimos 50 anos e o fizeram com um risco menor. Um dos motivos desse desempenho superior é que os preços das ações frequentemente são influenciados por fatores que não estão relacionados com seu verdadeiro valor, como liquidez e transações motivadas por impostos, especulação baseada em rumores e compra e venda por parte de traders de momentum. Nessas circunstâncias, as ações que recebem um preço baixo em relação a seus fundamentos tenderão a oferecer aos investidores um perfil de risco e retorno mais adequado.”

Primeiramente deixar claro que P/E, é o Price/Earnings, caso algum forista não saiba, o famoso P/L, Preço / Lucro, indicador antiguíssimo.
Sempre gostei do indicador pelo simples fato de ele fazer muito sentido, e pelo fato também de que o mercado, de forma “automática” (ou não), sempre precificou ativos em desvios padrões próximo das médias mais firmes deste indicador nos últimos 100 anos pelo que vários livros mostram.
Mas sarcasticamente gosto de deixar estes dados e relatos aqui pois já debati com tipo de cara que tem aversão à este indicador, chega ficar nervoso só de ouvir falar kkk, argumentando fervorosamente que é algo da década de 30 e que é completamente ultrapassado, como se fosse um indicador completamente descartável, e ao mesmo tempo como se alguém tomasse as decisões somente olhando ele… é interessante como o ignorante tem sempre muitas certezas !

E falando em sarcasmo, contrariando a galera que curte o “preço não importa” e que o mercado é uma coisa rígida e 100% eficiente, os mesmos que também citam/recomendam o mesmo livro, esqueceram de citar vários trechos deste livro kkk (propositalmente?). Em diversos momentos no livro ele deixa bem claro a ineficência do mercado, sempre citando caminhões de dados para respaldar a argumentação.
Mais uma conclusão, é bom sim ver vídeos da galera do mercado no geral, pegar pontos de vista diferentes e principalmente pegar as referências de livros que nunca tínhamos ouvido falar por outras fontes, mas o essencial, é de fato ler os livros e lá você vê coisas que até mesmo contradizem alguns pontos de vista sobre a mesma leitura de outra pessoa, sei que é meio óbvio isso, mas mesmo assim segue impressionante como a interpretação de cada um pode mudar completamente, e como diz o ditado “quando alguém conta um conto, aumenta um ponto” (ou as vezes omite uns, no caso kkk), outro fato interessante é observar como que vários que acreditam na teoria do mercado eficiente eram traders no passado, que fracassaram definitivamente, oque nos mostra que foram traders em operações radicais, e de certa forma continuam iguais, só que agora do outro lado, radicais do preço-não-importa, incrível isso kkkk com isso podemos perceber o quão fluido e complexo é o mercado, e pessoas rígidas vão sempre se dar mal (não que eu me considere um mestre do mercado, longe disso, mas pelo menos tenho humildade, busco conhecimento, auto-conhecimento constantemente, e meu maior medo é ser, sem perceber, mais um cara de idéias rígidas como estes tantos exemplos que vi).

Boa tarde pessoal !

8 curtidas

Em um post o @tfreitas me sugeriu o livro O mais importante para o invesidor do Howard Marks.
Dei uma olhada nos posts “aí para cima” e encontrei apenas uma referencia ao nome do autor. Deve ter outras referências em outros tópicos, talvez.
Então vou fazer alguns comentários sobre o que achei.
Já tinha visto referências as este livro, mas não dei importância porque o título, para mim, parece coisa de autor de auto ajuda.
Depois da indicação, decidi ler. Comprei o livro e li.
Este livro me lembrou muito o Investidor Inteligente do Graham. A diferença é que este é menor do que aquele, tem menos páginas e de certa forma é mais acessível ao leitor médio.
É como se de certa forma ele resumisse o Investidor Inteligente, adicionasse outros detalhes e escrevesse com seu próprio estilo.
Bem, é um livro sobre value investing e o autor se diz adepto de tal estilo. A maioria ou quase totalidade dos foristas são adeptos do value investing, mas se você não o for o livro será de pouca valia.
Resumidamente, em minha visão, o livro trata de: Guia conceitual resumido sobre value investing.
Sou fã de livros e digo que valeu a pena ter lido o livro, mesmo depois de ter lido mais de 30 outros sobre investimento em ações e opções. Obrigado @tfreitas.
Recomendo a leitura, principalmente, para quem está no primeiro ano de investimento e ainda não leu Benjamin Graham, Pete Lynch, Joel Greenblat, Warren Buffet e assemelhados.

