Estava procurando aqui aquele meme da casa para o dono, para o corretor, para o banco e para o comprador. Vocês não tem a menor ideia de quão pouco ganha o assessor, é muito pequena a quantidade que ganha um fixo (geralmente na linha de teleatendimento e carteira “padrão”). Quem ganha comissão divide 50% com a corretora, depois 50% com o escritório e por fim 20% com o governo. No final da contas 1/5 do que o cliente “pagou” é a remuneração do assessor.
Nessa proporção, um assessor que trabalhe razoavelmente bem o cliente gera para o escritório 0,60% POR ANO, e recebe 0,24%. Aquele que pega pesado, chega a 0,80%/1,00% e de líquido 0,32/0,40% (Anuais). Investimento gera pouca receita, o que eleva o rendimento é cross-sell (seguro, câmbio, consórcio…)
Então imagine que seu assessor recebe 0,02% do seu patrimônio por mês. Compare com o quanto você paga para ter um personal na academia, numa ida a um restaurante ou em cerveja no mês.
Hoje… isso mesmo, sábado… abriram minha segunda conta na XP.
Mandaram todos os dados de acesso por e-mail com senhas provisórias válidas por 48h.
Foi fácil criar o segundo usuário no APP e acessei tudo de boa, tanto no APP quanto no site.
O chato é que agora tenho 2 contas, 2 usuários, 2 senhas, 2 assinaturas eletrônicas e 2 tokens.
Os dados cadastrais, aqueles vinculados ao CPF, são comuns entre as contas, inclusive a lista de contas para transferências.
Agora é esperar migrarem o que tenho na MODAL pra lá.
Minha saga começou, vou contar em tempo real.
Recebi e-mail do assessor, informando que a conta foi migrada para a XP e que já me mandaram as credenciais por e-mail.
Entrei na Modal e já está tudo zerado.
Mas as credenciais não chegaram por e-mail. Vou ter que ligar lá.
Já começou errado.
Que zona…
Os primeiros e-mails vieram em nome da Modal, confere aí. Porque vem vários e-mails antes da migração da custódia.
Abriram uma segunda conta né?
No meu caso abriram a segunda conta na XP, mas nada ainda de mover os ativos da MODAL.
Consegui recuperar a senha.
Os ativos estão na XP, tudo OK. Já tinha conferdio no site da B3.
Tinha um dividendo pra cair na segunda, já caiu na XP.
O dinheiro na conta também já foi transferido para a XP.
Amanhã vou testar e ver como ficou a corretagem.
Sim, duas contas.
Vou pensar no que fazer. Na outra só tem fundos .
Na Modal, eu só tinha renda variável.
Originalmente, queria ter migrado pra Rico. Não tem sentido ficar pagando corretagem quando até o Itau zerou as dele.
Tá uma zona “issae”…
Eu recebi os dados pra acesso antes da migração. Mas achei bom, porque essa parte eu já adiantei.
Ontem gastei um tempo tentando descobrir quando iam migrar a custódia dos ativos:
No chat da Modal falaram que demora um pouco, mas que eu tinha que ver com a XP.
No Twitter da XP (que foram bem rápidos em responder e solícitos) disseram que já tinha ido. Aí falei que não. Me pediram print. Mandei do Tesouro e da B3 e falaram que iam verificar.
No Zap da XP, que demora uma eternidade pra responderem, me falaram que esse final de semana migra tudo.
Agora é esperar pra ver se vai mesmo.
Como segunda é feriado, creio que só vou conseguir conferir na terça.
Fui abordado por um assessor em junho ou julho sobre o assunto. Aí no começo de Outubro comecei a receber os primeiros e-mails oficiais. E agora, quase 2 meses depois, foi tudo concluído.
@corvo
Eu passei minha conta nova para a mesma assessoria da conta antiga e a assessora vai fazer a “fusão” (passar o que está custodiado na nova pra antiga). Creio que até o final da semana que vem isso estará resolvido.
Aí devo segurar a conta nova por mais uns meses pra ter certeza que não vai cair nenhum dividendo e poder ter os dados para a declaração do IR do ano que vem.
Vou te contar um segredo:
Supondo que você queira transferir para suas outras contas do grupo (XP, Rico), dá uma olhada aqui:
Produtos > Portabilidade de Investimentos > Solicitação de saída
Dá pra fazer a transferência de todos os ativos, direto pelo site, sem precisar preencher documento e ir no cartório. Mas acho que só rola se for entre contas do grupo XP.
Eu vi que tinha essa opção, mas achei que tinha que preencher STVM e talz… aí pedi pra assessoria fazer pra mim (já que eles disseram que fazem de boa).
Agora vou ter que esperar a própria XP responder o chamado da assessoria pra entender o que aconteceu.
Pelo visto vou passar o final de semana agoniado com isso aí e só vou conseguir resolver na semana que vem.
A assessora da xp disse que não vai conseguir manter as mesmas taxas de corretagem da modal,sendo assim estou partindo.
Eu gosto de lançar opções para melhorar a rentabilidade da carteira, terei que pesquisar qual corretora tem as melhores taxas.
Algum dos amigos tem alguma sugestão? no c6 bank da pra lançar opções?
Obrigado desde já.