MDNE3 - Moura Dubeux

Não irá se arrepender. Estimo 200% a 300% em 2 anos. Guarde essa mensagem. Pode me cobrar.

5 curtidas

Printei! Vou querer meu din din de volta hein! kkk… Tava querendo uma do ramo na carteira…sou do Nordeste e andei avaliando e lendo bastante nas últimas semanas…acho q tá no meu perfil de investimento! Blz meu caro…aqui é LP. Vlw

2 curtidas

Acompanho sempre o setorial do BB e para construção civil e eles sempre projetam o maior upside para MDNE3 (14,50 para 2022e) em relação a outras do setor. Óbvio que esses preços alvo são bem questionáveis, mas não duvido nada com uma boa recuperação do mercado a ação chegar nesse preço.

2 curtidas

Eu não sei se vai acontecer em 2 anos, mas pelo que eu olhei, é praticamente impossível não ganhar no mínimo isso no novo ciclo de queda de juros e alta da construção.

Gostei de tudo que vi da Moura. Fiz minha “precificação” miguezenta e mesmo com premissas extremamente negativas ela continuava barata, ainda que a gente ignore que tá sendo negociada a menos da metade do vp.

Eu preciso fazer uma reorganização na carteira para encaixá-la. Tomara que ela me espere. Eu queria mesmo comprar a R$ 5,00. Acho que vou arriscar ver se volta a bater lá, até porque não tenho dinheiro pra comprar o tanto que gostaria no momento.

2 curtidas

que novo ciclo de queda de juros?

Algum dia acontecerá.

3 curtidas

Mercado difícil em 2022. Desempenho setorial não ajuda. Pouco giro e liquidez. Acho investimento de alto risco

Período ótimo pra acumular então…ñ gosto de acumular com ativo batendo máximas.

1 curtida

Pode ser, mas eu acho que ainda cai bem mais

Chegando em 4,20 já começa a ficar menos arriscado. P/vp prox de 0,3

Vdd…chegando lá peso a mão tb

1 curtida

Setorial é menos pior do que parece. Converso sempre com as empresas. Tx de LP (financiamento imobiliário) não deve subir muito mais. Mercado esperando para saber qual o limite de alta da Selic. Só isso. Quando isso estiver claro (acho que será 9%), setor deve voltar.

Porém, mesmo dentro do setor, importante separar as empresas. MD está em uma região diferente. Ok, sofre com juros, mas menos com custos (mão de obra lá é barata) , com concorrência e possui o menor estoque do país. Ao contrário do SE, nunca tiveram um boom imobiliário. Para mim, ano que vem venderão ainda mais do que venderão esse ano.

Sobre o 4t21, conversando com corretores, posso afirmar que as vendas estão em linha com 3t21. Devem lançar uns 1,3bi esse ano, e acima de 1,7bi ano que vem.

5 curtidas

Eu sou de Pernambuco, conversei com corretores e me disseram o contrário: as vendas esfriaram…

E se vc acha que no NE nunca houve um boom imobiliário, está enganado. Veja o caso do bairro de Boa Viagem e praia de Porto de Galinhas, entre outros.

De qualquer forma a empresa está no meu radar, mas vou esperar cair mais, chegando em 4,20 (p/vp prox de 0,3) começa a ficar menos arriscado.

2 curtidas

Honestamente, eu não entendo essa lógica do menos arriscado.

Você pode até dizer que o prêmio de risco fica maior, mas menos arriscado não fica.

a melhor forma de reduzir o risco é comprar barato

De que risco você tá falando?
E barato quanto?

Eu tô perguntando porque eu realmente não entendo o racional. A 0,4x patrimônio não é barato?

Como eu falei, quanto mais barato, melhor a assimetria, maior o prêmio de risco. Tudo bem. Mas por que 0,3x patrimônio e não 0,2x?

1 curtida

Ah entendi a dúvida. Isso é só um crivo subjetivo meu, com base na minha experiência de ações que comprei para turnaround. Por exemplo, como fiz com EMBR3 quando estava p/vp abaixo de 0,3.
Acho importante ter um critério simples e quantitativo para não ficar perdendo tempo decidindo se compra ou não compra. E assim posso focar na minha atividade principal que gera o contracheque.
Assim como a EMBR, eu considero a MDNE uma boa empresa com bons projetos, só acho que ainda não está barata o suficiente para eu comprar. Sou conservador.

3 curtidas

Ah sim, agora entendi.

Sou sempre a favor de seguir estratégias simples.

1 curtida

Acho fantástica a estratégia de buscar informações da economia real, como você fez. Talvez o maior trade que fiz na vida, que mudou meu patamar financeiro, foi com Trisul: além de estudar a fundo a empresa, conversar com RI, ir em Apimecs, fiz amizade com corretores e antecipei uma bela alta (isso foi final de 2018). Estava tão convicto que passei de 50% de posição e mais que tripliquei meu investimento.

Porém, o Nordeste é diferente de SP, pois é muito amplo. Não necessariamente a visão de um corretor de Recife reflita a realidade de toda região. O que posso te afirmar é que Outubro e Novembro foram meses fortes comercialmente. Houve um lançamento com percentual de vendas altíssimo. Em Janeiro, a companhia divulgará as prévias comerciais, onde acredito que teremos um VSO apontando para mais um ótimo patamar, bem acima da média das incorporadoras de SP.

Falando sobre boom imobiliário, faça um estudo sobre o VSO histórico dos últimos 10 anos em São Paulo e Nordeste (Nordeste todo, não apenas Porto de Galinhas ou determinados bairros). Você perceberá que a diferença de VSO entre eles é gritante. Atualmente, Nordeste é a região do Brasil com menor estoque (isso não é opinião, é um dado objetivo, que mostra imóveis a venda em relação à média de vendas). Tem um estudo da Brain que mostra muito desses dados, vou compartilhar algumas informações objetivas (Nordeste):

Unidades vendidas (UDM): 3t21: 38,6k / 3t20: 29,1k / 3t19: 22,4k 3t18: 26,8k (maiores crescimentos vindos de Natal e Maceió)

Oferta Final de 30,6k unidades sobre 142,4k lançados (21,5%), sendo João Pessoa e Recife os menores percentuais e Maceió e São Luís os maiores (nessa apresentação tão tem o comparativo com outras regiões, mas já vi em outra que Nordeste é disparada a mais baixa em estoques)

Caso queira se aprofundar ainda mais, segue abaixo uma entrevista recente com CEOs de várias incorporadoras do Nordeste, promovida pela própria Brain:

4 curtidas

Tô aqui ouvindo já. Aqui em Salvador todo dia tem um prédio novo subindo. O CEO da Moura comentou que a aqui não vende mais por falta de estoque. As empresas não estão atendendo a demanda da região.

2 curtidas