8 curtidas

image

Terminando esse, segunda edição, de 1978,

modo de escrever do autor bem “rebuscado”, faz bastante rodeio pra explicar coisas simples, uma escrita muito “enfeitada”, meio chato de ler, mas basicamente esse cara é tipo um defensor das criptomoedas de 50 anos atrás kkk, se ele fosse vivo hoje, seria ‘bitcoinzeiro’ quase certo kkk

muito interessante essa idéia das livres emissões de diferentes moedas e taxas de juros por bancos, pela auto-regulagem de valor que o próprio mercado às impõe,
esse livro deveria ser reescrito nas mesmas idéias mas usando argumentos mais atuais e com uma escrita mais atual também, de mais fácil leitura

image

4 curtidas

3 curtidas

Bom dia! Alguém tem algum link, drive para baixar livros em PDF?

1 curtida

Procure por zlibrary.

A Lógica do Cisne Negro - Nassim Nicholas Taleb, trecho da pg50:

“Eu estava convencido de que era totalmente incompetente para prever preços de mercado - mas que os outros também eram em geral incompetentes, e não sabiam disso, ou não sabiam que estavam correndo riscos gigantescos. A maioria dos operadores estava apenas ‘catando centavos diante de uma locomotiva’, expondo-se ao evento raro de alto impacto e, ainda assim, dormindo como bebês, inconscientes da situação.”

5 curtidas

A Lógica do Cisne Negro - Nassim Nicholas Taleb, trecho da pg127:

“Se administra uma corporação pública, as coisas estavam ótimas antes de ter acionistas, quando você e seus sócios eram os únicos proprietários, além de capitalistas empreendedores e espertos que compreendiam resultados irregulares e a natureza oscilante da vida econômica. Mas agora há um analista de títulos de 30 anos que pensa lentamente, em uma firma no centro de Manhattan, e que ‘julga’ seus resultados e interpreta-os excessivamente. Ele gosta de recompensas rotineiras, e a última coisa que você pode fornecer são recompensas rotineiras.”

Um trecho que deveria fazer o investidor CPF refletir bem em relação ao ‘establishment’ dos analistas profissionais, alguns gestores de fundos, entre outros, que têm seus interesses de curtíssimo prazo !

2 curtidas

Me fez lembrar de certos jornalistas/analistas econômicos que divulgam matérias que tenho a forte impressão de que são matérias pagas.

3 curtidas

Só contribuindo: essa tradução de “corporação pública” é meio capenga e converte o inglês de forma muito literal. Imagino que o original seja “public corporation”, derivada de “publicly traded corporation” que, em português, seria “empresa listada”. “Empresa pública”, para nós, seria uma estatal, ou “state company”.

4 curtidas

" Observe outra característica da Suíça: trata-se, talvez, do país mais bem sucedido da história, ainda que, tradicionalmente, tenha apresentado um baixo nível de educação universitária em comparação ao restante das nações ricas. Seu sistema, até mesmo no setor bancário (no qual eu trabalhava), está baseado em modelos de aprendizagem, praticamente profissionais, e não nos teóricos. Em outras palavras, na techne (técnicas e capacitação), não na episteme (conhecimento pelos livros, elaboração)."

Antifrágil - Nassim Nicholas Taleb

6 curtidas

Melhores livros de investimento e finanças:

• Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki
  • O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham
  • A Jogada do Século, de Michael Lewis
  • Ações Comuns, Lucros Extraordinários, de Philip Fisher
  • Psicologia Financeira, de Morgan Housel
  • Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker
  • Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman
  • Anti Frágil, de Nassim Nicholas Taleb
  • O Poder do Hábito, de Charles Duhigg
4 curtidas

Sempre coloquei o Security Analysis uma posição abaixo da Bíblia e uma posição acima do Investidor Inteligente na minha biblioteca. Ontem me deparei com uma surpresa que me deixou atônito. Traduziram o Security Analysis, coisa que até tentei fazer no passado em alguns trechos. Minha esposa achou que eu tinha enlouquecido quando afirmava que estavam dando aquele livro de graça naquele preço e olha que na loja ainda estava 100 reais mais caro que na Amazon, onde vi depois. Paguei caro? Só errei o fundo, rs.

https://www.amazon.com.br/Análise-investimentos-Benjamin-Graham/dp/655660075X?dplnkId=d1438310-d654-4860-a1d8-3e09ee58f6ae&nodl=1

4 curtidas

Não sabia, tenho a versão em inglês, o de capa azul, só que aquele papel é uma porcaria. Ótima aquisição. Vou ver se compro o meu.

1 curtida