Melhor corretora para investir na bolsa?

Troquei a Modal pela NuInvest ano passado e não tenho arrependimentos.

Alguém aí que opera na clear recebeu e-mail sobre migração com benefícios pra xp ? Recebi aqui , mas fiquei na dúvida se manteria a corretagem zero , já q a migração eh com os mesmos benéficos que a clear oferece

1 curtida

Recebi um e-mail assim, não sei se foi o mesmo que vc receveu… mas como reparei no " * " ao lado do aviso dos benefícios, fui conferir no final do e-mail e estava escrito:

" *Isenção válida por 6 meses para todo o segmento Bovespa. "

Então prefiro ficar na clear mesmo.

2 curtidas

Atualmente tenho usado o BTG
Disparada a melhor, ate hoje, seja em questão de aplicativo, assessoria, estabilidade…
E, se negociar cm o AII, ainda consegue corretagem grátis.

2 curtidas

Nao tinha visto esse pequeno detalhe . Sacanagem botarem isso de forma qSe imperceptível.

2 curtidas

Alguem ai tem conta da Ion? Vale a pena? Eu tenho conta no Itau e to pensando em abrir mao das minhas outras contas e focar na Ion.

1 curtida

Nao sei como anda hoje, mas tinha poucas funçoes quando usei

Acredito que depende do tipo de serviço que busca. Se é uma pessoa que gosta de operar sozinha e ativos de bolsa a Clear serve, “sem custo”. Se for buscar outras classes de ativos como Renda Fixa e Fundos a Rico serve.

Agora para serviços mais completos e assessoria gosto da XP, inclusive foi eleita pela 5º vez como a melhor assessoria, mas sabemos que são casos e casos e tudo depende do profissional com quem se relaciona.

Exterior a Avenue é uma boa opção principalmente pelo suporte prestado e os informes para IR, maior quantidade de ativos com relação a ETFs, Bonds e Treasuries.

2 curtidas

Só vim dar um toque:
hoje notei uma operação de BTC (aluguel de ações) no meu extrato da Rico. Depois de pesquisar, vi que tinha recebido email em 15/5 alertando sobre uma alteração contratual, na qual a Rico teria a liberdade de alugar as ações do cliente se este não se pronunciasse em contrário. A coisa é absurda por si só, mas o fato é que eu não li a alteração e minhas ações foram alugadas sem meu consentimento expresso. É possível que isso esteja em vigor em toda a “rede”, incluindo XP, Rico e Clear. Quem não quiser que as ações fiquem disponíveis pra aluguel precisa cancelar o “serviço” que nunca foi solicitado.

5 curtidas

Obrigado por avisar. Vou verificar na minha conta na Rico.

Lendo o contrato, foi informado que o cancelamento do serviço pode ser realizado na plataforma web ou no app. Alguém localizou no app a possibilidade de cancelamento?

No App não tentei.
Na Web, cancelei em Menu Principal > Investimentos > Aluguel de Ações e FIIs > Conhecer Custódia Remunerada > Nesta página tem a opção de cancelar.

O caminho do menu é bem confuso, pois a opção de cancelar está dentro de “Conhecer Custódia Remunerada”. Nota zero pro designer de interface.

Rico 1

1 curtida

Eu não vejo problema com isso. O aluguel de ações só tem benefícios, para quem opera a longo prazo. Alugam-se as ações para quem realiza operações de venda a descoberto e você é remunerado em 70% (pelo menos na XP) da taxa de aluguel cobrado ao tomador.

O risco de inadimplência da parte “tomadora” é inexistente porque a B3 atua como contraparte central da operação e exige uma garantia, num eventual calote ela pode executar essa garantia para pagar o Investidor “doador”.

O único problema para quem aluga é que não consegue vender o ativo doado antes de encerrar o contrato, na XP esse contrato é encerrado automaticamente quando acontece o envio da ordem de venda e o prazo é de D+4. Como a venda é executada em D+2 a XP aluga para você esses dois dias e reembolsa os custos ao cliente.

Eu sempre alugo minhas ações :wink:

Não entendi essa parte: você paga o custo do aluguel nos 2 dias? (ou você paga e a XP reembolsa, gerando um custo 0 ?)

Já li que há um pequeno risco da ação disparar e você não receber de volta (receber de volta a garantia em dinheiro, que não daria para comprar a mesma quantidade de ações (pois ela disparou)): Reddit - Dive into anything

1 curtida

@cash Aproveito a oportunidade para te perguntar em relação ao imposto de renda. A dificuldade adicional é muita ou não?
Por favor, elabore a respeito.
Eu mais compro ações do que vendo, em princípio poderia ter interesse em alugar algumas, mas sempre fui deixando para estudar o assunto em outro dia e foi passando. Agora pode ser a hora.

O lance que me incomoda não é o fato de ser bom ou não.
É terem feito isso à revelia do cliente, sem consentimento expresso.
Eu, por exemplo, não quero ficar tomado numa ação que tenho só porque ela está alugada no momento que eu quiser vendê-la.
Pra quem gosta OK, mas garanto que muita gente nem sabe que essa função está ativada. Pros mais leigos inclusive, pode gerar até algum esquecimento no imposto de renda.
Enfim, só quis avisar.

8 curtidas

@salles Achei pertinente sua dúvida e realmente nesse caso não tenho certeza do processo. Contudo, entendo um pouco das garantias e numa potencial disparada do ativo as garantias crescem proporcionalmente ao risco da operação do “tomador” até margem máxima aceita. O que não sei é se a devolução seria em ativos ou financeiro. Mas é um risco bem baixo, no pior dos cenários você demora um pouco mais pra receber o ativo.

1 curtida

Paga e depois é reembolsado.

Não há dificuldade nenhuma. Se todas ações fossem alugadas 100% do tempo o IR iria ficar até mais fácil do que se não alugasse.

Precisa declarar apenas:

• Ganhos com alguel (apenas o total do ano) → isso é um valor que tem no site da B3 e é só pegar
  • Dividendos e JCPs recebeidos da B3 enquanto ações estavam alugadas → também tem no site da B3 (lançamos apenas o valor TOTAL – não precisa declarar separadamente o dividendo/jcp de cada empresa → se alguma ação sua pagou dividendo/jcp apenas enquanto estava alugada isso deixa a declaração mais fácil, já que quando não estão alugadas os dividendos devem ser lançados separadamente para cada ação.

Por exemplo, se você tem duas ações A e B que pagaram 100 reais de dividendos.

Se não estavam alugadas:

• Tem que lançcar 100 reais de A e 100 reais de B na aba rendimentos do IR (essa informação vem do informe de ações).

Se estavam alugadas e esse aluguel rendeu 5 reais para cada uma das duas ações:

• Lança os 10 reais como rendimento de renda fixa (esse valor você acha no site da B3).
  • Lança 200 reais de reembolso de dividendos da B3 na aba de rendimentos (esse valor você encontra no site da B3). Nos informes de ações não vão vir os 100 reais de A e os 100 reais de B (pois as ações não estavam com você – estavam alugadas).
1 curtida