Quanto ao IR não, o IR é cobrado na fonte só teria que declarar.
"O rendimento obtido com o aluguel é considerado de renda fixa, logo ele obedece a tabela regressiva de IR e é recolhido na fonte pela própria corretora. As alíquotas aplicadas são:
Até 180 dias — 22,5 por cento.
De 181 a 360 dias — 20 por cento.
De 361 a 720 dias — 17,5 por cento.
Acima de 720 dias — 15 por cento.
Você precisa apenas declarar em seu imposto de renda anual o rendimento com aluguel de ações no campo “Outros” de “Tributação Exclusiva/Definitiva”, assim como o repasse dos dividendos e JCP, no campo “Outros” de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”."
Tenho o mesmo problema, descobri ontem a alteração e execução de 4 operações nas minhas ações sem meu expresso consentimento. Não ativei a custódia remunerada e, o mais incrível é que, caso tente cancelar a custódia remunerada, ele fala que não posso pois este produto não está adequado ao meu perfil.
Quanto ao aluguel de ações, não sou a favor. Primeiro que esse produto é só pra gerar retorno para corretora, com 50% do valor do aluguel ficando com ela e outros 25% com o leão, segundo que por muitas vezes quando você quer vender, não está com a ação e precisa tentar cancelar o contrato, terceiro, e o mais importante, você perde o exercício de voto enquanto as ações estão alugadas. Se a intenção é ser sócio da empresa, porque você perderia justamente o principal direito que ganha? Quarto que perco direitos de subscrição. Só isso, se acontecer, já me dá um prejú enorme. Quinto que dependendo das especificidades da distribuição de dividendos, até isso você perde (apesar de raro essa situação).
Muito obrigado pelo aviso!
Absurda a atitude da corretora.
Administro duas contas na Rico (minha e da minha filha). Vou verificar se o serviço foi ativado quando chegar em casa.
Aconteceu a mesma coisa comigo. Ao migrar minha conta da Rico para a XP, “automaticamente” ativaram o serviço de aluguel (BTC) sem o meu consentimento.
Tive que fazer o mesmo procedimento do colega e cancelar pelo site depois que vi os lançamentos de aluguel no meu extrato.
Quanto ao imposto de renda, o valor do aluguel e os dividendos/JCP não são discriminados no informe de rendimentos da própria corretora? Temos que ir atrás do informe no site da B3 mesmo?
Abrindo uma reclamação e cancelando a contratação. Como nota, o site deles não está possibilitando o cancelamento, apenas pelo APP e você precisa ficar tentando, pois diversas vezes recebi erro.
Com relação às taxas das corretoras ao doador para o serviço de custódia remunerada, constatei diferenças entre as corretoras:
RICO - 50%
XP - 30%
ÓRAMA - 35%
Pessoal reclamando tanto da RICO quanto da XP sobre esse aluguel automático das ações , mas na clear não vejo isso acontecer e a clear tb pertence a XP. Pq será
Eu estava na Rico quando a XP assumiu o controle.
Nominalmente, eu ainda continuo na Rico, mas as minhas ordens aparecem como XP.
Não me chamaram para nada, nem me avisaram de nada.